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Vazamento de óleo: o que causa, como identificar e resolver o problema

Quer tirar suas dúvidas sobre vazamento de óleo? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que causa, como resolver e muito mais sobre esse problema.

Óleo no chão da garagem é mais um daqueles problemas rotineiros com o carro e que, certamente, podem dar uma dor de cabeça imensa. Pode parecer pequeno e até passar despercebido em alguns casos, mas, o quanto antes for percebido e ajustado, melhor e menos probabilidade de danos acontecerem com o carro.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre esse problema.

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Como identificar o vazamento de óleo

Identificar um carro vazando óleo é uma das verificações mais simples e que os motoristas costumam perceber o vazamento de óleo é ao tirar o carro da vaga e notar uma mancha escurecida. Até aí fica fácil, mas, em muitos casos, o mais complicado é saber de onde está vindo o vazamento.

A falta de manutenção é um dos grandes causadores, afinal, um veículo precisa passar por revisões constantes e sempre fazer a troca de óleo no momento certo. É importante ressaltar que diversos acontecimentos e algumas partes do motor podem causar o vazamento. As mais comuns são o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problemas no cárter.

Não tenha medo ao encontrar uma mancha de óleo no chão e nem precisa ir correndo atrás de uma lanterna para ver se acha algum tipo de vazamento instantaneamente. O problema pode ser verificado de outras formas, até mesmo pela coloração do líquido. Ele pode indicar muitas partes do carro e otimizar o processo.

Normalmente, são seis fluídos que envolvem esse tipo de vazamento de óleo. Abaixo falamos mais sobre cada um deles para facilitar a identificação.

1. Vazamento de óleo marrom claro ou preto

Esse tipo de vazamento de óleo é um dos mais comuns de serem identificados, pois se trata do líquido lubrificante que é utilizado dentro do motor. É bem fácil de detectar, pois é uma coloração âmbar que varia entre o marrom claro e o preto. Caso o problema seja um pequeno gotejamento, não se preocupe, pois, com tantas juntas e vedações, é normal escapar uma ou outra gotinha.

Mas, caso o gotejamento se intensifique ou permaneça por um período de dias maior, é bom levar até o seu mecânico de confiança fazer uma verificação e apontar quais são as razões do vazamento de óleo. Há um período certo para fazer a troca de óleo.

2. Vazamento de  avermelhado e fino ou grosso e marrom

Esse vazamento de óleo pode se assemelhar ao do motor, mas, com um pouco de atenção é possível identificar facilmente as diferenças.  Ele é um pouco mais espesso e encontrado, geralmente, no centro do carro. Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta.

Se você possui um veículo com transmissão automática ou que utiliza algum tipo de eixo cardam, fique atento a esse tipo de vazamento. Outra maneira de notar se o fluído da transmissão automática está vazando é notar trancos repentinos nas trocas de marchas ou mesmo uma sensação de que o câmbio está “patinando”.

Este tipo de vazamento que está ligado diretamente à direção do carro. Como o líquido é bem semelhante e, às vezes, até mesmo idêntico ao usado na transmissão do seu carro, atente-se a outros pontos para fazer a diferenciação. Como dissemos no tópico acima, o vazamento de óleo mais centralizado é uma boa aposta da transmissão, mas, se estiver um pouco mais para frente, significa algum problema com a direção hidráulica.

Esse vazamento pode prejudicar a mobilidade do volante, causando até acidentes, pois o motorista está acostumado com uma direção mais maleável e fácil de guiar e com o vazamento ia dirigibilidade é prejudicada  diretamente.

4. Vazamento de óleo transparente até marrom e bastante escorregadio

Esse tipo de vazamento é de suma importância, pois mexe diretamente com a segurança do carro. Se notar algum líquido próximo a isso, pode significar o vazamento de fluído de freio. É um tipo de líquido que parece óleo mineral, mas que, com o tempo, pode ficar marrom devido ao motor.

É importante verificar a viscosidade desse óleo, pois ele é mais escorregadio que o de motor. Um simples exame pode ser feito com a ponta dos dedos no fluído que vazou no chão da garagem: quanto mais escorregadio nos dedos, maior a probabilidade de ser o óleo de freio. Ao perceber esse tipo de vazamento, encare esse problema com imediatismo e tente resolver o quanto antes.

5. Vazamento de óleo amarelo, verde ou rosa pegajoso

É um sinal de problema com o líquido de arrefecimento. A identificação desse vazamento, apesar de não ser de óleo, é muito importante e também muito mais simples: se estiver colorido, é o líquido de arrefecimento, sem dúvidas.

Carros mais velhos podem enviar um “alerta” de que o reservatório precisa ser completado por meio desses vazamentos. Isso acontece quando o motor fica quente.

6. Vazamento de óleo claro, bem fino, semelhante com água

Ao notar uma mancha de líquido clara, transparente, do lado do passageiro, não precisa entrar em pânico. Mas, esse vazamento de “óleo” tem que ser idêntico ao que descrevemos aqui.

Esse vazamento, na verdade, é apenas água. É uma condensação que se acumula do ar condicionado quando está soltando o ar frio. Isso faz com que as poças se espalhem e criem essa sensação de vazamento de óleo. Não é um problema, mas é preciso ficar de olho. Aumente a durabilidade do ar condicionado com essas dicas aqui.

Quanto custa para arrumar vazamento de óleo

vazamento de óleo

O valor para arrumar um vazamento de olho varia de acordo com a causa do vazamento e com o modelo do veículo. A manutenção pode ir de uma simples lavagem do motor que pode custar entre R$ 100,00 e R$ 400,00, até problemas mais complexos como retifica de motor que, segundo levantamento feito pelo portal Gazeta do Povo, pode chegar a custar R$ 8 mil reais.

Manutenção evita problemas maiores no carro

Não é incomum ver pessoas deixando esse problema de lado por considerá-lo banal ou algo que vai parar, assim, repentinamente. Mas, não é assim que um vazamento de óleo deve ser tratado. Assim que notar qualquer indício desse problema, resolva-o o quanto antes. Um motor que não está sendo lubrificado, por exemplo, pode fundir e gerar gastos muito maiores que um simples reparo.

Além disso, outros tipos de vazamento podem interferir diretamente na segurança do veículo, como o fluído de direção e o fluído de freio. A importância de um carro rodando com segurança é óbvia, por isso faça a manutenção o mais rápido possível.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais e ensine todos os seus amigos a identificarem facilmente esse problema!

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Comentários

  1. muita boa as dicas gostei otimo vo utilizalas a manha no meu veiculo que esta com vazamento e tentar resolver meu ploblema ok boa noite meu nome e almir campo grande ms

  2. Vivo em san Diego Ca. Me ajudou bastante porque aqui na California eles aproveita enganar quando sao mulheres e nao entende nada de carro. Meu carro é mazda esta vazando. E nao parece bom. Vou fazer troca de óleo.

    1. Oi, Patricia, como vai? Ficamos imensamente felizes ao ler a sua mensagem. Que bom que podemos ajudar de alguma forma. Conte sempre com a gente para lhe oferecer dicas. 🙂

  3. Olá boa tarde,
    Gostei das dicas, meu carro é um Palio 2001, e está com vazamento cor marron clara, e fininha, o que deve ser, já que a seis meses refiz o cabeçote, juntas, e muitas outras peças, o que deve ser? Preciso da ajuda de vocês, para ir ao mecânico com mais confiança e conhecimento, desde já agradeço.

    1. Olá, Fernando, como vai? O vazamento de óleo é um problema que tem de ser tratado com um mecânico, esse vazamento pode ocasionar na falta de lubrificação do motor e fundi-lo causando maiores custos de manutenção.

  4. Meu carro estava na faixa mínima naquela vareta de óleo do motor… Não tava vazando nada… Pedi meu filho pra ver isso… caso precisasse completar… ele disse que o cara do posto acrescentou o que faltava… Danou tudo!!! Agora, tá vazando direto embaixo dele na frente, do lado do motorista … o que pode ser isso?Desde já agradeço!

    1. Ola, Julio, como vai? Você pode seguir as nossas recomendações citadas no texto, assim se o problema ainda não for identificado e resolvido, uma análise de um mecânico é o mais indicado.

  5. Bom dia .
    Tenho um polo 2008 e ele está vazando muito óleo na parte debaixo já olhei o óleo do motor e está ok o óleo hidráulico e também o que pode ser e ele vazou muito óleo então deixei ele parado e só funciono ele as vezes pois estou desempregado e só estou fazendo bicos agora que vou mandar arrumar dia 15 do mês que vem por favor o que pode ser

    1. Olá, Luis, como vai? O vazamento pode ser causado por muitos fatores, primeiro é necessário identificar a origem, assim o mecânico saberá o que precisa ser trocado para acabar com o vazamento.

  6. boa noite , estive com problema com a empilhadeira toyopta com mecanica de opala, 4cil. primeiro não dava queima de combustivel , de tanto fusar colocamos os cabos de velas nas posições corretas e começamos a ter esxplosão , dai foi só acertar o ponto, a interrogação permaneceu , pouis ela foi desligada e no dia seguinte sem mexer em nada somente tentando dar partida e nada de funcionar, as faiscas perfeitqas até as velas e nada de explodir , mas foi se fusando aqui ali, , conseguimos o funcionamento , deichamos ele um tempo funcionando e reparamos a poça de oleo que se estendeu embaixo da empilhadeira, ao verificar o nivel de oleo do motor estava sem oleo , soltou tudo embaixo da empilhadeira , o que devo fazer tem uma ideia de onde saiu esse oleo todo? amanha vou verificar, gostaria de saber o que causou esse vazamento

    1. Olá, Erich, como vai? Você precisa levar o automóvel em um mecânico e solicitar uma verificação nas partes de óleo, como reservatório, mangueira, etc. E não se esqueça de explicar ao mecânico em quais partes do automóvel você mexeu anteriormente.

  7. Olá boa noite tenho um gol G5 2010/11 de uns tempos pra cá quando passo macha ele dá uns estalos quando ando por muito tempo vejo uns pingos de óleo aparentando ser da caixa …pq verificado ole do moto está ok…o quê poderá ser.

  8. Tenho um fiesta 98 motor zetec afogou fui dar partida nao pega fui verificar correia dentada bamba e com oleo grosso e bem escuro e tensionador a causa porque cada mecanico fla uma coisa

    1. Madelon, como vai? Normalize a situação da correia, caso não resolva, você deve seguir as recomendações do mecânico.

  9. Bom dia olha tenho um Corsa 97 e outro dia deu um estralo no câmbio após fica ruim de trocar para Segunda marcha ou ré e tem óleo por cima do motor pode ser tbm?

  10. Boa tarde gostei das informações mecanicas. Mais tenho duvidas sobre o meu carro.
    Meu carro é toyota harrier 2.1 e quando ando aos 120km/h pra frente noto que reduz a quantidade de oleo do motor mais se ando 120km/h pra traz nao reduz a quantidade do oleo ele mantem no nivel.
    O que será?

    1. Arafat, como vai? Recomendamos que verifique os itens que apontamos em nosso texto, se não encontrar nenhum problema, peça uma verificação mais detalhada para um mecânico.

  11. meu carro ta vasando oleo por traz do motor nao cai no chao e preto grosso e com uma zoada que faz reque reque reque parece que ta rocando alguma coisa e um logan 2009 2010 o que pode ser troquei o oleo faz pouco tempo.me ajude.

  12. Gostei muito das dicas, só não entendi porquê escolheram uma máquina como o Mondeo (tenho um, ano 97 kkkk) pra colocar na capa da matéria 😉

  13. Boa tarde!
    O meu carro é uma parati ano 2002, e ultimamente percebi q tapete do lado do motorista na parte onde fica os pedais estão com óleo. Nesse caso seria o óleo do freio, ou outro item?

    1. Vivian, tudo bem? Indicamos que você veja a coloração do óleo, dessa forma é mais fácil identificar. Aí você pode fazer um comparativo com os que colocamos no texto.

  14. Eu queria saber a diferença entre o óleo vazando e qdo o óleo esta queimando, porq eu tenho um problema no meu carro e ja levei em um moço que trocou aquelas correias do motor, no entanto, fiz a troca de óleo depois do serviço feito, a troca foi feita 13/10 e sendo hoje 16/11 notei que o óleo esta abaixo do primeira marca da vareta quase seco, agora estou muito preocupada com isso, se vazamento ou se queima de óleo que seria ter que mexer no motor.

    1. Lucilaine, tudo bem? O vazamento é possível perceber por manchas no piso, por exemplo, ou por evidências que citamos no texto. No entanto, se o seu carro estiver queimando óleo (você pode evidenciar isso por fumaças que o carro esteja soltando), é importante levar para que um especialista identifique o problema.

    1. Oi, Matheus, tudo bem? Em médio, o custo para o reparo e troca do fluido gira em torno de R$400, mas também depende do modelo do carro e do tamanho do problema.

  15. Boa noite estou super nervosa tentei entender o que disseram porém e assim meu carro estava ok vazamento marrom claro hj preteou e está forjando posso continuar usando o carro por 12 horas diárias até o mecânico ver na segunda ?

    1. Gisele, tudo bem? O indicado é que você não use o seu carro antes de verificar esse vazamento. Qualquer tipo de vazamento pode ser perigoso para a sua segurança.

  16. olá…quero ajuda. Meu carro…um Fiesta 2014 está com vazamento de um óleo avermelhado e mais fino. vazou umas 2 colheres de sopa…aproximadamente. O que pode ser??? Devo rodar ainda uns 80 km….sem parada de posto.

    1. Oi, Antonia, tudo bem? Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta. É importante parar o quanto antes para ajustar esse vazamento.

  17. Bom dia, eu tenho um logan 2015 1.6 8v, e estar com um vazamento que não consigo acertar, e estar me dando uma dor cabeça enorme, este vazamento e entre o motor e caixa de marcha, já troquei o retentor do volante motor por duas vezes (retentor sabó) e continuou vazando e por ultimo comprei um original da renault , que não foi nada barato, troquei também a junta do carter.
    Diante mão, nada foi resolvido, o vazamento e bem pouco, me ajudar !!!!

    1. Kleber, tudo bem? Primeiramente, precisamos saber qual é a coloração do vazamento de óleo para ajudarmos. Assim, podemos dar algum tipo de indicação.

  18. Tenho um Golf 1.6 ano 2000, comprei ele há uns 30 dias. Hj chegando no shopping o carro deu um tranco, tipo qdo a marcha sai da posição e cai em ponto morto, Ao estacionar aconteceu pela segunda vez. Ao trocar de vaga por uma mais próxima do elevador de compras, vi que tinha vazado bastante óleo do carro e continuava pingando. EStacionei em outra vaga e ao sair o carro ligava, mas ao engatar a ré, perdia a força e dava um tranco. Tentei tirar empurrando em ponto morto, mas o carro parecia engrenado. Aí tentei engrenar a primeira e o carro fazia a mesma coisa, saia e dava um tranco, impedindo de andar. Alguém pode me dizer qual é o problema? Caixa, embreagem ou motor???

    1. Marcelo, tudo bem? Parece ser um problema com a caixa de câmbio. O fato de estar vazando óleo é um forte indício de que esteá com problemas mais sérios e indicamos que você o leve o quanto antes em um especialista.

  19. Boa tarde!
    Meu carro é honda fit 2004/2005 câmbio automático cvt, e está com vazamento de óleo bem no centro na parte da frente, já há alguns meses, óleo tem coloração marrom escura. O que acha que deve ser?

    1. Eliane, tudo bem? Esse tipo de vazamento de óleo é um dos mais comuns de serem identificados, pois se trata do líquido lubrificante que é utilizado dentro do motor. É bem fácil de detectar, pois é uma coloração âmbar que varia entre o marrom claro e o preto. Caso o problema seja um pequeno gotejamento, não se preocupe, pois, com tantas juntas e vedações, é normal escapar uma ou outra gotinha.Mas, caso o gotejamento se intensifique ou permaneça por um período de dias maior, é bom levar até o seu mecânico de confiança fazer uma verificação e apontar quais são as razões do vazamento de óleo. Esse vazamento de óleo pode se assemelhar ao do motor, mas, com um pouco de atenção é possível identificar facilmente as diferenças.  Ele é um pouco mais espesso e encontrado, geralmente, no centro do carro. Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta.Se você possui um veículo com transmissão automática ou que utiliza algum tipo de eixo cardam, fique atento a esse tipo de vazamento.

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