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Como calibrar os pneus corretamente e dirigir em segurança

Quer aprender como calibrar o pneu corretamente? Então você está no lugar certo! Aprenda como fazer a calibragem do pneu e dirigir em segurança. Esse é um dos principais danos pelos quais os carros passam e as pessoas nem se dão conta. Andar com o pneu descalibrado pode acarretar em diversos problemas, como a facilidade […]

7 minutos

Icaro Souza

De Icaro Souza

Como calibrar os pneus corretamente e dirigir em segurança

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Quer aprender como calibrar o pneu corretamente? Então você está no lugar certo! Aprenda como fazer a calibragem do pneu e dirigir em segurança.

Esse é um dos principais danos pelos quais os carros passam e as pessoas nem se dão conta. Andar com o pneu descalibrado pode acarretar em diversos problemas, como a facilidade em furar, desalinhamento do carro, mudança de direção sem que o motorista perceba, por conta do desalinhamento, perda de estabilidade e aumento da distância de frenagem. Isso ainda pode oferecer problemas mecânicos de forma geral para o carro.

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Além de todos esses pontos negativos, andar com os pneus com calibragem incorreta aumenta o consumo de combustível, podendo gerar uma despesa extra de até R$600/ano.

Portanto, atente-se e faça esse procedimento toda semana – e não, calibrar os pneus toda semana não é demais. Se o tempo estiver curto, o indicado seria, pelo menos, de 15 em 15 dias.

Como saber se o pneu está calibrado?

Antes de tudo, você precisa saber como verificar se um pneu está corretamente calibrado. Para isso você pode seguir os seguintes passos:

  1. Consulte a pressão recomendada: Verifique o manual do proprietário do veículo ou a etiqueta de informações do veículo, geralmente localizada na porta do motorista, na coluna B ou no compartimento do combustível. Essas fontes fornecerão a pressão de ar recomendada pelo fabricante para os pneus dianteiros e traseiros.
  2. Use um medidor de pressão: Utilize um medidor de pressão de pneus confiável para medir a pressão atual do pneu. Os medidores de pressão podem ser adquiridos em lojas de autopeças ou postos de combustível.
  3. Verifique a pressão dos pneus frios: É importante verificar a pressão dos pneus quando eles estão frios, pois a pressão aumenta quando os pneus estão quentes devido à condução. Verifique a pressão antes de iniciar a condução ou após o veículo ter ficado parado por algumas horas.

Tudo que você precisa saber para calibrar os pneus 

Veja abaixo tudo que você precisa saber para calibrar os pneus corretamente.

Passo a passo de como calibrar o pneu

Veja abaixo o passo a passo para calibrar o pneu:

  1. Remova a tampa da válvula: Remova a tampa da válvula do pneu para acessar a válvula.
  2. Use o medidor de pressão: Encaixe o medidor de pressão na válvula do pneu e pressione firmemente para garantir uma leitura precisa. O medidor de pressão mostrará a leitura da pressão atual.
  3. Compare com a pressão recomendada: Compare a leitura da pressão do pneu com a pressão recomendada pelo fabricante. Se a pressão estiver abaixo do recomendado, o pneu está sub inflado. Se estiver acima, o pneu está super inflado.
  4. Ajuste a pressão, se necessário: Se o pneu estiver sub inflado, adicione ar até atingir a pressão correta. Se estiver super inflado, remova o excesso de ar pressionando a haste da válvula até ouvir o som do ar escapando.

Ainda na dúvida? Então assista ao vídeo abaixo do Autoesporte e veja como calibrar o pneu corretamente economizar combustível.

Devo calibrar pneu quente ou frio?

Muita gente roda o dia inteiro com o carro e no final, quando vai abastecer, lembra-se que tem que calibrar e faz o serviço. Mas, isso é um erro que prejudica o pneu, podendo até estourá-lo.

Isso se dá por eles estarem quentes. A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

Um pneu quente aumenta a pressão do pneu e pode causar acidentes. Por exemplo: se você coloca 30 libras com o pneu quente, a pressão pode chegar a até 40.  Se precisar calibrar o pneu quente, não esvazie para atingir o valor recomendado, deixando o pneu com quatro libras a mais do que diz o manual.

Qual é a pressão que eu devo colocar nos pneus?

Em muitos postos é comum você ouvir a pergunta “28 ou 30 libras?”, mas é um erro ir por esse questionamento.

Cada carro tem uma pressão ideal, tanto para os pneus dianteiros quanto  para os traseiros. Essa numeração envolve diversos fatores, como: potência do motor, tamanho do carro, se ele está carregado ou não.

Para te ajudar nesse momento, consulte a tabela de pressão abaixo:

Fonte: Doutor Multas.

Vale lembrar que a tabela é um referencial, mas saber qual é a pressão ideal do seu carro, consulte o manual do proprietário.

Devo calibrar o estepe? 

Se não há um hábito de calibrar os pneus, imagina o estepe… Mas, deixá-lo com a calibragem correta a cada quinze dias é altamente indicado.

E se um pneu fura? Você vai usar o quê? O estepe murcho? Não caia nesse erro. Na hora de calibrar os pneus, lembre-se do estepe também.

Vale a pena ter um calibrador de pneus portátil?

Ter um calibrador de pneus portátil pode ser uma escolha vantajosa para os proprietários de veículos.

A principal vantagem é a conveniência, já que você pode verificar a pressão dos pneus em qualquer lugar e a qualquer momento, sem depender de postos de combustível ou outras instalações com medidores de pressão. Isso permite que você faça verificações regulares da pressão dos pneus, o que é fundamental para garantir o desempenho, a segurança e a eficiência do veículo.

Além da conveniência, a segurança é outra razão importante para ter um calibrador de pneus portátil. Pneus com pressão inadequada podem comprometer a aderência ao solo, aumentar a distância de frenagem e aumentar o risco de falhas ou estouros.

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