Home » Carro » Dicas

Pneu recauchutado, recapado ou remold: qual escolher

Pneu recauchutado, recapado ou remold? Quando chega a hora de trocar os pneus do seu carro, você sabe quais escolher? Pode parecer algo simples, mas uma peça que é fundamental para o veículo requer toda a atenção possível. Então, antes de tomar sua decisão, é preciso analisar diversos fatores, que vão muito além do preço.

pneu recauchutado, recapado ou remold

Para ajudá-lo na escolha, falamos aqui sobre o pneu recauchutado, o recapado e o remold, algumas das alternativas mais conhecidas do mercado.

A escolha dos pneus, combinada com as ações que você pode fazer para aumentar sua durabilidade, é determinante no que diz respeito à segurança de quem anda no veículo.

Nem sempre é possível adquirir um novo pneu, por isso, existem outras opções como as citadas acima. De qualquer maneira, é necessário ser criterioso para não abrir mão de estar bem protegido.

Garanta sua tranquilidade

Além de ter cuidado no momento da escolha de peças essenciais para o veículo, contratar um seguro auto é fundamental, pensando na sua proteção e na de quem sempre está com você. Mesmo que você tome todas as precauções possíveis no trânsito e com relação à manutenção do carro, imprevistos indesejáveis podem acontecer.

Para que você fique amparado e tenha todo o auxílio necessário no caso da ocorrência de algum imprevisto, conte com a Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras no Brasil, que estão entre as principais do País. Dessa maneira, garantimos uma proposta que se adéqua ao seu perfil e esteja de acordo com as suas necessidades.

Fazer a sua cotação com a Minuto é muito simples e rápido. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Caso você prefira, entre em contato ligando para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.  

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora falaremos sobre as características do pneu recauchutado, do recapado e do remold. Acompanhe!

Pneu recauchutado

Iniciamos nossa lista de pneus reformados falando sobre o pneu recauchutado. Este tipo de produto costuma ser muito utilizado em veículos pesados, como ônibus, caminhões e também aviões.

O seu processo de reconstrução se dá por meio da substituição da borracha da banda de rodagem que, por se tratar de um pneu usado, apresenta certo desgaste. Para isso, o fabricante cobre tanto a banda de rodagem quanto os ombros da carcaça com camelback.

Após a realização desse procedimento, o pneu é levado a um molde, onde é aquecido a uma temperatura que gira em torno dos 150ºC. Este é o processo à quente, no qual o camelback tem seu desenho formado.

Pneu recapado

A utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação de assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.

Outra diferença para o pneu recauchutado é que para construir um pneu recapado, é possível realizar tanto o processo à frio quanto à quente.

Se a recapagem for realizada à frio, utiliza-se uma banda de rodagem pré-moldada, que já é aplicada na carcaça. Caso seja à quente, a banda de rodagem é encaixada no pneu por meio da aplicação de camelback e aquecida à temperatura de cerca de 150ºC.

Pneu remold

Entre os reformados, o pneu remold é o que mais passa pelo maior processo de transformação, pois a sua fabricação é feita a partir de uma reestruturação completa. Além da substituição das bandas de rodagem, as laterais e superfícies também são modificadas.

O fato de passar por uma reestruturação completa pode tornar o pneu mais confiável e resistente. No entanto, essa manufatura a mais que o pneu remold recebe, faz com que as suas informações originais de fabricação sejam perdidas. Isso significa que não é possível ver, por exemplo, em qual ano o pneu original foi produzido, bem como qual foi seu fabricante.

Assim como o pneu recauchutado e o recapado, o remold representa uma opção mais econômica do que um pneu novo. Seu preço pode ser até 50% mais barato. Em compensação, sua durabilidade é de 15% a 30% menor.

Qualidade dos pneus reformados

pneu recauchutado, recapado ou remold

Na hora de reformar seu pneu é necessário escolher um serviço confiável e certificado pelo INMETRO, assim você evita maiores problemas.

Vale lembrar que todos os tipos de reformas em pneus precisam ter o Selo de Identificação de Conformidade. Só opte pela escolha de um pneu recauchutado, recapado ou remold, caso possua esta certificação concedida pelo pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O pneu recebe esta certificação apenas se tiver passado por testes que atestam a sua qualidade, o que também é uma garantia com relação à segurança proporcionada pelo produto.

Além disso, para que o pneu obtenha o Selo de Identificação de Conformidade, é necessário que sejam informados o número e os tipos de reformas pelas quais ele passou. Ou seja, para ser um produto de confiança, é necessário que ele possua essa certificação.

Fique atento!

Optou por pneu recauchutado, recapado (se seu veículo estiver autorizado a utilizá-lo), remold, ecológico ou qualquer outro tipo? Você sempre deve tomar cuidados. Afinal, estamos falando de uma peça que está não apenas relacionada ao desempenho e à dirigibilidade do carro, como à segurança de todos que andam no automóvel.

Em primeiro lugar, verifique a procedência do produto que você deseja adquirir. É preciso que o fabricante seja confiável e siga todas as normas necessárias. Então, como citado acima, veja se o pneu possui a certificação de qualidade do INMETRO.

Não se esqueça também de verificar se o modelo é mesmo o correto para a roda e o automóvel. No manual do proprietário do carro, você pode encontrar as informações que dizem respeito à largura, relação de aspecto, diâmetro da roda e capacidade de carga, por exemplo. É importante seguir as recomendações, pois o pneu errado afeta no desempenho e na segurança do veículo.

Além dos cuidados no momento da compra, é necessário preocupar-se com a preservação do pneu. Isso significa tomar precauções na direção, para que o desgaste seja menor, por exemplo. Saber como calibrar os pneus do seu carro faz toda a diferença, pois, dessa forma, você não apenas evita que surjam problemas como ainda economiza combustível.

Se você já escolheu entre o pneu recauchutado, remold ou recapado, deixe sua indicação nos comentários e ajude outras pessoas a se decidirem!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *