Vidro elétrico não funciona, quais os possíveis defeitos?

Atualmente, o vidro elétrico é um item muito comum nos automóveis que saem de fábrica. Porém, ele já foi considerado algo luxuoso e era incluído apenas em veículos mais caros do que os comuns. A utilidade é simples: levanta ou desce a janela de acordo com a preferência dos ocupantes, de uma maneira confortável. Mas, e se este dispositivo apresentar defeitos em seu funcionamento, o que deve ser feito? Continue lendo para saber mais.

vidro elétrico de carro sendo acionado

O dispositivo de manuseio do vidro elétrico não é algo novo no mercado automotivo. Ele foi criado com base no Packard Custom Super Eight One-Eighty, de 1955, que é reconhecido como o primeiro vidro elétrico dos automóveis. No entanto, antes eram utilizadas as manivelas, que exigiam um esforço maior pra serem controladas. Nos carros atuais, basta apertar o botão abrir ou fechar as janelas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se esse dispositivo por si só já facilita a vida dos proprietários, os avanços da tecnologia aumentam ainda mais os recursos a serem utilizados. Em alguns veículos, por exemplo, é possível executar ações para subir e descer as janelas apenas com o comando da chave do automóvel. Ou seja, é mais rápido e também aumenta a segurança em casos emergenciais.

Seguro auto para seu veículo

No quesito de segurança, outro fator que é essencial é a contratação de um seguro auto. Este serviço oferece proteção contra diversos riscos que não podemos prever quando acontecerão. Portando, caso ocorra um furto, roubo ou colisão, você estará protegido. E já pensou se o seu vidro elétrico quebra? Para não ter dor de cabeça, você ainda pode adicionar a cobertura contra danos a vidros na sua apólice.

Para cotar um seguro, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora online de seguro auto do país. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado, que estão entre as principais do Brasil. Dessa forma, garantimos o plano mais adequado ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O vidro elétrico pode apresentar defeitos ao longo do tempo. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a resolver estes problemas.

Vidro elétrico

O que fazer quando nenhum vidro elétrico sobe ou desce?

vidro elétrico

Segundo mecânicos, após a luz de freio e a lâmpada de farol baixo, o vidro elétrico é o equipamento que mais pode apresentar defeitos no automóvel. Para iniciar o diagnóstico e entender qual é o problema do componente, é necessário checar alguns pontos.

O recomendado é iniciar com a verificação de quantas janelas estão com defeitos. Caso nenhuma se movimente, o problema provavelmente está no fusível. Os reguladores de janelas são dispositivos de alta corrente e o fusível é dimensionado para ser capaz de abrir as quatro em conjunto.

Para constatar se o problema realmente é nesta peça, basta fazer um teste simples. Gire a chave na ignição, mas sem dar a partida no motor. Se o fusível estiver comprometido, assim que o botão da janela for apertado, não haverá nenhum som ou movimento do vidro elétrico.

Apenas uma janela não movimenta-se

vidro elétrico - Apenas uma janela não movimenta-se

Em outro caso, se apenas uma janela não estiver movendo-se, provavelmente o problema estará no interior da porta. Nesse caso, cheque a máquina que é levantada pelo motor elétrico. Em caso de defeito desta peça, será necessário realizar sua troca em uma loja de acessórios automotivos.

Pronto, agora você já sabe o que acontece com o vidro elétrico quando ele não funciona. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

3 comentários sobre “Vidro elétrico não funciona, quais os possíveis defeitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *