Home » Carro » Dicas

Dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

Quando pretendemos comprar um carro, principalmente se ele for usado, procuramos analisá-lo em cada detalhe, com o intuito de encontrar possíveis problemas, já que o veículo foi utilizado anteriormente por um ou mais donos. Há algumas indicações excelentes para quem está procurando carros usados, como: verificar as condições da lataria, do motor, do acabamento e, principalmente, do pneus, já que isso influencia diretamente à segurança.

pneu

Não há como negar que os pneus são muito importantes para o perfeito funcionamento do carro. Sendo assim, é preciso ficar atento a novos problemas que podem surgir. Algumas mudanças podem ser responsáveis por uma vida longa e útil aos pneus, como a calibragem correta, mas se mal cuidados resultam em pequena durabilidade, colocando em risco sua segurança.

Além da verificação no pneu do carro, fazer um seguro auto é outra forma de garantir a sua segurança. Nós da Minuto Seguros cotamos com mais de 10 seguradoras para obter o melhor plano para o seu perfil. Para cotar basta clicar no botão ou preencher o formulário em nosso site. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre os pneus, separamos algumas dicas que vão trazer segurança por mais tempo.

A pressão dos pneus

pneu

Essa é uma dica muito importante: leve a sério a pressão dos pneus. No manual do veículo terá a calibragem ideal para os pneus daquele modelo. É essencial manter a pressão ideal, pelo menos, semanalmente. Isso porque o desgaste da banda de rodagem deve ser uniforme. Se não estiver, pode existir um desgaste nas bordas ou no centro. Outra dica muito importante é que a calibragem deve ser feita com os pneus frios e não quentes.

Quando os pneus estão quentes devido a alta rodagem, é muito provável que a calibragem aumente. Ou seja: se você colocou 30 libras, ele irá para 40 libras.

Mantenha os pneus originais

pneu - pneu original

Manter os pneus originais é importante para a conservação do veículo, sem contar que o alinhamento e balanceamento é muito mais facilitado. Cada carro contém pneus com limite de peso suportado e medidas específicas, por isso a originalidade deve ser preservada.

Cuide da manutenção do seu veículo

pneu - manutenção do veículo

Para preservar os pneus, não necessariamente todos os cuidados devem ser feitos diretamente nele. Manter a manutenção do seu veículo em dia também ajuda a prolongar a durabilidade.

Um exemplo bem legal é quando o sistema de suspensão está desregulado e o pneu tem um desgaste maior do que o normal. Também é importante ficar atento ao carro: se o volante costuma puxar para o lado, trepidações são perceptíveis, isso pode significar que o veículo pode estar desalinhado ou desbalanceado.

Dirija cuidadosamente

pneu - Dirigir cuidadosamente

Dirigir o veículo cuidadosamente irá ajudar muito na durabilidade dos pneus, pois o modo que guiamos influencia no desgaste deles. Acelerar bastante e frear de maneira brusca é prejudicial. As práticas de direção defensiva são recomendadas para a condução do automóvel.

4.43 / 14 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *