1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Taxistas têm desconto ao contratar o seguro auto?

É inegável a importância que o seguro auto tem para a proteção dos proprietários de veículos de forma geral. Afinal, em um país onde um carro é roubado por minuto, todo o cuidado para proteger o automóvel é bem-vindo. Mas, se esse serviço já é importante para quem utiliza seu carro para passeio, imagine para quem depende dele para o seu sustento. Ou seja, os taxistas não podem nem pensar em terem tamanhos prejuízos que prejudiquem sensivelmente suas atividades. E já que os condutores de táxi exercem uma atividade profissional, será que podem pagar menos no seguro? É sobre o que falaremos no decorrer do texto. 

seguro de Taxistas

Mas, independentemente de exercer uma atividade profissional com o automóvel, é essencial contar com o seguro auto. Afinal, este é o único serviço que proporciona proteção de verdade para você e o seu bem. Caso você seja vítima de roubo ou furto, por exemplo, recebe uma indenização por parte da seguradora. Se acabar envolvido em uma colisão que danifique o veículo, também recebe apoio financeiro se houver perda total ou parcial. Além disso, há a assistência 24 horas e uma série de outros benefícios importantes. 

Para que você esteja protegido dessas situações, o melhor a se fazer é contratar um seguro auto. Portanto, faça uma cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com  mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil. Assim, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO TÁXI

Por que os taxistas devem contratar o seguro? 

Qualquer proprietário de automóvel já corre riscos envolvem o seu bem. Afinal, especialmente nas grandes cidades, as chances de que algum sinistro ocorra são grandes. Quando se trata de taxistas, então, essa probabilidade cresce muito. Isso acontece porque os motoristas profissionais que conduzem táxis estão quase o tempo todo expostos a riscos com seus carros. Já que costumam rodar consideravelmente com o seu veículo e transportam pessoas nele, o cuidado precisa ser redobrado.

Taxistas

Foto: Agência CNT

Os taxistas costumam trabalhar por um longo período de horas com os seus veículos nas ruas. Dessa forma, ele se torna um alvo mais fácil para criminosos. Além disso, as chances de se envolver em uma colisão e ter o carro danificado também aumenta. Já imaginou para um profissional que depende do táxi para o seu sustento sofrer algum desses imprevistos? Se não tiver seguro, ficará totalmente desamparado.

Pois além dos prejuízos relacionados ao bem em si, ele também ficará sem poder exercer a sua profissão por tempo indeterminado. Ou seja, o seguro é imprescindível para os taxistas. 

Quais são as principais coberturas do seguro para táxis?

Uma das vantagens para os taxistas na hora da contratação do seguro é a diversidade de coberturas oferecidas. Algumas delas, inclusive, são voltadas especialmente para esses profissionais. Afinal, quem utiliza seu veículo como meio de trabalho tem necessidades diferenciadas. 

Ao contratar o seguro para táxi, o segurado conta, primeiramente, com as coberturas consideradas básicas. Ou seja, para roubo e furto, colisões, além de incêndio e, geralmente, danos causados pela natureza. O seguro também pode incluir assistência 24 horas, carro reserva e proteção de vidros.

Outras coberturas importantes para os taxistas são o seguro para terceiros, incluindo danos corporais, materiais e também o seguro APP. Mas, por que elas são tão necessárias? A resposta está ligada diretamente ao tipo de atividade dos profissionais. Em primeiro lugar, se for causado algum dano a um terceiro por conta de uma batida, por exemplo, os custos não pesarão no bolso do profissional. Da mesma forma que se houver uma fatalidade com o passageiro que está sendo transportado. 

Também existe uma outra cobertura que é um diferencial para os taxistas. Trata-se de Lucros Cessantes, que funciona como um suporte para o profissional que ficar impedido de exercer suas atividades por conta de um sinistro envolvendo o seu veículo. Com esta cobertura, o motorista recebe diárias estipuladas na apólice para um determinado período em que ficou sem rodar.   

COTE SEGURO PARA TÁXI

Os taxistas podem ter desconto no seguro?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que, por estar exposto a mais riscos, geralmente o seguro para taxistas é mais caro do que o seguro auto comum. Contudo, não é possível precisar, pois o cálculo do preço do seguro leva muitos fatores em conta. Entre os principais itens estão a região de circulação do veículo, o CEP de pernoite (onde fica estacionado durante a noite), além do índice de roubos e furtos da região pela qual o automóvel mais roda.

seguro para Taxistas

Mas, existe uma característica que pode baratear o preço final do seguro para taxistas. Pelo fato destes profissionais terem isenção de impostos na compra do veículo, seu valor acaba girando em torno de 70% do total. Dessa forma, ao contratar o seguro, o valor de indenização em caso de perda total, por exemplo, acaba fixado em 70% da Tabela Fipe. Pois este fator também é levado em consideração no cálculo do preço do seguro e pode significar um abatimento no montante final. 

Outra forma dos taxistas obterem um desconto no seguro é possuir equipamentos de proteção. Isto é, rastreadores ou bloqueadores, alarmes e travas de volante, para citar alguns. Como estes dispositivos dificultam a ação de criminosos ou facilitam a localização do automóvel, podem render bons abatimentos no preço final. 

Se o motorista também tiver um bom histórico, também pode pagar menos no seguro. O mesmo vale se o carro parado em um lugar seguro, como em vias com mais movimento e com poucas ocorrências de sinistros. 

Quais as diferenças entre o seguro para táxis e o de Uber? 

A principal diferença do seguro para taxistas e do seguro para Uber está relacionado ao valor do veículo. Apesar do motorista de Uber também utilizar o seu veículo para fins profissionais, ele não possui desconto na compra do automóvel. Por isso, a indenização em caso de perda total ou roubo/furto é de 100% da Tabela Fipe. Dessa forma, é um diferencial que pode encarecer o preço final para o motorista do aplicativo.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o seguro para taxistas? Então mande sua pergunta pra gente por meio dos comentários abaixo!  

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *