Manutenção preventiva: guia completo sobre como fazer

manutenção em carro
Quer saber tudo sobre a manutenção preventiva? Nesta matéria, você vai saber como esta prática essencial pode te livrar de dores de cabeça futuras.

A manutenção preventiva é uma prática essencial para quem possui um veículo, seja ele novo ou usado. Trata-se de um conjunto de cuidados periódicos que visam a garantir o bom funcionamento, a segurança e o desempenho do seu carro, moto ou caminhão, além de evitar problemas mais graves e custosos no futuro.

Neste artigo exploraremos os principais aspectos da manutenção preventiva, incluindo a importância dessa prática, os benefícios para o veículo, além de abordar os itens-chave a serem verificados.

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O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva faz parte da direção segura e é uma forma de prevenir possíveis falhas ou defeitos no seu veículo antes que eles se tornem mais graves e comprometam sua segurança e seu bolso. Ao realizar as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante, você garante que seu veículo esteja sempre em boas condições de uso e evita surpresas desagradáveis na estrada.

Além disso, essa abordagem contribui para a valorização do veículo no mercado, pois demonstra que você cuidou bem dele e que ele está em conformidade com as normas técnicas e ambientais. Isso pode fazer uma grande diferença na hora de vender ou trocar seu carro, moto ou caminhão.

Benefícios da manutenção preventiva 

Um dos principais benefícios da manutenção preventiva é a melhoria da segurança do veículo. Ao verificar regularmente os itens essenciais, como pneus, freios, luzes, cintos de segurança, airbags e outros sistemas de proteção, você reduz o risco de acidentes causados por falhas mecânicas ou elétricas. Você também evita multas e penalidades por infrações relacionadas à falta de manutenção do seu veículo.

Outro benefício da manutenção preventiva é o aumento do desempenho. Ao manter os componentes do motor, da transmissão, da suspensão e da direção em bom estado, você otimiza o consumo de combustível, a potência, a estabilidade e a dirigibilidade do seu carro, moto ou caminhão. 

Ainda na dúvida sobre os benefícios da manutenção preventiva? Então assista ao vídeo do Mobilidade Estadão sobre as vantagens de fazer a manutenção do seu carro.

Itens que devem ser verificados regularmente

Para realizar uma boa manutenção preventiva, é preciso verificar regularmente alguns itens fundamentais para o funcionamento adequado do veículo. Esses itens variam conforme o tipo e o modelo, mas alguns são comuns a todos eles. 

Veja quais são eles:

  • Fluidos: são os líquidos que lubrificam, refrigeram e limpam as peças do motor e dos sistemas hidráulicos e elétricos. 
  • Pneus: são os elementos que sustentam o peso do veículo e garantem a aderência ao solo. 
  • Sistema de freios: é o conjunto de peças que permitem reduzir ou parar o movimento do veículo. 
  • Bateria: é a fonte de energia elétrica. Ela alimenta o motor de partida, as luzes, o som, o ar-condicionado e outros equipamentos elétricos. 

Veja abaixo como avaliar esses itens na hora da manutenção preventiva.

Como verificar e trocar fluidos do seu veículo corretamente

Os fluidos são responsáveis por lubrificar, refrigerar, limpar e proteger as peças do motor e de outros sistemas do seu veículo. Por isso, é fundamental verificar regularmente os níveis e a qualidade dos fluidos, seguindo as recomendações do fabricante e do manual do proprietário. 

Os principais fluidos que devem ser verificados são:

  • Óleo do motor: lubrifica as peças móveis do motor, evitando o atrito excessivo e o superaquecimento. O óleo deve ser trocado a cada 10 mil km ou 12 meses, em média, mas esse intervalo pode variar conforme o modelo do veículo, o tipo de óleo e as condições de uso. 
  • Para verificar o nível e a qualidade do óleo, utilize a vareta indicadora que fica no compartimento do motor. O óleo deve estar entre as marcas mínima e máxima da vareta e ter uma cor amarelada ou marrom-claro. Se estiver abaixo do nível mínimo, muito escuro ou com partículas metálicas, é sinal de que precisa ser trocado.
  • Líquido de arrefecimento: circula pelo sistema de arrefecimento do motor, mantendo a temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 30 mil km ou 24 meses, em média, mas esse intervalo também pode variar conforme o fabricante e o manual do proprietário. 
  • Para compreender a qualidade e quantidade do líquido de arrefecimento, observe o reservatório transparente que fica próximo ao radiador. O líquido deve estar entre as marcas mínima e máxima do reservatório, e ter uma cor verde ou rosa. Se estiver abaixo do nível mínimo, muito sujo ou com sinais de vazamento, é preciso completá-lo ou trocá-lo.
  • Fluido de freio: é o fluido que transmite a pressão hidráulica do pedal de freio para as rodas, permitindo a frenagem do veículo. O fluido de freio deve ser trocado a cada 20 mil km ou 24 meses, em média, mas esse intervalo também pode variar conforme o fabricante e o manual do proprietário. 
  • Para verificar o nível e a qualidade do fluido de freio, observe o reservatório que fica próximo ao cilindro-mestre. O fluido deve estar entre as marcas mínima e máxima do reservatório, e ter uma cor amarelada ou transparente. Se estiver abaixo do nível mínimo, muito escuro ou com bolhas de ar, é necessário completar ou trocar o fluido.
  • Fluido da direção hidráulica: facilita o movimento do volante, reduzindo o esforço do motorista. O fluido da direção hidráulica deve ser trocado a cada 50 mil km ou 36 meses, em média, mas esse intervalo também pode variar conforme o fabricante e o manual do proprietário. 
  • Em relação ao fluido da direção hidráulica, observe o reservatório que fica próximo à bomba da direção hidráulica. O fluido deve estar entre as marcas mínima e máxima do reservatório, e ter uma cor vermelha ou transparente. Se estiver abaixo do nível mínimo, muito sujo ou com sinais de vazamento, é preciso completar ou trocar o fluido.
  • Líquido do limpador de para-brisa: é o fluido que limpa os vidros dianteiro e traseiro do veículo, melhorando a visibilidade do motorista. O líquido do limpador de para-brisa deve ser completado sempre que estiver baixo, e pode ser misturado com água e detergente neutro. 

Para acompanhar o nível do líquido do limpador de para-brisa, observe o reservatório que fica próximo ao motor. O líquido deve estar acima da marca mínima do reservatório. Se estiver abaixo, é preciso completá-lo.

Dicas para manter seus pneus em bom estado e prolongar sua vida útil

Os pneus são os únicos elementos que mantêm o contato direto do veículo com o solo, garantindo a estabilidade, a aderência e a segurança na condução. 

Por isso, é muito importante cuidar bem dos pneus, seguindo algumas dicas simples:

  • Calibre-os regularmente: a calibragem correta dos pneus é essencial para evitar o desgaste irregular, o aumento do consumo de combustível e o comprometimento da dirigibilidade. Os pneus devem ser calibrados a cada 15 dias, ou antes de viagens longas, seguindo as especificações do fabricante e do manual do proprietário. A calibragem deve ser feita com os pneus frios, ou seja, antes de rodar com o veículo ou após percorrer no máximo 3 km.
  • Verifique o alinhamento e o balanceamento: o alinhamento e o balanceamento são procedimentos que evitam o desgaste prematuro, as vibrações e os ruídos excessivos dos pneus. O alinhamento consiste em ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as paralelas entre si e perpendiculares ao solo. O balanceamento consiste em distribuir o peso dos pneus e das rodas de forma uniforme, evitando que eles girem com oscilações. Eles devem ser alinhados e balanceados a cada 10 mil km ou sempre que houver troca, ou conserto de pneus, impacto forte contra buracos ou guias, ou desgaste irregular dos pneus.
  • Faça o rodízio dos pneus: o rodízio é a troca de posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro, visando a equalizar seu desgaste e aumentar sua vida útil. Eles devem ser rodados a cada 10 mil km ou conforme a recomendação do fabricante e do manual do proprietário. O tipo de rodízio depende do modelo do veículo, do tipo de tração e do tipo de pneu.
  • Escolha os pneus adequados para o seu veículo: os pneus devem ser escolhidosconforme as características e as necessidades do seu veículo, levando em conta o tamanho, a largura, a altura, o índice de carga, o índice de velocidade e o tipo de banda de rodagem. Eles devem ser compatíveis com as especificações do fabricante e do manual do proprietário, e devem atender às condições climáticas e ao tipo de terreno onde você costuma dirigir.
  • Verifique a validade e as condições dos pneus: os pneus têm uma vida útil média de cinco anos após a data de fabricação, que pode ser verificada pelo código impresso na sua lateral. Após esse período, podem apresentar ressecamento, rachaduras e perda de elasticidade, comprometendo sua segurança e desempenho. Além disso, os pneus devem ser substituídos quando apresentarem sinais de desgaste excessivo, como sulcos inferiores a 1,6 mm de profundidade, bolhas, cortes ou deformações.

Cuidados essenciais com o sistema de freios, bateria e outros componentes-chave

Para realizar uma boa manutenção preventiva, é preciso estar atento a alguns componentes-chave do veículo. Veja quais são eles e como cuidar de cada um:

  • Sistema de freios: é responsável por parar ou reduzir a velocidade do veículo. Ele é composto por discos, pastilhas, tambores, lonas e fluido de freio. É importante verificar o nível e a qualidade do fluido de freio periodicamente e trocá-lo a cada dois anos ou 40 mil quilômetros. Também é preciso checar o estado das pastilhas e das lonas e substituí-las quando estiverem gastas. Além disso, é recomendável fazer uma limpeza dos discos e dos tambores a cada 10 mil quilômetros.
  • Bateria: fornece energia elétrica para o veículo. Ela é composta por placas, eletrólito, terminais e cabos. É importante verificar o nível do eletrólito periodicamente e completá-lo com água destilada se necessário. Também é preciso checar o estado dos terminais e dos cabos e limpá-los com uma escova e uma solução de água e bicarbonato de sódio se estiverem sujos ou oxidados. Além disso, é recomendável fazer uma carga na bateria a cada seis meses ou quando ela apresentar sinais de fraqueza.
  • Correias: são responsáveis por transmitir o movimento do motor para outros componentes do veículo. Elas são compostas por correia dentada, correia do alternador, correia do ar-condicionado e correia da direção hidráulica. É importante verificar o estado e a tensão das correias periodicamente e trocá-las confome as recomendações do fabricante. Também é preciso checar o estado dos tensores e das pólias e substituí-los se estiverem danificados ou desalinhados.
  • Velas: geram a faísca que inicia a combustão no motor. Elas são compostas por eletrodo central, isolador, corpo metálico, anel vedador e terminal. É importante verificar o estado e o espaçamento das velas periodicamente e trocá-las conforme as recomendações do fabricante. Também é necessário checar o estado dos cabos de ignição e substituí-los se estiverem danificados ou desgastados.

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Continua com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

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