Guia passo a passo de como trocar o pneu do carro

pneu Guia passo a passo de como trocar o pneu do carro

Quer saber o passo a passo de como trocar o pneu do carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa saber para não ter problemas na hora de colocar um novo pneu.

Trocar um pneu furado pode parecer uma tarefa complicada, mas com o conhecimento adequado e as ferramentas corretas, você pode realizar essa atividade de forma rápida e segura. Neste guia passo a passo, abordaremos as principais dúvidas sobre a troca de pneu, fornecendo as informações necessárias para que você possa executar o procedimento com confiança.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Tudo que você precisa saber antes de trocar o pneu

Veja abaixo tudo que você precisa saber antes de trocar o pneu.

Quais são as ferramentas necessárias para trocar o pneu?

Para trocar o pneu do carro, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Macaco: Utilizado para elevar o veículo e permitir a remoção do pneu danificado.
  • Chave de roda: Usada para afrouxar e apertar as porcas do pneu.
  • Estepe: O pneu sobressalente que será instalado no lugar do pneu furado.
  • Luvas de proteção: Importantes para proteger as mãos durante o manuseio das peças.

Na maioria dos carros, esses itens estão localizados no porta-malas, mas essa não é uma regra. Consulte o manual do proprietário para saber onde se localizá-los.

Lembre-se de sempre manter as ferramentas necessárias no veículo e verificar periodicamente a pressão dos pneus, contribuindo para a sua segurança e a eficiência do veículo.

Onde fica o macaco no carro?

O macaco geralmente está localizado no porta-malas do veículo, junto com as demais ferramentas de troca de pneu. Consulte o manual do proprietário para encontrar a posição exata do ponto de apoio do macaco no chassi do veículo. Ao usá-lo, siga as instruções fornecidas pelo fabricante e levante o veículo de maneira gradual e segura.

Qual lado afrouxa parafuso pneu?

Saber para que lado gira o parafuso do pneu é algo muito importante na hora de trocar seu pneu.

Para soltar as porcas do pneu, utilize a chave de roda no sentido anti-horário até que todas estejam afrouxadas. Após a substituição do pneu, aperte as porcas manualmente o máximo possível e, em seguida, utilize a chave de roda no sentido horário para dar o aperto final. Lembre-se de fazer o aperto de forma cruzada e gradual, garantindo um aperto uniforme.

Guia passo a passo de como trocar o pneu

Veja abaixo qual é o procedimento correto para trocar um pneu.

  1. Estacione o veículo em um local seguro: Encontre uma área plana e afastada do tráfego para garantir sua segurança durante a troca do pneu. Acione o freio de estacionamento e coloque calços nas rodas opostas ao pneu que será substituído.
  2. Prepare as ferramentas necessárias: Verifique se você possui todas as ferramentas necessárias.
  3. Afrouxe as porcas do pneu: Use a chave de roda para afrouxar as porcas do pneu, girando-a no sentido anti-horário. É importante lembrar que você deve soltar as porcas antes de elevar o veículo com o macaco.
  4. Posicione o macaco corretamente: Consulte o manual do proprietário para localizar o ponto de apoio do macaco no chassi do veículo. Posicione o macaco de forma adequada e comece a levantar o veículo lentamente.
  5. Eleve o veículo com o macaco: Gire a manivela do macaco no sentido horário para levantar o veículo até que o pneu furado esteja a uma altura suficiente para ser removido com facilidade.
  6. Remova as porcas e o pneu furado: Com as porcas soltas, remova-as completamente e retire o pneu furado com cuidado. Certifique-se de colocá-lo em um local seguro para evitar qualquer acidente.
  7. Instale o estepe: Posicione o estepe no lugar do pneu furado, alinhando os furos da roda com os prisioneiros. Em seguida, rosqueie as porcas manualmente até que fiquem bem ajustadas.
  8. Aperte as porcas corretamente: Utilize a chave de roda para apertar as porcas do pneu. Faça isso de forma cruzada, ou seja, aperte a primeira porca e depois a oposta a ela, seguindo esse padrão até que todas estejam bem apertadas.
  9. Baixe o veículo e finalize o aperto das porcas: Use o macaco para abaixar o veículo lentamente até que o pneu esteja em contato com o chão. Em seguida, utilize a chave de roda para dar o aperto final nas porcas do pneu.

Ainda na dúvida? Então assista ao vídeo abaixo do canal Autoesporte e veja como é simples trocar o pneu do carro.

Ao seguir essas orientações passo a passo, você estará preparado para enfrentar a situação de um pneu furado e realizar a troca com confiança e segurança.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre como trocar o pneu.

O que acontece com o pneu se colocar no sentido contrário?

Se um pneu for colocado no sentido contrário, ou seja, com a banda de rodagem na direção oposta ao recomendado pelo fabricante, isso pode afetar o desempenho do veículo. O pneu pode ter uma aderência inadequada à estrada, causando instabilidade e comprometendo a segurança.

Como verificar a pressão do estepe antes de instalá-lo?

Antes de instalar o estepe, verifique a pressão utilizando um medidor de pressão de pneus. A pressão recomendada para o estepe geralmente está indicada no manual do proprietário. Se necessário, ajuste a pressão do estepe conforme as especificações do fabricante.

O que fazer com o pneu danificado ou furado após a troca?

Após a troca do pneu, é importante levar o pneu danificado ou furado a uma borracharia ou oficina especializada. Eles poderão avaliar a possibilidade de conserto ou indicar a melhor forma de descarte adequado.

Como saber a hora de trocar os pneus?

Quando o pneu fura ou surgem bolhas é fácil saber que é hora de trocar o pneu, mas e quando ele não apresentou um problema extremo? Veja abaixo os dois momentos onde é necessário trocar os pneus:

  • Desgaste: conforme o pneu roda, sua borracha é consumida pelo asfalto. Isso faz com que a peça perca suas características, como pelinhos, sulco, dreno e covas, que aumentam sua estabilidade e eficiência. Os pelinhos vão embora nos primeiros quilômetros percorridos, logo em seguida perde-se o sulco e muitos outras cavidades que ficam ao redor do pneu.
  • Prazo de validade: geralmente, o prazo de validade da borracha do pneu estimado pelo fabricante é de cinco anos. Porém, por conta de todos os fatores que influenciam na durabilidade, esses dados são apenas referenciais.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em até 17 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano.

Faça sua cotação online ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *