Home » Carro » Dicas

Conheça o passo a passo de como trocar pneu

Trocar um pneu pode ser um pequeno ou grande problema, depende apenas do jeito que a questão é encarada. É claro que a troca do pneu pode parecer um processo complicado e difícil para muitas pessoas, mas, com as ferramentas certas e alguns pequenos macetes, a troca fica muito mais simples e menos demorada. A questão de como trocar pneu é um problema pelo qual todo motorista não quer passar, afinal, imagine o transtorno de identificar um pneu murcho durante uma viagem, na estrada e à noite? Quem não sabe como trocar pneu pode ter um grande problema pela frente.

como trocar pneu

A dúvida e a dificuldade para trocar um pneu, em geral, não se distingue por sexo, pois muitas mulheres conseguem trocar um pneu com muito mais facilidade do que homens. Conforme dito, a troca de pneu não exige tanta força física, mas saber exatamente o que fazer durante o processo.

Se você está pensando em pegar a estrada e curtir as férias em uma viagem de carro, lembre-se de tomar alguns cuidados antes de sair dirigindo por aí. Cheque itens importantes, como o óleo do motor, a água e aditivo do radiador e se todas as ferramentas necessárias estão no veículo, como a chave de roda, triângulo e o macaco, peças essenciais para a troca do pneu. Essas pequenas verificações podem te fazer economizar um bom dinheiro na hora de viajar de carro.

como trocar pneu

E uma dica muito importante: para quem não quer se preocupar sobre como trocar pneu, o seguro auto pode ajudar nessa questão. Com planos e coberturas adequadas às necessidades de cada motorista, a assistência 24 horas é um tipo de cobertura que está presente em quase todos os seguros de carro. Ela vai te ajudar, por exemplo, em caso de um pneu furado. Se você não souber como trocar pneu, basta acionar a seguradora que eles irão mandar alguém para fazer esse serviço, sem custo adicional. Além disso, o seguro auto oferece proteção para diversos problemas que podem ocorrer no dia a dia, como roubo, furto, colisão, batidas em terceiros e muito mais.

Cote o seu seguro auto agora mesmo com a Minuto Seguros, maior corretora online de seguro auto do país. São cotações de preços e planos com mais de 10 seguradoras que certamente vão entender a sua necessidade e rotina. Para cotar, clique no botão ou preencha o formulário que iremos entrar em contato com você. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre como trocar pneu, para aprender sobre o processo, veja o passo a passo abaixo e descomplique a ideia de que trocar pneus é algo complexo e somente com força física pode ser resolvido.

Como trocar pneu e a posição do carro

como trocar pneu - Como trocar pneu e a posição do carro

Pode parecer óbvio, mas jamais tente trocar o pneu do carro quando ele estiver em uma ladeira. Não podemos prever onde o pneu irá furar, mas, independentemente do furo, colocar o carro em um local plano é fundamental para uma troca sem problemas.

O piso em que o carro vai estar parado precisa ser sólido e regular, sem interferências que possam fazer o carro derrapar ou deslizar. Caso esteja em uma estrada ou rodovia, afaste-se o máximo que puder do trânsito pesado, ligue o pisca-alerta e faça a sinalização com o triângulo. Esses procedimentos são essenciais para que não ocorram problemas de proporções maiores.

Lembre-se de alguns detalhes importantes

como trocar pneu - Lembre-se de alguns detalhes importantes

Como trocar pneu requer cuidados e detalhes que fazem a diferença, vale ressaltar alguns pontos. Antes de começar a troca, lembre-se de puxar o freio de mão.

Além disso, se o seu carro for com câmbio automático, coloque-o na posição P (Parking), que significa estacionado. Agora, se o câmbio for manual, coloque o câmbio em primeira marcha ou marcha ré.

Faça apoio nos pneus

como trocar pneu - Faça apoio nos pneus

Para que o carro não deslize no momento que você estiver trocando, coloque apoios com objetos pesados nas rodas, como tijolos, pedras, pedaços de concreto, entre outros.

Esse apoio é fundamental, inclusive na roda que será trocada, pois garante mais segurança para quem estiver trocando o pneu.

Comece a fazer a troca de pneus

como trocar pneu - Comece a fazer a troca de pneus

Agora que o veículo e o passo a passo de como trocar pneu está se desmistificando, vá até o porta-malas para pegar alguns itens necessários.

Apanhe o macaco e já o deixe do lado da roda que será trocada. Além disso, pegue a chave de roda que será fundamental para desparafusar as porcas. Com os itens já separados, comece a fazer a troca, mas lembre-se de alguns cuidados.

Geralmente a parte onde o macaco é encaixado é feita de plástico. Caso ele seja colocado de maneira errada, o plástico invariavelmente cederá assim que o veículo for elevado. Caso tenha qualquer tipo de dúvida em relação ao encaixe do macaco, leia o manual de instruções do veículo para certificar-se.

Em automóveis mais modernos e atuais, há um sinal, que em geral é uma seta apontando para baixo, na parte de trás da roda dianteira ou na parte de frente da roda traseira, indicando precisamente o lugar onde o macaco deve ser encaixado.

Trocando o pneu

como trocar pneu - Trocando o pneu

Com o macaco encaixado, comece a levantá-lo até que ele apoie o carro, sem retirar do chão. Quando notar que o veículo está firmado, observe se o macaco está perpendicular ao chão, ou seja, se ele apresenta um ângulo reto em relação ao cruzamento.

Depois disso, comece a tirar a calota e afrouxe os parafusos da roda. Não os desprenda totalmente, apenas deixe-os frouxos para continuar o processo posteriormente.

Deixar o pneu em contato com o chão, e não suspenso, facilita a retirada da calota, uma vez que os parafusos serão girados e não a roda. Feito essa parte, acione o macaco para levantar o pneu um pouco mais e deixar o carro, agora sim, suspenso. Para trocar pneu necessita de bastante espaço, o carro precisa ficar a uma distância do solo que permita a retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe. Sem esse procedimento, é impossível fazer a troca.

como trocar pneu - Comece a fazer a troca de pneus

Agora é a hora de remover os parafusos que estavam frouxos totalmente. Continue a girá-los em sentido anti-horário até que fiquem completamente frouxos a ponto de tirá-los com facilidade com as mãos. Retire o pneu furado e coloque-o no chão para poder encaixar o reserva. Feito isso, ponha o estepe no eixo exatamente nos buracos dos parafusos. Comece a apertar os parafusos com a mão até onde puder para, posteriormente, fazer a força necessária com a chave de roda para deixá-los bem presos. Com a garantia de que os pneus estão bem firmes, comece a abaixar o carro e não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Continue descendo o carro e retire o macaco.

Pronto! Agora você já sabe como trocar pneu com sucesso. Nesses momentos de necessidade, é muito importante se lembrar de algumas manutenções essenciais, como fazer a calibragem de pneus semanalmente, inclusive do estepe.

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *