Documento atrasado: seguradoras aceitam no seguro?

Quando os proprietários vão contratar um seguro auto, sempre há dúvidas sobre como funciona o produto. Essas perguntas partem de assuntos técnicos como: qual a melhor seguradora do mercado? Quais coberturas escolher? E vão, principalmente, até a parte burocrática. Por exemplo: é possível fazer um seguro com o documento atrasado? E é exatamente sobre essas restrições quanto à documentação do automóvel que vamos falar aqui.

documento atrasado

Algumas seguradoras aceitam documento atrasado

Essa dúvida é comum a muitos motoristas, porém a resposta vai depender exclusivamente da seguradora escolhida. Cada companhia possui suas próprias regras e práticas – desde que cumpram com as normas da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Portanto, podemos dizer que nesses casos é essencial cotar em diversas seguradoras para tentar fechar o seguro do carro com o documento atrasado. No entanto, obviamente recomendamos aos proprietários que encontram-se nesta situação que regularizem o carro para andar de acordo com a lei sem maiores problemas.

Seguro auto

Por falar em contratar o seguro auto, seja com o documento atrasado ou não, é importante que este serviço esteja sempre em dia, pois nunca podemos prever quando acontecerão sinistros, como roubo e furto ou colisão com terceiros.

Para fazer uma cotação, conte com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, confira as dicas para saber mais sobre a possibilidade de fazer um seguro auto com o documento atrasado.

Posso fazer o seguro auto com documento atrasado?

Posso fazer o seguro auto com documento atrasado?

Anualmente, os motoristas necessitam renovar as permissões de seus carros para que possam rodar de acordo com as leis. Essas permissões resumem-se ao IPVA, DPVAT e licenciamento. Mas este último mencionado é o único que pode impedir algumas seguradoras de aceitarem o veículo em uma cotação caso esteja vencido.

Portanto, o dono do carro precisa entrar em contato com um corretor de seguros para realizar uma simulação e encontrar a melhor seguradora para seu perfil. Como dissemos anteriormente, será necessário uma busca mais ampla de companhias para que seja possível encontrar aquela que ofereça as coberturas que ele precisa e que aceite o automóvel sem licenciamento.

A recusa do seguro pelo documento atrasado

A recusa do seguro pelo documento atrasado

Existe sim a possibilidade do motorista ter seu automóvel recusado por conta do documento atrasado, dependendo da análise da seguradora. Vale lembrar que as empresas têm um prazo de até 15 dias corridos para avaliarem a proposta e decidir se irão cobrir aquele veículo ou não. Com isso, é possível aproveitar este prazo para regularizar o licenciamento do carro tranquilamente.

Ainda existem outros casos em que as seguradoras realizam um acordo com o segurado para que ele regularize o documento atrasado até um determinado prazo. Assim ele pode retornar o contato com a companhia e efetivar corretamente a contratação do serviço. Após isso, a apólice será emitida com todas as coberturas que foram contratadas.

Outros motivos que geram recusa

Embora o assunto do texto seja exclusivamente o documento atrasado, vale reforçar quais são alguns outros motivos que podem gerar a recusa no seguro. Veja abaixo:

  • Documentação irregular;
  • Se aparecer problemas na vistoria prévia, como o fato do veículo não corresponder com o da proposta do seguro, muitas avarias, veículos rebaixados ou modificados de qualquer maneira e motoristas com histórico recente de sinistros;
  • Quando há irregularidades com as informações de perfil que o cliente passou;
  • Inadimplência, pois as seguradoras podem consultar órgãos de proteção ao crédito para isso.

Agora você já sabe sobre as oportunidades de contratar um seguro auto mesmo se o documento estiver atrasado. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *