Vitrificação automotiva: o que é, preços, vantagens e cuidados

Processo de vitrificação automotiva

Quer saber mais sobre vitrificação automotiva? Então você está no lugar certo. Hoje vou explicar o que é esse processo de proteção da pintura do seu carro, durabilidade e muito mais sobre a vitrificação.

Quem gosta de carros já deve ter escutado sobre a vitrificação, mas esse processo gera uma série de dúvidas. Isso ocorre porque existem diferentes tipos de vitrificação automotiva, cada um com suas próprias características e propriedades.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Neste texto, vamos explorar mais a fundo o que ela é, como ela funciona e quais são as vantagens de fazê-la no seu carro. Para facilitar sua jornada, conheça os tópicos dessa matéria:

O que é a vitrificação automotiva?

A vitrificação automotiva é um processo de proteção e acabamento da pintura do carro. Ele é feito ao aplicar uma camada de proteção transparente sobre a superfície do veículo.

Essa camada pode proteger a pintura do carro contra riscos e arranhões e minimizar os impactos dos raios UV. Além disso, ela pode auxiliar na limpeza do carro, pois essa camada protetora também impede a sujeira de grudar nele.

No vídeo abaixo, você pode entender um pouco melhor sobre esse processo com o empresário e influenciador Igor Raboni.

Quais são os tipos de vitrificação automotiva disponíveis?

Essa é uma pergunta importante, pois existem diferentes tipos de vitrificação automotiva disponíveis no mercado e cada tem características próprias. 

Cada um dos tipos de vitrificação tem uma classificação que indica a sua durabilidade e resistência. As classificações mais comuns são 5H, 7H e 9H, onde a letra “H” se refere à dureza da camada de vitrificação. Quanto mais alto o número, maior é a dureza e, portanto, a durabilidade da camada.

A vitrificação 5H tem dureza média, enquanto a 7H é um pouco mais dura e a 9H é a de maior dureza. A escolha de qual desses produtos utilizar vai depender do tipo de pintura do carro e da proteção desejada. 

Como explicamos acima, cada tipo de vitrificação tem suas próprias características e uso, por isso é importante entender com uma pessoa especializada no processo qual será o que vai atender suas necessidades.

Quais são as vantagens da vitrificação automotiva?

A vitrificação automotiva pode trazer várias vantagens para o seu carro:

  • Proteção da pintura do carro: a camada protetora ajuda a proteger a pintura do carro contra riscos e arranhões, além de ajudar a manter a limpeza por mais tempo.
  • Proteção contra os raios UV: Alguns tipos de vitrificação incluem um componente protetor solar que ajuda a proteger a pintura do carro contra os danos causados pelos raios UV.
  • Maior durabilidade da pintura: ajuda a prolongar a vida útil da pintura do carro, pois ajuda a diminuir o desgaste e desbotamento da pintura.
  • Mais fácil de limpar: torna a limpeza do carro mais fácil, pois menos sujeira vai aderir à superfície do carro.
  • Brilho e acabamento final: caso você faça alguns tipos de vitrificação como a com cera, o carro fica com um bom brilho e acabamento final.

Vale lembrar que a vitrificação não é uma solução milagrosa, então não vai resolver todos os problemas e nem proteger o carro contra qualquer tipo de dano.

Quais são as desvantagens da vitrificação automotiva?

A vitrificação automotiva tem poucas desvantagens, mas é importante trazer isso para te manter bem informado:

  • Custo: a vitrificação automotiva não é um procedimento exatamente barato, especialmente se você precisar de um tipo de aplicação mais complexa. 
  • Manutenção: é importante saber que independente se o processo de vitrificação de pintura foi o 5H, 7H e 9H, em algum momento será necessário fazer uma manutenção. O recomendado é que a cada seis meses a um ano seja feita essa manutenção, mas isso você pode acordar com quem fez sua aplicação. 

Como já expliquei, é importante que você conheça todos os pontos positivos e negativos para escolher o processo que vai atingir todos os seus objetivos. 

Qual é o processo de aplicação de vitrificação automotiva?

A seguir, explicarei os passos básicos para a aplicação da vitrificação automotiva:

  • Preparação da superfície: antes de aplicar a camada protetora, é preciso preparar a superfície do carro. Isso inclui lavar o veículo para remover sujeira e poeira e também o polimento.
  • Aplicação do produto: depois de preparar a superfície, o produto de vitrificação é aplicado com uma esponja ou rodo.
  • Secagem: depois de aplicar o produto, é preciso deixá-lo secar por um período que pode variar de algumas horas a três dias.
  • Polimento: depois de seco, o produto deve ser polido com uma máquina de polimento ou manualmente com um pano ou esponja.
  • Finalização: depois de polir, é preciso deixar a camada de polimento curar por alguns dias antes de utilizar o veículo. Depois disso, a superfície ficará protegida e brilhante por um período prolongado de tempo.

É importante lembrar que a vitrificação automotiva é um processo que requer cuidado e bons produtos. Por isso, o ideal é procurar uma pessoa especializada ou uma oficina de confiança.

Qual é o preço da vitrificação automotiva?

O preço da vitrificação automotiva pode variar bastante, já que fatores como tamanho e modelo do carro, qualidade dos produtos utilizados, complexidade da aplicação e a cidade onde o serviço é realizado impactam no que será cobrado.

Em geral, o preço da vitrificação automotiva pode variar de R$ 800 a R$ 1.500, podendo variar de acordo com os fatores que listei acima.

Aqui vai uma dica: para encontrar  um bom preço você deve solicitar orçamentos em mais de uma oficina ou pessoa especializada, para ter mais opções e escolher a que atende sua necessidade.

Quais são os cuidados que você deve ter após a vitrificação automotiva?

Após a vitrificação automotiva, é importante tomar alguns cuidados para garantir que a camada de polimento dure o máximo de tempo possível e mantenha a superfície do veículo protegida e brilhante. Aqui estão algumas dicas para cuidar da sua vitrificação:

  • Cuidado na hora de lavar: quando for necessário lavar o carro use apenas água, shampoo neutro e produtos específicos para essa limpeza.
  • Não use produtos abrasivos: evite usar produtos abrasivos para limpar a superfície do veículo, como esponjas de aço ou produtos químicos fortes. Eles podem danificar a camada de polimento e deixar marcas na superfície.
  • Proteja o veículo do sol: a longa exposição ao sol pode danificar a vitrificação, por isso é importante estacionar o veículo em áreas sombreadas sempre que possível. Além disso, é recomendado utilizar capas de sol ou protetores de pára-brisa quando o carro estiver estacionado por um período prolongado de tempo.
  • Faça manutenção regular: já falamos sobre isso no texto, mas é importante reforçar a necessidade de manutenção para que o processo dure o máximo de tempo possível.
  • Siga as instruções do fabricante: é importante ler as instruções do fabricante dos produtos de vitrificação e seguir a risca as recomendações. Alguns produtos podem exigir cuidados especiais ou terem restrições, por isso é importante se informar sobre as instruções.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre vitrificação.

Qual a diferença entre polimento e vitrificação?

Polimento é um processo adequado para remover manchas e arranhões de superfícies e deixá-las brilhantes, enquanto a vitrificação é um processo mais durável que adiciona uma camada protetora à superfície. Ambas as técnicas podem ser usadas para melhorar a aparência e a durabilidade de diferentes tipos de materiais, mas são adequadas para objetivos e materiais diferentes.

Quanto tempo dura a vitrificação automotiva?

A duração da vitrificação depende bastante dos hábitos do motorista, mas a maioria dos processos dura entre 3 e 5 anos.

Converse com o aplicador para entender qual é o prazo de duração e quais boas práticas você deve adotar para que a vitrificação dure mais.

É possível fazer a vitrificação automotiva em casa ou é preciso ir a uma oficina especializada?

Sim, é possível. Existem algumas marcas que desenvolvem produtos para que qualquer pessoa faça a aplicação em casa.

Ao utilizar esses produtos esse processo se torna parecido com o de passar cera no carro, mas é importante que você pesquise bastante para fazer a aplicação corretamente e evitar prejuízos. 

A vitrificação automotiva é indicada para todos os tipos de carros?

Sim, a vitrificação pode ser realizada em qualquer tipo de carro. Uma coisa interessante sobre esse processo é que ele pode ser feito até mesmo em outros veículos como as aeronaves e em componentes do carro como o pneu. 

Gostou de entender como funciona a vitrificação automotiva? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto

Na Minuto Seguros você encontra tudo que precisa para o seu carro. Proteção e segurança é com a gente mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *