1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

6 dicas para ter um seguro de carro mais barato

Quer saber mais sobre como ter um seguro mais barato? Então você está no lugar certo. Hoje vou explicar o que deixa o seguro mais barato, qual a seguradora mais barata e muito mais sobre esse tema tão importante.

São diversos os fatores que influenciam o preço de um seguro barato ou mais elevado. É importante que o proprietário tenha isso em mente para saber como pode economizar no seguro do seu veículo. Alguns itens como idade do segurado, modelo do carro, sexo, local em que o motorista mora, onde o carro passa a noite e por onde ele mais transita são alguns dos elementos preponderantes para o cálculo do valor.

Todas essas informações são importantes, ainda mais para um país que apresenta um carro roubado por minuto. Ou seja, o motorista pode ser extremamente prudente, mas está, em algum nível, exposto a certos riscos. No caso destes dados, não há o que o motorista possa fazer para modificar o preço, pois são fixos. Entretanto, existem decisões do proprietário que podem contribuir para deixar o seguro barato

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Vamos mostrar a seguir alguns fatores que fazem com que o seguro fique mais barato.  

O que deixa o seguro mais barato? Confira 6 dicas da Minuto 

Hoje, investir em um seguro automotivo é essencial para garantir mais segurança e evitar prejuízos financeiros. Afinal, vale lembrar que apenas de janeiro a setembro de 2021, mais de 50 mil carros foram roubados só no estado de São Paulo.

Apesar de necessário, a verdade é que este é um custo que nem sempre cabe no bolso dos condutores. Isto porque o cálculo do valor do seguro leva em consideração uma série de fatores como:

  • tempo de habilitação do condutor;
  • dados pessoais, como idade, sexo e estado civil;
  • região de circulação do veículo;
  • local onde o carro passa a noite;
  • histórico de sinistros;
  • marca do carro;
  • ano de fabricação.

Apesar de tudo isto, a boa notícia é que existem algumas dicas simples que podem te ajudar a tornar o seguro barato. Quer saber quais são? Então continue a leitura!

Procure não deixar o carro na rua

Deixar o carro na rua é perigoso por diversos aspectos. Ele está mais exposto aos riscos e, assim, o seguro fica com o preço mais elevado. A motivação é simples: é mais fácil que um sinistro ocorra a um carro na rua do que dentro de uma garagem, por exemplo. Na rua, o veículo é um alvo bem mais fácil para a ação de ladrões, por exemplo. Além disso, o automóvel fica mais exposto a possibilidades de avarias, como batidas, riscos, quebra de retrovisores e até mesmo desastres naturais. 

Imagine que o veículo passe a noite na rua e, por conta de uma tempestade, uma árvore caia em cima dele, causando sérios danos. Se o carro estivesse em uma garagem ou estacionamento, as chances de um sinistro como esse ocorrer seriam bem menores. Por isso, procure abrigar o automóvel e sinalize este fato para a seguradora. Mesmo que não tenha uma garagem no seu prédio ou casa, a dica é deixar em um estacionamento. 

Seja prudente ao volante

Uma das informações que a seguradora avalia para calcular o preço do seguro é se o motorista já sofreu algum sinistro anteriormente. Se houver muitas colisões no histórico do condutor, por exemplo, considera-se que o risco de passar por novos eventos como esse é maior. Lembre-se de que dirigir de maneira agressiva e descontrolada não vai colocar apenas a vida do motorista em risco, mas também dos possíveis outros passageiros, de pedestres e outros condutores. Quem não possui histórico de sinistros poderá ter um valor de seguro barato. Então sempre adote a direção defensiva, não somente por questões financeiras, mas pela segurança. 

Verifique se o carro é visado para roubo e furto 

Quando for comprar o carro, é importante ficar atento ao seu IVR (Índice de Veículos Roubados) para saber se o modelo é muito visado por criminosos. Existem aqueles que são alvos mais comuns, seja por conta do mercado de peças ou por sua facilidade de revenda, por exemplo.

Veículos que são visados e, por isso, apresentam um índice de roubo e furto elevado, possuem, consequentemente, mais riscos de serem levados por criminosos. Por isso, as seguradoras levam essa informação em consideração na hora de calcular o prêmio. Ou seja: carro menos visado por ladrões possui mais chances de ter o seguro barato

Instale rastreador veicular

Outra dica de ouro para tornar o seguro mais barato é contar com um rastreador veicular. De maneira geral, este é um dispositivo instalado no veículo para transmitir sua localização em tempo real. 

Assim, a ideia é que a sinalização do rastreador possa inibir a ação de assaltantes. E, mesmo que o veículo seja roubado, ele poderá ser encontrado rapidamente por meio da localização enviada para o smartphone do proprietário. Dessa forma, a seguradora entende que há menor probabilidade de ter que arcar com o valor total do sinistro em caso de roubo ou furto do carro. Afinal, há grandes chances de encontrá-lo logo nos primeiros momentos após o crime. 

Por este motivo, ter um rastreador veicular pode representar descontos de até 20% na hora de contratar o seu seguro automotivo.

Escolha as coberturas necessárias

Quando você estiver fazendo a simulação do seguro para carros, é provável que a seguradora possa incluir uma lista de serviços adicionais no contrato, como assistência mecânica 24h, carro reserva, seguro para vidros, entre outros. Entretanto, você não é obrigado a contratar todos os serviços oferecidos pela empresa. O que é realmente essencial neste cenário é analisar as coberturas necessárias de acordo com a forma como você utiliza o carro e a quais riscos está mais exposto.

Isto porque se por um lado deixar de incluir uma proteção importante para tornar o seguro barato pode representar um prejuízo maior no futuro; por outro, incluir serviços supérfluos pode aumentar o valor da apólice sem necessidade. É o que acontece, por exemplo, com o serviço de carro reserva. Caso você tenha mais de um veículo em casa, esta é uma cobertura que provavelmente não usará, portanto, não vale a pena pagar a mais para incluir esta proteção.

Por isso, na hora de contratar este serviço, procure um corretor de confiança que possa oferecer a orientação necessária para personalizar a cobertura do seguro e as condições de pagamento de acordo com a sua real necessidade.

Evite fazer alterações no veículo

Quanto menos mexer no carro, mais barato o seguro ficará. Se possível, não faça nenhuma alteração, a não ser que ela seja extremamente necessária para o seu dia a dia, diferentemente dos carros tunados

Rebaixar o carro, trocar as rodas por outras que tenham aro maior, mudar o sistema de amortecimento ou de som são exemplos de modificações que podem elevar muito o valor do seguro. Inclusive, alterações como essas podem fazer com que o seguro sequer seja aceito. 

Qual a seguradora mais barata do mercado?

Como vimos, não é possível determinar um valor único para um seguro automotivo, pois as seguradoras precisam avaliar diversos fatores para calcular o custo pela proteção do veículo. Assim, um plano que possa ter tido um bom custo-benefício para um colega ou conhecido, pode não ser tão vantajoso para você, mesmo que vocês tenham o mesmo carro.

Por isso, a melhor alternativa para encontrar um seguro barato é fazer pesquisas de mercado para encontrar o tipo de seguro que melhor se adapta à sua realidade. Este é o principal motivo que faz a Minuto Seguros ser a melhor opção para encontrar o seguro de carro mais barato para qualquer pessoa: com mais de 10 seguradoras parceiras, nós oferecemos a liberdade para que o cliente defina qual atende melhor às suas necessidades.

Faça uma cotação on-line 100% gratuita e sem compromisso e saiba como a Minuto Seguros pode garantir mais tranquilidade para o seu dia-a-dia com a proteção do seu veículo. Vamos começar?

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile