Cobertura de seguro auto: entenda o que o seguro auto cobre

BP1 Como renovar seguro de auto Cobertura de seguro auto: entenda o que o seguro auto cobre

Quer saber mais sobre cobertura de seguro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para entender as proteções do seguro.

Questionar a cobertura é comum quando se pensa em contratar um seguro. Afinal, são diversas as possibilidades disponíveis e, para não ficar perdido, é necessário ser bem assessorado antes de realizar uma cotação. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para te apoiar no momento de cotar um seguro, preparamos essse guia que responde os principais pontos sobre a cobertura de um seguro auto.

O que é a cobertura do seguros?

A cobertura do seguro indica qual será a proteção que você terá ao contratar um seguro. Ela tem uma lista de situações de riscos que serão indenizadas caso aconteçam. Quando isso ocorre, acontece o sinistro. Dessa maneira, as coberturas trazem todos os riscos cobertos elencados na apólice e que vão permitir indenização caso ocorram.

As coberturas de seguro auto definiem os acontecimentos envolvendo o veículo, como colisões, roubo, furto, incêndio, entre outros que terão proteção do seguro. Esses acontecimentos também são chamados de sinistros.

Ou seja, quando você contrata um seguro está contratando coberturas para determinados riscos. Cada uma das coberturas engloba um ou mais tipos de sinistros, como os citados acima, e são divididas, majoritariamente, entre as básicas e as adicionais. 

Quais são as coberturas básicas de um seguro auto?

seguro auto

As coberturas básicas são aquelas que estão relacionadas diretamente ao veículo como um todo, as chamadas cobertura de casco. Tudo que puder prejudicar o funcionamento do carro ou ele próprio entra na lista do que o seguro auto cobre na cobertura compreensiva.

Entre as principais coberturas básicas podemos listar: 

  • Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; 
  • Queda de qualquer objeto externo sobre o veículo segurado, como pedras, vasos, etc; 
  • Acidente com o veículo durante transporte por qualquer meio comum e apropriado; 
  • Danos causados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário; 
  • Danos causados por alagamento, enchente ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados; 
  • Ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; 
  • Incêndio ou explosão; 
  • Roubo ou furto parcial ou total do veículo.

Vale lembrar que existem outros tipos de cobertura, como a de incêndio e roubo, que cobre apenas estes casos, além da cobertura de terceiros (RCF-V), que pode ser contratada de forma independente, assim como o seguro acidentes pessoais de passageiros (APP)

Quais são as coberturas adicionais de um seguro auto?

A cobertura adicional, como o próprio nome diz, é tudo o que você irá incluir a mais na sua apólice de seguro, sem considerar as coberturas básicas. Com o passar do tempo e o crescimento das seguradoras, cada uma passou a desenvolver um pacote específico de coberturas adicionais. 

Lembrando que, na maioria dos casos, as inclusões de coberturas adicionais, como danos a vidros e carro reserva, impactam no custo final do seguro.

Assim como as coberturas básicas, também há uma lista de coberturas adicionais que são mais tradicionais no momento da contratação. Em geral, elas são incluídas na apólice, pois os motoristas as consideram de suma importância.

Entre as principais e mais solicitadas no momento da negociação, podemos listar as seguintes:

  • Acessórios, que engloba aparelhos de som e imagem, por exemplo; 
  • Kit Gás, que protege contra os danos causados ao equipamento decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio e roubo; 
  • Carro reserva
  • Danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores;
  • Extensão de perímetro, que é uma garantia oferecida por algumas seguradoras para aumentar a cobertura do seguro para países estrangeiros.

Para saber mais sobre esse tema, acesse nosso guia completo sobre as coberturas adicionais.

O que o seguro auto cobre: 

Essa é uma pergunta muito importante e que todos deveriam fazer. Para saber o que o seguro cobre é necessário, primeiramente, ler a sua apólice. Caso ainda tenha  dúvidas sobre cobertura, entre em contato com a corretora ou seguradora com a qual você fechou o seguro.

Em geral, se você não fez nenhuma solicitação no momento da negociação, o que os seguros cobrem inclui as coberturas básicas, já citadas acima, e uma ou outra cobertura adicional, como um carro reserva ou uma proteção para vidros. Lembrando que isso não é uma regra.

Se tiver dúvidas, você também pode conferir o conteúdos abaixo:

cotar Valor do seguro do Onix e Onix Plus em 2023: veja o preço médio e economizeQuanto custa o seguro auto?

A melhor de saber o preço do seguro auto é fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros. Veja abaixo um vídeo do João Brigato, do site Automais, sobre a experiência de simular seguro com a Minuto Seguros.

Simples, não é mesmo? Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado, com profissionais qualificado, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Abaixo estão as principais respostas para dúvidas sobre cobertura do seguro.

Seguradora cobre roubo ou furto mesmo com parcela do seguro atrasada?

Pagamento do seguro é obrigação primordial do cliente e em contra partida, a seguradora assume o risco. Se o cliente está em atraso, a seguradora terá de análisar alguns fatores para decidir se ela assumirá a indenização ou o segurado tera de arcar sozinho com os prejuízos.

O que o meu seguro auto cobre?

Se você fez o seguro auto pela Minuto Seguros basta acessar sua conta ou entrar em contato pelo telefone 08008820656. Se você fez seu seguro direto pela seguradora, tera de entrar em contato diretamente com eles. Veja abaixo os telefones de contato das principais seguradoras do Brasil:

Aqui na Minuto Seguros recomendamos débito em conta para evitar esquecimentos ou, caso a seguradora só trabalhe com boleto, instruímos que, assim que recebê-los, já agendar o pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *