O que é o Índice de Sinistralidade de automóveis?

prazo pagar sinistro seguro O que é o Índice de Sinistralidade de automóveis?

Quer saber tudo sobre índice de sinistralidade? Então você está no lugar certo! Preparamos uma matéria para te ajudar a entender o que o famoso termo utilizado em seguros automotivos significa. Fique por dentro sobre o que fala a lei sobre o índice de sinistralidade e como calculá-lo.No mundo dos seguros, existem alguns detalhes essenciais que os corretores devem sempre prestar atenção. Certamente, um desses tópicos vitais no meio é o famoso índice de sinistralidade. 

Nesse cenário, apesar de ser um termo tão falado, muitas pessoas acumulam dúvidas, questionamentos e ideias equivocadas sobre o assunto. Afinal, como calcular esse número? Qual sua função exata? Como realizar uma boa gestão desse processo?

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se você compartilha alguma das dúvidas citadas acima, esse artigo foi feito especialmente para o seu caso. Nesse artigo, vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre índice de sinistralidade. Siga a leitura! 

O que é o índice de sinistralidade de automóveis?

Antes de qualquer coisa, é fundamental compreender o que significa exatamente o conceito de índice de sinistralidade. Em poucas palavras, esse é o principal indicador dos contratos de seguro, contando com uma equivalência que fica entre as despesas, o uso dos serviços e o valor que a empresa recebeu pelo contrato (quantia conhecida como “prêmio”). 

Resumindo, estamos falando de uma taxa que define a ligação entre as despesas e as receitas de uma empresa de seguros. Simples assim. 

Vamos exemplificar mais? Digamos que um número X de segurados passou por mais contratempos em um período dos últimos 6 meses. Nesse intervalo, a seguradora contará com mais gastos. Isso ocorre porque ela deverá bancar os valores de sinistros que constam nos contratos com os clientes. 

Para assumir esse valor, a seguradora despende os valores estimados. Assim, são avaliados indicadores que possibilitam que a empresa verifique se os contratos valem a pena para as duas partes envolvidas no negócio. 

O que a lei diz sobre a taxa de sinistralidade?

Agora, talvez você possa estar se perguntando: mas, afinal, qual a posição da lei brasileira em relação ao índice de sinistralidade

Existem diversas determinações legais relacionadas com o índice de sinistralidade, visando a evitar abusos para o segurado e garantindo que a seguradora possa realizar os devidos ajustes para manter a saúde financeira do negócio em dia. 

De acordo com o Art. 757 do Código Civil (2002), por exemplo, é proibido a transferência do risco que descaracteriza o contrato do seguro. É papel da seguradora, por meio do valor do prêmio estipulado na apólice, manter o legítimo interesse do segurado. 

Algumas instituições de defesa do consumidor definem essa análise como ilegal, enquanto outras enxergam com bons olhos, desde que alguns requisitos sejam mantidos: 

  • o aumento da taxa de sinistralidade deve ser previsto em contrato;
  • a cláusula sobre o tema precisa estar clara e redigida de forma a gerar fácil compreensão;
  • o reajuste baseado neste índice deve acompanhar os índices econômicos brasileiros, evitando aumentos abusivos;
  • Para alguns, isso está expresso no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual caracteriza como ilegal a ausência de informação clara e adequada sobre o tema nos contratos firmados (Art. 6.º, III).

Como calcular esse índice?

Normalmente, o índice de sinistralidade é calculado em percentual, interligando todas as despesas feitas pela seguradora em um período de tempo pré-determinado, que pode ser mensal, anual ou semestral. 

Essa matemática é realizada ao somar todas as situações de sinistro que aconteceram no intervalo de tempo definido, dividindo a quantia resultante pelo prêmio obtido. Assim, a empresa chegará no percentual desejado.

Com base nesses dados, será mais fácil ter uma visão ampla de aumentos no pagamento de sinistro, o que auxilia na definição da taxa que será cobrada aos segurados nos próximos meses. 

 Para esse objetivo, é fundamental que a seguradora conte com um percentual considerado aceitável para não atrapalhar o desenvolvimento do negócio. Assim, no cenário de o índice ultrapassar o planejado, certamente os gastos estão acima do desejado, o que resulta em uma necessidade por reajustes. 

Sinistralidade no seguro “pay per use”

Mas, e no seguro tipo “pay per use”, como é a sinistralidade?

A modalidade de seguro auto intermitente (“Pague Pelo Uso”), caracterizado por oferecer serviços somente enquanto o motorista estiver andando com o veículo, acompanha uma queda no índice de sinistralidade nos últimos três anos.  No primeiro semestre de 2022, a média do índice de sinistralidade do setor de seguro auto tradicional ficou em 73,12%, segundo estudos feitos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Por outro lado, o modelo de seguro auto Pay Per Use registrou índice de sinistralidade de 57%.  

Como fazer uma boa gestão de índice de sinistralidade? 

Para fugir de dores de cabeça, o passo mais importante é realizar o cálculo da taxa de sinistralidade com a maior precisão possível. Em casos de erros de um cálculo com base em percentual menor, a empresa sofrerá com o prejuízo, visto que esse valor vai superar a margem técnica de lucratividade. 

Enquanto isso, em um erro de cálculo para cima, a elevação abusiva poderá macular a imagem da empresa com os clientes. Portanto, é ideal ficar de olho nesse processo para evitar problemas.  

Abaixo, vamos deixar algumas dicas para você garantir uma boa gestão de índice de sinistralidade. Confira!

  • Realize análises periódicas: mensurar os resultados é fundamental para saber a necessidade de reajustes no valor!
  • Conheça seu cliente: quanto mais você conhece seu cliente e nutre um relacionamento agradável durante o negócio, mais simples será reduzir a taxa de sinistralidade, visto que será possível ter uma conversa aberta com ele, examinando suas dores e diminuindo chances de fraudes; 
  • Mantenha os registros sempre em dia: por último, mas não menos importante, organizar os registros, mantendo-os sempre em dia, facilitará seu processo de acompanhamento do limite. 

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Com a excelência no atendimento que a Minuto Seguros proporciona, o cliente fica a par de tudo o que consta em sua apólice. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe está disponível para saná-las e dar todo o suporte necessário.

Conte com a Minuto Seguros para fazer a contratação do seguro auto para o seu veículo. Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *