1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro Veicular: dicas e cuidados sobre como contratar

Quer tirar suas dúvidas sobre seguro veicular? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, veja dicas para contratar e ainda conheça as respostas para as principais questões sobre ele.

Entre os diversos fatores com os quais você precisa se preocupar quando compra o automóvel, a contratação do seguro veicular é um dos principais. Afinal, no Brasil, um carro é roubado por minuto, dado alarmante que, entre outros fatores, torna o seguro um serviço necessário para rodar pelas ruas e estradas com tranquilidade.

Se você quer saber tudo sobre como contratar seguro veicular, separamos uma lista com todos os itens importantes que devem ser levados em conta na hora de tomar essa importante decisão.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Conheça seis dicas para contratar seguro veicular

No mercado existem muitas seguradoras oferecendo os mais diversos tipos de seguro. Quer saber qual é a oferta mais vantajosa? A seguir, traremos dicas valiosas!

1. Verifique se o carro é muito visado

Antes mesmo de comprar o seu carro, é muito importante verificar se ele é alvo constante de roubo e furto. Além de ter maiores chances de o seu automóvel ser subtraído, essa informação é levada em consideração na hora da precificação do seguro veicular.

São diversos os itens que influenciam no preço do seguro, e carros que são mais visados por criminosos apresentam maiores riscos de sinistro. Portanto, este é um fator que eleva o prêmio e provavelmente fará você gastar mais na hora de fechar negócio.

2. Escolha bem as suas coberturas

Este é um dos itens mais importantes para a contratação do seguro veicular. Afinal, são as coberturas que vão determinar quais serão os riscos de que você e seu veículo estarão protegidos. As que geralmente estão incluídas no pacote básico oferecido pelas seguradoras são a de roubo e furto, batidas e colisões, danos da natureza e incêndio e assistência 24 horas.

Contudo, vale a pena adicionar outras coberturas na apólice para aumentar a sua proteção. Seguro para terceiros, por exemplo, pode ser importantíssimo caso você seja o causador de um acidente com outro veículo, pois evita que tenha que gastar com o conserto do automóvel da pessoa. 

Danos contra vidros também é uma cobertura que pode ajudá-lo a economizar muito no futuro, assim como incluir carro reserva na sua apólice será prudente. O que pode parecer uma economia hoje, deixando de incluir coberturas importantes para diminuir o valor do seguro veicular, pode representar grandes prejuízos no futuro.  

3. Passe todas as informações corretas na hora da contratação do seguro veicular

Para fazer a contratação do seguro veicular, é necessário passar uma série de informações para que a seguradora calcule o preço final do seguro. Entre os diversos dados a serem passados estão quem será o condutor principal, se mais alguém vai dirigir o veículo com constância, onde o automóvel permanece estacionado, entre outros itens.

Todos eles são importantes para a aceitação ou não do seguro por parte da seguradora, além de influenciarem diretamente no valor final da apólice.

É essencial passar todas as informações corretas, mesmo que eventualmente elas levem a um preço mais alto do seguro veicular. Se houver dados informados que não sejam verdadeiros, a seguradora pode até não realizar o pagamento de indenização, por exemplo, em casos de sinistro.

Caso precise alterar alguma informação, como o modelo do veículo ou mudança de endereço, não deixe de informar à seguradora.

4. Calcule se vale mais a pena aumentar o valor do prêmio ou a franquia

Outro fator importante a se analisar na hora de contratar o seguro veicular diz respeito ao que você vai gastar. Para entender melhor, o prêmio é o valor total que o segurado pagará pelo seguro. Já a franquia é um valor estipulado em contrato que é usado para cobrir parte do preço do conserto quando o seu carro sofre perda parcial.

O tipo de franquia que você escolher impactará diretamente no valor do prêmio do seguro. Quanto maior o valor da sua franquia, menor será o valor do prêmio. Portanto, é preciso saber o que mais valerá a pena pra você.

Por exemplo, se você adota a direção defensiva, é calmo e atento no trânsito, suas chances de se envolver em um acidente são menores. Dessa forma, o mais indicado seria aumentar sua franquia para pagar menos no prêmio.

Porém, se o seu estilo de direção é mais agressivo ou se você tiver um histórico de ocorrência de sinistros, talvez a melhor opção seja escolher uma franquia menor e pagar mais no prêmio do seguro, pois as chances de acionar seu seguro para levar o veículo ao conserto, após uma batida, são maiores.

5. Conte com uma corretora que lhe dê suporte

Para contratar o seguro veicular, é essencial contar com uma corretora que faça mais do que apenas vender o produto. É preciso que ela compreenda as suas necessidades para buscar exatamente o que você precisa.

Além disso, é necessário ter uma corretora que seja transparente ao seu lado. Ela precisa esclarecer todas as dúvidas e explicar exatamente como funciona e o que está incluído no seguro contratado.

A Minuto Seguros está à disposição para atender e entender todas as suas necessidades. Fornecemos suporte também após a contratação do seguro veicular, por meio da nossa equipe de pós-vendas.

6. Faça a cotação de seguro veicular em diversas seguradoras

Antes de contratar o seu seguro veicular, também é importante ter diferentes opções de seguradora à vista. Dessa forma, você pode avaliar diferentes propostas mais pertinentes ao seu perfil e mais condizentes às suas necessidades.

Além disso, ainda consegue uma variedade de preços do seguro. Isso lhe dará mais tranquilidade e conforto para realizar a sua escolha sem arrependimentos.

A Minuto Seguros, por exemplo, faz a cotação com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais empresas do mercado. O que acha de realizar essa cotação de seguro veicular agora mesmo? Basta clicar aqui!

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Embora pareçam ser a mesma coisa (e tenham características semelhantes), existem diferenças entre o seguro veicular e a proteção veicular. Uma delas é que a proteção veicular é oferecida por associações cooperativas sem fins lucrativos.

O objetivo delas é reunir indivíduos para dividir as despesas e os custos relacionados com a proteção dos carros. Por outro lado, o seguro de automóvel é fornecido pelas seguradoras que visam ao lucro e ganham com o fechamento de contratos.

Outro detalhe que difere o seguro da proteção é o valor. No geral, a proteção veicular é mais custosa do que o seguro. Porém, os tipos de cobertura dessa proteção também podem ser reduzidos em relação às coberturas do seguro. 

A seguir, detalhamos melhor os principais aspectos de cada uma dessas modalidades.

Adesão

Para aderir ao seguro de veículos, é necessário primeiro precificar o bem. Isso é feito por meio de uma cotação com os dados do carro e do proprietário, envio da proposta à seguradora, apresentação de nota fiscal (no caso de veículos zero-quilômetro) e uma inspeção (em situações em que o carro é usado e não se trata de uma renovação de seguro).

Em contrapartida, para aderir à proteção veicular, basta que o proprietário quite uma taxa de serviço e assine um termo de adesão. Já o pagamento é cobrado por meio de mensalidades que podem variar de acordo com os custos pagos com os sinistros dos associados.

Apólice

Na proteção veicular, não existe uma apólice, uma vez que a garantia de cobertura é firmada por meio do contrato assinado pelos associados. 

Já o seguro de veículos oferece uma apólice. Esse documento registra todos os direitos, deveres, coberturas e responsabilidades das partes contratuais.

Regulamentação

Como dito, o seguro veicular é feito por seguradoras. Tais empresas são regulamentadas e precisam seguir as regras ditadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Em vista disso, os segurados ficam protegidos por meio de legislações.

Entretanto, a proteção veicular não tem uma legislação e regulamentação robusta. Na verdade, as operações das associações são regidas pelas regras do Código Civil Brasileiro e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). 

Sendo assim, não há legislações específicas, tornando burocrática a solução de eventuais problemas.

Cobertura

Quanto à cobertura, o seguro de automóvel garante proteção contra furtos, colisões, incêndios e danos contra terceiros. Além disso, existem coberturas extras, como: assistência 24 horas, acessórios, vidros e kit gás.

Não há grandes diferenças nas coberturas oferecidas pela proteção veicular. Algo que pode diferir é a contratação de proteções adicionais. No geral, são poucas ou nenhuma. Essa falta de adicionais pode prejudicar o proprietário caso queira proteger algo valioso no veículo.

Quais as vantagens do seguro auto e proteção veicular?

Sem dúvidas, a melhor maneira de proteger o carro é contratar um seguro veicular. Como dito, esse tipo de proteção tem um alto nível de fiscalização e regulamentação. Sendo assim, o segurado tem maior qualidade e segurança nos serviços adquiridos.

Além disso, o seguro de automóvel pode ser personalizado de acordo com as necessidades, desejos e perfil do segurado. Dependendo da apólice, a cobertura pode ser total ou parcial. Ademais, é possível contratar coberturas adicionais se necessário.

Em caso de sinistros, a seguradora facilita o pagamento da indenização, respeitando as cláusulas e condições registradas na apólice. Por outro lado, o único benefício da proteção veicular é o custo das mensalidades. Porém, essa proteção não engloba todas as garantias legais que o seguro auto disponibiliza.

Sendo assim, fica claro que o seguro veicular sai na frente em relação à proteção veicular. Por isso, antes de assinar o termo de adesão desse tipo de proteção, considere com calma as vantagens do seguro auto. Com certeza, você chegará à conclusão de qual é a melhor opção.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores.

3.2 / 15 votos

[addtoany]

Comentários

  1. Os carros da Chevrolet que usam o On Star não poderiam ter redução no premio de seguro por ser este aplicativo um tipo de rastreador ?

    1. João, esse é um fator que pode impactar no preço do seguro dos carros da Chevrolet, mas não é a única a ser levada em consideração.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile