1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Proteção veicular: o que é e quais são as principais diferenças em relação a um seguro?

Se você está buscando entender o que é proteção veicular e tem o objetivo de contratar para o seu carro, antes de tomar a sua decisão, entenda o que diferencia esse serviço do Seguro Auto.

proteção veicular

Sabemos que a contratação do seguro de automóvel é fundamental para garantir tranquilidade ao dirigir seu carro. Afinal, em uma eventual colisão, roubo, furto ou qualquer outro problema, você tem a certeza de que receberá a indenização do seguro conforme a apólice que contratou. 

No entanto, se você possui uma proteção veicular ao invés de um Seguro Auto, é melhor se preocupar: as chances de você ficar na mão e não ser indenizado são muito grandes.

Isso acontece porque a proteção veicular não é um seguro. Muitas associações e cooperativas vendem este produto como se fosse seguro, mas não possuem reservas financeiras para cobrir as indenizações dos associados. Ou seja, não oferecem qualquer garantia ao cliente de que ele receberá a indenização caso necessite.

Entenda o que é proteção veicular e como funciona!

O que é proteção veicular?

O termo “proteção veicular” diz respeito a um sistema de rateio, que é um tipo de divisão proporcional de bens, lucros, prejuízos e despesas. Neste caso, os custos de sinistros (avarias, roubos, furtos, colisões, entre outras ocorrências prejudiciais ao veículo) são divididos entre os associados.

O processo de divisão funciona de forma direta e tem o objetivo de cobrir aqueles associados ao sistema caso ocorra algum problema com seu automóvel. Dessa forma, podemos dizer que a proteção veicular é um fundo administrado por uma Associação, que deve ser legalizada e devidamente registrada.

No entanto, diferente do Seguro Auto, a proteção veicular é uma forma de divisão de custos, pagos mensalmente pelos envolvidos, em relação a sinistros ocorridos no período prevalecente. O dinheiro guardado pelo fundo é destinado aos consertos dos veículos protegidos pelo sistema. 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro tradicional?

Entendido o que é proteção veicular, é preciso saber também o que a diferencia em relação ao Seguro Auto.

Em primeiro lugar, o Seguro Auto é administrado por seguradoras, empresas de iniciativa privada e interesse econômico. Já a proteção veicular, como vimos, é controlada por associações cooperativas e sem fins lucrativos.

Veja outras diferenças importantes: 

Apólice: 

No sistema de proteção veicular não há apólice, sendo a garantia dada por meio de contrato por todos os envolvidos, que devem se responsabilizar pelo acordo assinado. 

Já no Seguro Auto, há uma apólice que indica deveres e responsabilidades da seguradora e do cliente. Basicamente, a seguradora se torna a responsável pelos riscos, então os custos com sinistros passam a ser dela.

Regulamentação:

A regulamentação das seguradoras é feita pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por isso, as regras dessas entidades devem ser rigorosamente seguidas, oferecendo maior garantia e segurança aos clientes na hora de contratá-las.

Já as associações que tratam da proteção veicular não possuem tal rigidez regulamentadora, visto que só precisam atender ao Código Civil Brasileiro e Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB). Isso significa que qualquer problema pode ser mais burocrático de resolver. 

Cobertura:

A maior diferença nesse quesito é com relação a coberturas adicionais, que, diferente do Seguro Auto e sua flexibilidade de coberturas, a proteção veicular dificilmente vai oferecer.

Como garantir a proteção do seu veículo? 

Entendeu o que é proteção veicular e quer dar o primeiro passo para proteger o seu veículo de forma confiável? Comece sabendo diferenciar um serviço de outro.

Afinal, se o que você pretende é garantir a proteção do seu veículo, saiba que a maneira mais segura de fazer isso é por meio da contratação de um Seguro Auto, que possui um nível incomparável de regulamentação e fiscalização. Isso garante maior qualidade nos serviços ofertados.

É preciso lembrar também que, embora haja diferença nos preços em relação à proteção veicular, que costuma ter custos mais baratos, há muita distinção nos direitos oferecidos aos segurados. O Seguro Auto pode ser totalmente personalizado de acordo com as suas necessidades e garantir a cobertura total do veículo.

Isso é possível por meio da oferta de coberturas adicionais para uma proteção diferenciada, como em casos de emergência e necessidade de serviços extras. Há ainda a questão da indenização, benefício que a seguradora disponibiliza com maior facilidade e menos responsabilidades em relação a terceiros. 

Portanto, para identificar se você está adquirindo uma proteção veicular ao invés de um seguro de carro, consulte se a empresa que está oferecendo o produto está cadastrada no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). A consulta pode ser feita rapidamente online. 

Saiba que somente as seguradoras fiscalizadas pelo órgão têm autorização legal para emitir apólice de seguro. Portanto, ao receber uma oferta do serviço muito barato, desconfie: você pode estar colocando seu carro em risco. É como diz o ditado: o barato pode sair caro.

Como escolher uma seguradora? 

Já sabendo diferenciar o que é proteção veicular de um Seguro Auto, veja como escolher uma seguradora na hora de proteger seu carro com segurança:

  • Considere os serviços inclusos: guincho e assistência 24h ou chaveiro são serviços que podem estar agregados à proposta e merecem atenção, visto que podem realmente ser úteis;
  • Compare seguradoras: muito além do preço dos seguros, analise a opinião dos clientes, a nota de atendimento no site ReclameAqui, as coberturas e serviços oferecidos e, finalmente, o custo-benefício da contratação;
  • Entenda o que realmente precisa contratar: um ponto importante é entender exatamente quais serviços serão úteis para você, o que ajuda a reduzir o custo do seguro e a deixá-lo mais personalizado de acordo com seu uso;
  • Saiba reduzir os custos do seguro: há algumas formas de obter descontos quanto ao preço do seguro, como estacionar em garagens e utilizar dispositivos antifurto (bloqueadores e rastreadores);
  • Faça simulações: por fim, é muito importante fazer quantas cotações forem necessárias para a tomada de decisão final.

Agora que você já sabe o que é proteção veicular, quer garantir a segurança do seu carro contratando um Seguro Auto? Saiba que pode contar com a Minuto para isso, a maior corretora online do país e que oferece atendimento online e facilitado para atender às suas necessidades.

Faça uma cotação totalmente gratuita e veja os benefícios de contratar a Minuto Seguros! 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Emkt Infográfico
Infográfico comparando os benefícios de Seguradoras e Associações.

5 / 3 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *