Proteção veicular: o que é e qual a diferença para seguro auto

Matéria sobre proteção veicular - Na imagem: mãos sobre carro
Quer tirar suas dúvidas sobre proteção veicular? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender o que é, como ele funciona e qual a diferença entre ele e o seguro auto.

Na hora de proteger seu veículo, você se depara com duas opções: a proteção veicular e o seguro auto. Embora ambas prometam segurança contra imprevistos, as diferenças entre elas são significativas e podem impactar diretamente no seu bolso.

Neste artigo, vamos esclarecer essas diferenças e ajudar você a tomar uma decisão bem-informada. Continue lendo para entender a melhor forma de proteger seu veículo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é a proteção veicular?

A proteção veicular é um serviço que torna o contratante parte de um sistema de responsabilidade mútua. Isso quer dizer que em caso de sinistro, você divide os custos com os demais associados. Esse é um serviço sem qualquer respaldo jurídico, de empresas que não são fiscalizadas pela Susep.

As associações que emitem esse tipo de proteção não têm reserva técnica, então caso ocorra um sinistro esse valor sai caixa da associação. Isso faz com que o pagamento da indenização seja incerto.

A Polícia Federal orienta aos clientes dessas associações que busquem informações sobre o que contrataram e, se possível, fiquem atentos ao fechamento dessas empresas para evitar prejuízos.

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro?

Um ponto importante dessa questão é deixar claro que proteção veicular não é seguro.

Seguro auto pode ser vendido apenas por empresas legalmente autorizadas que possuem respaldo jurídico e são fiscalizadas pela SUSEP. Esse não é o caso da proteção veicular.

Abaixo explico as principais diferenças entre essas proteções.

Apólice

Na proteção veicular não há apólice, sendo a garantia dada por meio de contrato por todos os envolvidos, que devem se responsabilizar pelo acordo assinado.

Já no seguro auto, há uma apólice que indica deveres e responsabilidades da seguradora e do cliente. Basicamente, a seguradora se torna a responsável pelos riscos, então os custos com sinistros passam a ser dela.

Regulamentação

A regulamentação das seguradoras é feita pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por isso, as regras dessas entidades devem ser rigorosamente seguidas, oferecendo maior garantia e segurança aos clientes na hora de contratá-las.

Já as associações de proteção veicular não possuem tal rigidez regulatória. Isso pode abrir brechas para problemas na hora de receber a indenização.

Cobertura

Para entender mais sobre o tema, assista ao vídeo abaixo do Jornal da Cultura. Nele você conhece a história de Carlos Eduardo e como ele quase teve um prejuízo de R$ 45 mil reais.

Como garantir a proteção do seu veículo

Embora o preço da proteção veicular seja menor, você pode ficar sem sua indenização. Então a melhor forma de proteger seu veículo é contratar proteção apenas nas empresas com autorização legal para vender seguros.

Veja abaixo como garantir que seu veículo está protegido e que você está pagando apenas o preço justo.

Pesquise sobre as seguradoras

Já sabendo diferenciar o que é proteção veicular de um seguro auto, você deve conhecer as melhores seguradoras do Brasil.

Ao conhecer melhor as seguradoras você escolhe com mais segurança aquela que atende suas necessidades.

Comparar as cotações

Para encontrar a melhor opção de seguro e economizar até 30% na renovação você precisa fazer uma cotação na Minuto Seguros.

Em poucos cliques, você pode ter os preços de até 17 seguradoras para encontrar o plano ideal para você. Além da praticidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiança: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Economizar até 30%: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras em um único lugar;

Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre proteção veicular.

Corro o risco de não receber em caso de sinistro? 

Sim, pois na proteção veicular é o caixa da associação que assume o pagamento da indenização. Ou seja, se não houver caixa na associação, pode ser que você não receba.

Para simplificar, ao optar pela proteção veicular ao invés do seguro você pode:

  • Não receber a indenização;
  • Pagar mais do que o previsto;
  • Não ter com quem reclamar.

Por isso, se você optar pela proteção veicular, pesquise bastante para evitar dor de cabeça.

Associações de Proteção Veicular são legais? 

Segundo matéria no portal da Polícia Federal, associações são empresas “que atuam na ilegalidade por não terem autorização do Estado para comercializarem seguro automotivo”. Vale sempre lembrar que a venda de seguro deve ser autorizada pela SUSEP.

Como não há fiscalização estatal, não é possível verificar se a associação tem dinheiro para pagar as coberturas. Há casos onde a associação simplesmente deixa de existir e o associado fica com o prejuízo.

Agora que você já sabe tudo sobre proteção veicular, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor forma de deixar seu veículo seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *