1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro para carro: veja mitos e verdades sobre o produto

Quando pensamos em contratar um seguro para carro, algumas dúvidas podem surgir em quem não tem tanto conhecimento sobre o produto e é possível se confundir diante de opiniões não embasadas. É aí que surgem alguns mitos sobre este assunto. 

seguro para carro

Por conta disso, preparamos este texto para falar sobre alguns mitos e verdades sobre o seguro para carro. É importante ressaltar que cada seguradora tem seu jeito de trabalhar e podem existir algumas diferenças em determinados serviços oferecidos. Mas, no geral, as regras se mantêm.

Importância do seguro para carro

Antes de prosseguirmos com este assunto importante, saiba que na Minuto Seguros contamos com as melhores seguradoras de automóveis do mercado. E se você tiver alguma dúvida durante a contratação, pode contar com a nossa equipe para esclarecer tudo. 

Para cotar com a gente é muito simples e rápido: basta acessar o site da Minuto Seguros e preencher o formulário. Se preferir, pode ligar gratuitamente para o número 0800 773 3000 e conversar com um de nossos consultores.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

Agora vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre seguro auto!

Mitos e verdades sobre seguro para carro

Se não pagar o seguro do carro, ele é cancelado

Verdade. Como qualquer outro produto, caso não haja o pagamento do seguro, ele pode ser cancelado. Claro que há algumas possibilidades, por exemplo: se ele for feito com quatro parcelas, três foram pagas e a última não, ele ainda vigora por um determinado número de dias para que a regularização pode ser feita. Explicamos mais sobre esse assunto nesse texto que responde em quanto tempo a apólice é cancelada por falta de pagamento.

Seguro para carro que fica na garagem é mais barato

Verdade. Inclusive, essa é uma das grandes verdades quando falamos de seguro para carro. Isso acontece porque um carro que fica na garagem está menos exposto aos riscos do que veículos que ficam estacionados nas ruas, aumentando a probabilidade de ocorrer um sinistro

Mulheres geralmente pagam mais barato pelo seguro para carro 

Verdade. As mulheres têm tendência a pagar menos pelo seguro, mas isso vai depender do perfil comparado entre mulher e homem. Se os perfis forem idênticos e a única diferença for o sexo, a probabilidade da mulher pagar menos é grande.

Segundo dados das seguradoras, a maioria de sinistros, principalmente aqueles que se referem à perda total, ocorrem na mão de homens e não de mulheres. Então, considerando que mulheres são um grupo de menor risco em comparação aos homens, elas pagam menos do que eles, geralmente. Por isso, é possível dizer que, de forma geral, seguro para o público feminino é mais barato.

Carros antigos têm seguros mais caros

Verdade. Carros antigos, em geral com mais de 10 ou 15 anos, apresentam muita dificuldade na manutenção e para encontrar peças. Às vezes, elas nem existem mais ou então são muito caras. Em geral, é comum que seguros para carros novos ou seminovos com até cinco anos de uso tenham o valor final mais barato. Isso considerando as coberturas para batidas, roubo e furto e assistências básicas.

Instalar bloqueadores e rastreadores deixa o seguro para carro mais barato

Verdade. O valor cobrado pela seguradora será menor porque as chances do carro ser encontrado em caso de roubo ou furto aumentam com bloqueadores e rastreadores instalados. 

Seguro mais caro para carros mais novos

Mito. A primeira informação a ser entendida pelas pessoas que estão fazendo seguro pela primeira vez é que não há uma tabela fixa de seguros de carros. O preço de seguro para carro é calculado com base em diversas variáveis, de acordo com o perfil do motorista, do modelo do veículo, onde ele passa a noite estacionado, entre outros fatores. 

Desastres naturais não têm cobertura

Mito. Muitas pessoas acreditam que realmente um seguro auto não possa cobrir desastres naturais, mas a cobertura adicional de danos causados pela natureza tem esse papel. Com essa proteção contratada, acidentes provocados por esse tipo de evento estão cobertos. Entre os sinistros que entram nessa categoria, estão problemas ocasionados por temporais, ventania, terremoto, enchentes, quedas de árvores e outros.

Tem dúvidas com relação a mitos e verdades no seguro para carro? Mande para a gente por meio dos comentários abaixo!

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *