1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

5 motivos para não cancelar seu Seguro Auto agora

Nos últimos tempos, estamos vivendo uma situação totalmente atípica com a quarentena necessária por conta do coronavírus. Vários aspectos da vida das pessoas mudaram radicalmente e, com isso, surgem dúvidas quanto ao que se deve fazer com determinados assuntos. Cancelar o seguro do carro, por exemplo, está entre as ações que não são indicadas nesta situação.

cancelar seguro auto

Por isso, listamos cinco motivos que mostram a importância de permanecer com sua apólice vigente.  

Por que não cancelar o seguro do seu carro

1. Apoio da Assistência 24 horas

Um dos principais motivos para não cancelar o seu seguro está diretamente ligado a uma das coberturas que auxilia os motoristas no dia a dia. A Assistência 24 horas possui uma série de serviços que ajudam os proprietários em momentos delicados.

Você sabia que carros parados por muito tempo podem ter problemas por conta disso? A bateria pode se esgotar por conta de alarmes ligados, rádio e luzes, por exemplo. E se você só perceber quando precisar utilizar o veículo? Neste caso, com a assistência 24 horas, basta acionar o seguro para que o profissional enviado pela seguradora possa dar a carga necessária.

Além disso, se a gasolina estiver muito antiga pode se formar uma substância viscosa que obstrui os filtros e entope os injetores, por exemplo. Dessa forma, o automóvel pode ter problemas na hora da partida. Com o seguro ativo, é possível acionar a assistência para levar o veículo até a oficina mecânica mais próxima.

2. Proteção para quando precisa sair

O seguro de carro garante a proteção por todo o período de vigência da apólice. Ou seja, qualquer imprevisto que ocorrer nesse período e tiver cobertura fará com que você tenha o auxílio necessário. Por isso, mesmo que a previsão seja de utilizar pouco o automóvel, é extremamente arriscado cancelar o seguro.

Imagine que você precise ir ao mercado para abastecer os mantimentos da sua casa. No meio do caminho, acaba colidindo com outro veículo. Se você tiver cancelado o seguro e for responsabilizado pelo acidente, precisará arcar sozinho com os danos do seu veículo. 

Já se a sua apólice estiver vigente, você receberá apoio financeiro para o conserto em caso de perda parcial ou a indenização se a perda for total. Caso possua a cobertura para terceiros, ainda não precisará arcar com os custos dos danos causados ao outro envolvido.

O mesmo vale para casos em que existam emergências de saúde. Sair às ruas sem seguro é um risco muito alto.

3. Cobertura para roubo e furto

Em tempos de deixar o carro guardado por muito tempo, pode se ter a sensação de que nada vai acontecer com o veículo. Porém, embora o fato do veículo não estar estacionado na rua diminua o risco, roubo e furto podem acontecer mesmo assim.

Além disso, em determinados momentos é provável que seja necessário sair com o veículo às ruas. Seja para reabastecer a residência com mantimentos, ir a hospitais ou postos de saúde ou qualquer outro motivo, rodar com o automóvel após ter feito o cancelamento do seguro auto é se expor aos riscos sem qualquer proteção por trás.

Ter o veículo levado por criminosos já é ruim, mas imagina ter um bem pelo qual foi feito um investimento considerável levado em um momento de instabilidade geral da sociedade? Caso você não tenha mais o seguro vigente, pode sofrer com um prejuízo enorme que poderá trazer impactos futuros nas finanças.

Por isso, estar protegido com o seguro é essencial para garantir a sua tranquilidade. 

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

4. Cancelar o seguro pode dar falsa ideia de economia

Muitas vezes é possível imaginar que, ao cancelar o seguro do seu carro, você estará fazendo uma economia. Mas esse pensamento não leva em conta os riscos aos quais o veículo está exposto quando for necessária a sua utilização ou até mesmo enquanto ele estiver em casa, sem ser movimentado.

Pense que, com o valor do seguro, apenas uma parte ínfima do valor do veículo está sendo investida. Se houver um acidente que dê perda total ou se o carro for roubado, o prejuízo de não contar com a indenização nestes momentos será muito maior.

Além disso, outras coberturas do seguro, como a assistência 24 horas, por exemplo, também ajudam a economizar a longo prazo. Com isso, você poderá utilizar serviços como guincho, chaveiro e socorro mecânico sem gastar nada a mais. Caso precise destes auxílios sem o seguro contratado, será necessário arcar com os custos de cada um deles separadamente.

Ou seja, o melhor a se fazer é garantir a proteção do seu veículo e não ficar exposto aos riscos sem estar resguardado, pois o que inicialmente poderia parecer uma economia pode se tornar um enorme prejuízo. 

5. Poder ter o bônus na renovação

Quando o segurado passa toda a vigência de sua apólice sem sofrer algum sinistro, ele ganha uma classe de bônus. Esse mecanismo funciona como uma pontuação que pode render benefícios na hora da renovação, como eventuais descontos. Contudo, em caso de cancelamento do seguro auto, dependendo do tempo que o proprietário ficar sem, ele pode perder o bônus.

Se o proprietário desejar cancelar o seguro para trocar de seguradora, por exemplo, a classe de bônus não é perdida, desde que a contratação da próxima apólice seja realizada dentro de um determinado período. Mas, se o cancelamento for realizado com a intenção de não contar mais com o produto por muito tempo, essa pontuação é perdida gradativamente. 

Portanto, o ideal é manter o seguro ativo não apenas para poder garantir uma eventual pontuação na classe de bônus, mas também para ficar protegido contra quaisquer imprevistos que possam acontecer.

Importância do seguro de carro

Com todos os itens que mencionamos acima, agora você já sabe por que é importante não cancelar o seguro auto. Entretanto, caso você ainda não possua seguro, estes mesmos motivos servem para que você adquira a sua proteção agora mesmo.

Afinal, em todos os momentos, nada é melhor do que estar tranquilo, sabendo que um patrimônio pelo qual você investiu tanto esforço estará resguardado. Por isso, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, para realizar a cotação do seu seguro auto. Trabalhamos com as principais seguradoras do País para garantir que você receba a proposta mais adequada ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

 

 

5 / 2 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *