1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

6 dicas de seguro para carro que você precisa saber!

Você está buscando dicas de seguro para carros? Vai procurar a melhor solução para o seu veículo e precisa entender o que se encaixa em suas necessidades? Então, aproveite para ficar por dentro dos melhores conselhos neste conteúdo! 

dicas de seguro para carros

O mercado de seguros cresce no Brasil, sendo que, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), nos sete primeiros meses de 2021, o setor supervisionado arrecadou 172,46 bilhões, correspondentes a 24,35 bilhões a mais que o mesmo período de 2020

Isso comprova como cada vez mais pessoas estão atentas à importância de contar com essa proteção. 

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ter um seguro é essencial para que seja possível alcançar maior tranquilidade no dia a dia e se prevenir contra imprevistos.

Para você que já está pensando em contratar proteção para o seu carro, listamos seis dicas sobre o seguro auto. Olha só:  

6 dicas de seguro para carros que todo mundo deve saber 

1. Pesquise e compare preços

Uma das principais dicas de seguro para carros é pesquisar e comparar preços antes de fechar. Existem muitas seguradoras no mercado que podem oferecer condições, valores e produtos diferentes.

Sempre procure cotar com ao menos 3 empresas diferentes antes de se decidir. Mas é muito importante também avaliar o custo x benefício.

Tenha em mente que é preciso levar em conta muitas coisas ao cotar o seguro e nem sempre o seguro mais barato é o melhor para você.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

2. Entenda a sua necessidade antes de contratar

Os seguros não são todos iguais e, geralmente, os planos são compostos por coberturas. As básicas normalmente cobrem roubo, incêndio, danos por alagamento ou colisão, mas existem outras com as quais você pode complementar sua proteção, como quebra de vidros e carro reserva.

Dependendo do rol de coberturas disponíveis, o valor pode ser maior ou menor.

É claro que quanto mais coberturas, mais tranquilo você fica, mas é importante avaliar a sua necessidade antes de contratar.

Por exemplo: você costuma utilizar o carro frequentemente em viagens mais longas? Nesse caso, vale a pena contratar a Assistência 24 horas com uma quilometragem de guincho maior. Já se roda somente em perímetro urbano, uma quilometragem mais baixa pode ser o suficiente. 

3. Inclua coberturas necessárias

O mais importante na hora de cotar é entender como você usará o veículo e quais são as proteções necessárias para você ficar resguardado. 

Por isso, avalie o que é mais importante para você para decidir quais coberturas contratar. 

O valor do seguro também pode variar em função dessas escolhas. Então, a recomendação é sempre pensar no melhor custo x benefício e na tranquilidade. 

Analise sempre a comodidade que você terá ao poder contar com proteções extras e como elas podem lhe ajudar de acordo com a utilização que você tem do veículo. 

4. Considere a cobertura para terceiros

Entre as principais dicas de seguro para carros está a contratação da cobertura de terceiros. Também conhecida como cobertura de Responsabilidade Civil (RCV), ela é muito importante para cobrir possíveis danos a terceiros em caso de acidente.

Caso o motorista seja o responsável por algum incidente com prejuízos materiais ou corporais às vítimas, o seguro arca com os custos da assistência, de acordo com o valor estipulado na apólice.

5. Atenção com a documentação

Fique bastante atento à documentação do seu veículo e de toda a apólice para saber se tudo está em regularidade. Também busque entender quais expectativas você poderá ter com o seguro depois.

Cabe esclarecer que é possível fazer seguro para carros financiados. Mas em todo caso, na hora de contratar, é essencial prestar atenção em todas as informações fornecidas.

Se você utilizar dados desatualizados, como endereço, ou digitar errado algo, poderá ter problemas depois ao acionar o seguro.

6. Cuidado com a vistoria

Por fim, uma das dicas de seguro para carros que não pode faltar é se atentar à vistoria. Geralmente esse processo pode levar mais tempo na contratação e, por isso, vale estar bem informado quanto a ela.

Quando é feita a renovação do seguro ou se o seu carro for 0km, ela pode ser dispensada. Igualmente existe a possibilidade de vistoria online.

Para tanto, a seguradora envia um link para os clientes em alguns casos e por ali são preenchidas informações e enviadas fotos das condições do veículo.

Prêmio ou franquia: qual a diferença? 

Quando falamos em prêmio, nos referimos ao valor que é pago pelo seguro. Vamos supor que, ao longo do ano, seu seguro fique, por exemplo, R$ 1.200,00. Pagando à vista ou parcelado, esse é o montante que você terá que desembolsar para ter direito à proteção.

Já a franquia é o valor, estipulado na apólice, que você paga para consertar o veículo, em caso de sinistro com perda parcial.

Escolhendo um tipo de franquia maior, o prêmio provavelmente ficará mais barato. Isso significa que você vai pagar menos pelo seu seguro. 

Porém, se houver uma batida e precisar acionar a cobertura de danos, você terá que desembolsar um montante maior para arrumar.

Além disso, o que devo saber sobre seguro de automóvel? 

Além de saber dessas dicas de seguro para carros, é importante também desvendar alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Uma das afirmações que se faz é a de que se o carro for mais velho o seguro é mais caro. Isso geralmente acontece, afinal, é mais difícil inclusive encontrar peças de reposição.

Já a ideia de que os bens no interior do carro ou objetos pessoais, como relógios e câmeras, serão ressarcidos é equivocada. O ideal é sempre evitar deixar pertences no veículo. Afinal, o seguro cobrirá só o automóvel.

Gostou de saber sobre essas dicas de seguro para carros? Que tal começar a cotar o seu agora mesmo e não ficar sem essa proteção? 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.