Muitas vezes manter um carro pode ser tão custoso ou até mais do que seu valor inicial. Afinal, podem ocorrer gastos altos em ocasiões inesperadas, como acidentes e outros tipos de sinistros. É justamente por isso que muitos optam por buscar coberturas, como no caso do seguro sobre perda total.
A perda total é uma das situações em que o segurado recebe indenização integral quando o veículo sofre sinistro. Desta forma, o pagamento da franquia não é necessário. No entanto, você sabe qual a diferença entre perda total e perda parcial? Continue lendo e descubra!
Índice:
O que caracteriza perda total e perda parcial do veículo?
Uma das maiores dúvidas quanto ao seguro sobre perda total é justamente em relação a quando ocorre a condição que resulta em indenização integral. E os critérios desse pagamento são definidos com base nas características dos prejuízos causados ao veículo.
Assim, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que determina a quantia que será indenizada é o fato de os custos com os sinistros serem inferiores, iguais ou superiores ao teto de 75% em relação ao valor contratado pelo segurado.
Partindo disso, veja quais são os casos considerados para ambas as situações:
O que é perda total?
Quando há sinistros cujo valor de conserto do veículo é igual ou superior a 75% do valor do carro. Este que, por sua vez, é estipulado em contrato. Neste caso, o seguro indeniza integralmente seguindo o limite definido na apólice e também não há franquia.
O que é perda parcial?
Já neste caso é quando ocorrem sinistros cujo o custo estabelecido de reparo for menor que 75% do valor definido na hora da contratação. Sendo assim, o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença. Além disso, se o valor ficar abaixo da franquia, não é possível acionar o seguro.
Entenda quando ocorre a perda total
Há vários casos que possibilitam acionar o seguro sobre perda total. Isso significa dizer que não é só em situações de acidente e colisões de trânsito. Por exemplo, sinistros ligados a causas naturais também podem levar à indenização integral, como enchentes e incêndios.
Além disso, pode ocorrer de o veículo ser acometido em um alto nível de dano, mas ainda haver a possibilidade de ser vendido e voltar a circular. Nesse sentido, é feito um diagnóstico para avaliar a possibilidade de venda ou troca e somente após a análise é que será definida a condição do carro e o quanto ele foi depreciado.
Como saber se estou coberto pela perda total?
Como vimos, para que o seguro sobre perda total seja acionado, é preciso que haja uma análise que vai determinar se o veículo foi ou não totalmente danificado. Para isso, há procedimentos que devem ser feitos, como:
- Vistoria com perito: um perito da seguradora verifica o estado do carro e se há irregularidade quanto ao sinistro descrito;
- Orçamento de conserto: é preciso que um orçamento seja feito por uma oficina para avaliar os custos dos reparos em relação a várias partes, como pintura e funilaria, mecânica, elétrica, entre outras;
- Orçamento da companhia seguradora: após essas etapas, a seguradora avalia o valor e pode tentar reajustar o preço dos reparos;
- Formalização de perda total ou parcial: por fim, há a definição da condição do automóvel e a decisão final em relação ao seguro sobre perda total.
A cobertura poderá ser feita baseada no valor de referência do mercado ou por custo determinado em apólice. Em ambos os casos, o percentual de 75% é considerado.
O que acontece com meu carro depois da formalização de perda total?
Após o seguro sobre perda total ser confirmado em relação ao carro que sofreu sinistro, ele pode passar a ser propriedade da seguradora, se estiver previsto em contrato. Dessa forma, o valor de indenização integral é repassado para o segurado.
Ou seja, o segurado tem direito à indenização de acordo com o que tiver definido em contrato, incluindo despesas extras se assim for.
Por fim, agora que você entendeu como funciona o seguro sobre perda total, salientamos a importância de adquirir uma cobertura para seu veículo.
E é por isso que a Minuto Seguros, a maior corretora on-line do Brasil, oferece proteção para o veículo em diversas situações como essas. Faça sua cotação agora mesmo preenchendo o formulário abaixo.
[addtoany]