Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Não conseguiu um seguro para seu carro modificado? Explicamos o motivo

Seguro para carros modificadosVocê provavelmente deve conhecer a famosa franquia de filmes “Velozes e Furiosos”. Seu primeiro filme, lançado em junho de 2001, fez um grande sucesso e popularizou a modificação de carros pelo mundo.

Veículos com pinturas e adesivos, neons, partes em carbono, aerofólios e motor turbinado começaram a surgir com cada vez mais frequência. E a movimentação continuou a medida que novos filmes foram sendo lançados.

Mas, assim como qualquer dono, os proprietários desses automóveis também buscam proteger o bem. E aí entra uma questão frequente: Como faço com o seguro tendo um carro modificado?

Talvez você não saiba, mas há uma grande dificuldade em contratar um seguro auto para modificados. Apesar de algumas modificações terem sido regularizadas pelo Contran há alguns anos, esses veículos têm aceitação restrita com base em alguns argumentos:

– Peças originais são retiradas do carro para a inserção de novos elementos que podem aumentar o risco de envolvimento em acidentes ou agravamento dos danos. Essas alterações afetam diversas características determinadas pela montadora do veículo (dirigibilidade, centro de gravidade, etc). Um carro rebaixado, por exemplo, está muito mais exposto a sofrer danos por conta do constante contato com o asfalto. Buracos e quebra-molas se tornam ainda mais perigosos.

– O custo de reparação do veículo pode ser maior que o esperado. Peças de modificação e customização são caras e as seguradoras teriam mais dificuldade para avaliar o tamanho do prejuízo em caso de um sinistro.

– Não podemos generalizar, mas é inegável que parte dos amantes da modificação de carros tem um perfil de direção mais “esportiva” – o que aumenta o risco de se envolverem em acidentes.

Portanto, esteja ciente desse contexto, caso você tenha interesse em adquirir um veículo para modificação ou fazer alterações impactantes no seu carro.