Presidente do Denatran cogita mudança de regras na CNH

Em entrevista ao site Autoesporte, o novo presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias, comentou sobre a possibilidade de alterações relacionadas à carteira de habilitação. Entre elas, estaria uma revisão sobre a pontuação por infrações e mudança no prazo de renovação.

mudanças CNH

Foto: Ministério das Cidades / Divulgação

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Questionado sobre a possibilidade de aumentar a pontuação que suspende a CNH, Jerry dias afirmou que o principal estudo do Denatran hoje não prevê alteração no limite de 20 pontos, que vigora atualmente, mas avalia infrações administrativas que podem deixar de incidir no documento do motorista.

“Existe a discussão que ainda é bastante forte em relação a algumas condutas. Nesse caso que não gerariam grandes consequências em nível de segurança viária, mas geram pontuação. Como você deixar de transferir seu veículo no prazo de 30 dias. Isso gera pontuação na carteira, mas qual é o risco efetivo à segurança viária?”, questiona Dias.

Outro ponto importante que o presidente do Denatran abordou foi relacionado ao prazo de renovação da CNH. De acordo com ele, a mudança que ocorreu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que antes validava a carteira de habilitação até os 40 anos de idade do motorista e foi modificada para ser renovada a cada 5 anos, precisa de uma avaliação sobre o impacto que gerou no sistema de trânsito.

“A gente não pode fugir da discussão porque ela é interessante. É boa até para avaliar qual impacto essa redução para 5 anos teve em relação à segurança no trânsito. Não podemos descartar de pronto porque dependemos de um estudo mais apurado, afirma Dias.

Fonte: Autoesporte

Um comentário em “Presidente do Denatran cogita mudança de regras na CNH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *