1. Home
  2. »
  3. Seguros

Como fazer seguro para Motorhome e trailer? Entenda como funciona esse seguro

Alguns definem o motorhome ou trailer como uma modalidade de viagem. Já outros preferem dizer que é um estilo de vida. Sendo uma coisa ou outra, a grande verdade é que o número de adeptos apaixonados por esse tipo de veículo está em crescimento. E para viajar com mais segurança, muitos contratam um seguro motorhome e trailer.

Mas como funciona essa modalidade de seguro? Por que é importante? Quanto custa? Neste artigo, respondemos esses e outros questionamentos. Acompanhe os próximos tópicos!

Como funciona o seguro motorhome ou trailer?

De acordo com um artigo do site viagem e turismo da editora Abril, o distanciamento social vindo com a pandemia do Covid-19 fez disparar o número de locações de motorhome e trailer no Brasil.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Uma segunda razão é a forte tendência do trabalho remoto (home office ou híbrido). Esses modelos de trabalho permitem que os profissionais exerçam suas atividades de qualquer lugar.

Mas como dito na introdução, muitos são movidos pelo simples sonho de viajar — sem deixar de levar um pouco do lar. Não importa o motivo, o seguro motorhome ou trailer é a solução para garantir a proteção do veículo.

Na prática, esse tipo de apólice tem coberturas bem parecidas com as feitas nos automóveis tradicionais, por exemplo:

  • Furto;
  • Roubo;
  • Colisão;
  • Inundação;
  • Incêndio;
  • Adicionais que protegem faróis, vidros e colisões contra terceiros.

Uma diferença é que o seguro motorhome recebe uma tarifa adicional por entrar na categoria “casas volantes e trailer”. Dessa forma, são oferecidos alguns serviços específicos, como o pagamento de despesas com hospedagem caso aconteça um sinistro com o veículo.

Para definir o valor do seguro, um dos critérios é a apresentação de um documento (como a nota fiscal de fábrica) que mostre o valor do automóvel. Outro documento solicitado são as notas fiscais que tem o custo das adaptações feitas no veículo para ser utilizado como motorhome ou trailer.

Com base nas informações apresentadas, é definido também o valor da franquia. Essa é uma coparticipação (entre seguradora e proprietário) que consiste no pagamento de uma tarifa em caso de acidentes. Vale ressaltar que o proprietário pode optar por uma cobertura total ou parcial do veículo.

Entre os benefícios adicionais oferecidos pelo seguro, estão a assistência guincho e serviços a residência (chaveiro, hidráulica, elétrica etc.). Sem falar da tranquilidade de poder “colocar o pé na estrada” por eliminar a preocupação com possíveis danos ou perdas no motorhome ou trailer.

Por que fazer seguro antes de viajar com o motorhome?

Um dos grandes motivos para fazer seguro motorhome é proteger não só o veículo como também a moradia atrelada a ele. Nesse ambiente, os proprietários costumam ter aparelhos domésticos e outros itens de valor.

Em caso de batida, se esses objetos forem danificados, o seguro cobre. É importante ressaltar aqui que a apólice não oferece cobertura contra danos causados pelo proprietário ou roubo desses equipamentos. Para obter esse tipo de proteção, é necessário fazer um seguro específico.

Outro benefício de contratar a proteção para motorhome e trailer é a prevenção. Infelizmente, não existem muitos locais para estacionar motorhome no Brasil com segurança. Sendo assim, em situações de roubo, o proprietário não terá a triste sensação de perder todo o seu investimento.

Existe ainda mais uma razão para fazer o seguro. Muitos viajam com a família, e se houver vários motoristas, talvez exista um revezamento no volante (uma atitude muito prudente). Nesse caso, é possível incluir todos os motoristas na apólice, e assim, garantir uma proteção completa.

E se o desejo é viajar para fora do Brasil? Vale a pena fazer seguro motorhome e trailer? Sim, mas é necessário ficar atento a alguns aspectos – e o principal deles é se a seguradora oferece cobertura internacional.

Existem aquelas que disponibilizam serviços de assistência em países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. O ideal é conversar abertamente com a corretora de seguros para entender qual é a melhor opção de acordo com as necessidades específicas dos viajantes internacionais.

Considere fazer também um seguro viagem

Para uma proteção extra, o proprietário do motorhome pode contratar um seguro viagem. Esse tipo de apólice oferece os seguintes serviços:

  • Familiar: cobertura para casal e filhos;
  • Individual: segurança para quem deseja viajar sozinho;
  • Viagem nacional:— proteção em viagens feitas no território brasileiro;
  • Viagem internacional: coberturas para a viagens ao exterior;
  • Esportes: segurança para roteiros que incluem atividades radicais ou de aventura (mergulho, montanhismo, rafting, surf etc.);

Especificando as coberturas que compõem o seguro viagem, podemos dividi-las em:

  • Básica: despesas hospitalares, médicas e odontológicas, morte (acidental ou não), invalidez parcial ou total, regresso sanitário, traslado em caso de falecimento e consultas médicas;
  • Adicionais: funeral, regresso antecipado por cancelamento da viagem, roubo, furto ou dano a bagagens e outras coberturas especiais.

Além da proteção adicional, o seguro viagem pode ajudar o proprietário a conseguir descontos com a seguradora na apólice do motorhome, uma vez que não será necessário incluir alguns adicionais que já constam no seguro viagem.

Além disso, existem seguradoras que disponibilizam descontos para aqueles que contratam vários serviços. Seria como um bônus de fidelidade ou programa de pontuação que abate valores da apólice à medida que o segurado ganha pontos vindos da aquisição de produtos ou serviços.

Quanto custa o seguro de um trailer?

Não existe um valor pré-definido para o seguro de trailer. O motivo é que o custo varia de acordo com aspectos específicos, como:

  • Preço do automóvel;
  • Custo das adaptações para acoplar o trailer;
  • Idade do condutor ou condutores;
  • Tempo de habilitação;
  • Serviços e adicionais contratados;
  • Equipamentos existentes dentro do trailer;
  • Valor da franquia.

Devido a todos esses detalhes, é essencial que o proprietário do trailer procure uma seguradora especializada de confiança. Dessa forma, não haverá surpresas desagradáveis, como custos desconhecidos embutidos na apólice. Além disso, o seguro contratado será perfeito para as necessidades do viajante.

Dicas extras para uma viagem mais segura

Para os passageiros de primeira viagem, são essenciais algumas dicas de segurança. A seguir, elencamos as principais para uma trajetória tranquila sem ter nada com que se preocupar a não ser curtir a experiência.

Avalie suas necessidades antes de escolher um modelo

Qual é o melhor modelo e tamanho de motorhome ou trailer? Depende das suas necessidades. Alguns viajam sozinhos ou com poucas pessoas, já outros têm uma família grande. Então, o espaço interno deve ser de acordo com a quantidade de viajantes.

Quanto à estrutura, o veículo precisa contar com sanitário, cozinha e um ambiente para dormir. Por outro lado, é importante ter equipamentos básicos, como fogão, geladeira, mesa e ar condicionado.

Monte um roteiro de viagem

A falta de um roteiro de viagem pode ser perigosa. O melhor é definir com antecedência os lugares que deseja conhecer, bem como as paradas, postos de gasolina e estacionamentos para motorhome durante o trajeto. Com o roteiro definido, fica mais fácil também planejar os gastos com a viagem.

Verifique a infraestrutura das estradas e cidades por onde passar

As estradas brasileiras, em grande maioria, não têm uma boa infraestrutura. Dependendo da rodovia, a viagem pode ser perigosa ou aumentar o tempo gasto em um trecho. Por isso, é importante se informar sobre as condições das vias e, se possível, trocar as de pior qualidade pelas com melhor infraestrutura.

Esse mesmo cuidado deve ser seguido ao avaliar as cidades que pretende estacionar. Prefira as que tem campings para motorhomes e trailers. Dessa forma, a experiência de descanso será mais agradável e segura.

Atenção à documentação

Para dirigir o veículo, é necessária uma habilitação na categoria B. Para viagens internacionais, o motorista deve tirar a carteira internacional de habilitação (PID). É importante não esquecer também de levar os documentos pessoais e os do automóvel.

Cuidado ao guardar objetos de valor

Os itens e objetos de valor nunca devem ficar à mostra no motorhome ou trailer. O ideal é que permaneçam guardados em um local seguro, como um cofre ou compartimento interno de um móvel.

Tente aprender sobre a mecânica básica do veículo

Outra dica preciosa é fazer um curso básico de mecânica veicular. Com esse treinamento, o motorista consegue corrigir problemas simples que podem deixar o veículo parado nas estradas. Um lembrete importante é ter uma caixa de ferramentas para esses consertos rápidos.

Mapas e GPS

Mapa ou GPS, qual é o melhor? Os dois. Quando a tecnologia falha, um mapa impresso pode salvar o motorista. Por isso, tire tempo para entender como funciona o GPS, mas também para conhecer as legendas e outras informações do mapa.

Enfim, fazer uma viagem de motorhome Brasil ou pelo mundo é uma aventura que vale a pena ser vivida. Essa experiência fica melhor ainda quando não é necessário se preocupar com a proteção do veículo. Sendo assim, para evitar dores de cabeça, contrate um seguro motorhome e trailer e aproveite a viagem!

Gostou de conhecer melhor o seguro motorhome e trailer? Se ainda tiver dúvidas é só deixar um comentário.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.