Seguros personalizados: conheça as novas regras em vigor

Você já ouviu falar em seguros personalizados? Talvez essa palavra seja nova para você, mas tende a se tornar conhecida com o tempo por quem procura por esse tipo de garantia.

seguros personalizados

Isso porque novos critérios para contratação de seguros de automóveis foram aprovados pela Susep, flexibilizando as opções para quem necessita e ainda não contratou, seja por falta de esclarecimentos ou não ter condições ajustadas às possibilidades e necessidades pessoais.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Muitas pessoas no mercado continuam sem seguro veicular, arriscando-se. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, dados de 2019 mostravam que 84% da frota brasileira não é segurada.

Por aí dá para ver é um mercado que ainda tem muito a expandir! Se você sabe da importância de ter proteção para o veículo, mas ainda não sabe como funcionam os seguros personalizados, veja a seguir:

O que são os seguros personalizados?

Os seguros personalizados são produtos em que escolhas ficam a critério do cliente, o que antes não era autorizado totalmente. Por exemplo, o cliente só tinha como comprar seguros em pacotes.

São opções para não ficar totalmente desprotegido ou se planejar melhor financeiramente. Quem procura seguro auto barato pode também contar com essa alternativa agora. O chamado seguro intermitente, disponível desde 2019, já permitia que o cliente ativasse e desativasse coberturas temporariamente, mas esse trouxe ainda mais flexibilidade.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Entenda sobre os novos critérios para contratação de seguros

Agora que explicamos o que é, iremos falar dos novos critérios para contratação de seguros personalizados.

É muito importante estar atento a isso e às coberturas disponíveis, como a de acidentes com passageiros. Mas para optar por um seguro personalizado em si, veja quais são os critérios e as perspectivas da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg):

Novos critérios

Com eles, o condutor poderá vincular as coberturas a si e não a um único veículo. Ou seja, se ele tiver mais de um veículo ou estiver dirigindo o automóvel de alguém e ocorrer um sinistro, o seguro é válido para ele. 

Isso quer dizer que a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Facultativa pode ser feita totalmente em nome do condutor. Essa é uma medida que beneficia os motoristas de aplicativo também, pois nem todos trabalham com carro próprio.

Para simplificar, agora, desde o dia 1 de setembro de 2021, o dono de um veículo pode contratar somente cobertura de colisão e dispensar a de roubo. Antes, os clientes tinham que contratar as coberturas básicas e depois, se desejassem, as adicionais.

Agora com os seguros personalizados o cliente pode contratar conforme seu interesse. Se preferir, pode dispensar alguma cobertura ou mesmo dividir o prejuízo com a seguradora, caso contrate seguro parcial. Nesse caso, ele paga menos, mas recebe somente metade no caso de um sinistro (arcando com o resto).

Expectativas

A expectativa da FenSeg é de que o mercado se torne mais competitivo com esses critérios e que os clientes tenham mais opções à disposição.

Isso pode cobrir ainda a grande parcela que está sem seguro. Se o produto tiver boa aceitabilidade comercial, tem tudo para se tornar a grande tendência.

Essa inovação torna adaptável o seguro para pessoas que antes não costumavam ter acesso a eles em suas rotinas. Isso vai trazer maior segurança e conforto a muitas pessoas que sofriam risco antes e até prejuízos muitas vezes irreparáveis no caso de sinistros.

É uma possibilidade muito promissora.

Qual o impacto dessas medidas?

Essas regras tornam ainda mais fácil e extensível a proteção a todas as pessoas, além das definições que antes já procuravam ampliar esse acesso, como a proibição de restrição em caso de contratação de seguro de carro com o nome sujo.

Agora a possibilidade de personalização atrai o segurado. Isso se dá pelo fato do seguro ficar mais barato e ele poder ajustá-lo como escolher.

O ganho de eficiência no produto também pode ser grande, uma vez que as seguradoras procurarão sempre desenvolver mais opções. O cliente tende a ter mais alternativas e compará-las, para se decidir pela melhor.

Conseguiu entender melhor como funcionam os seguros personalizados? Que tal começar a cotar agora?

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *