1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

O Seguro Auto cobre danos ocasionados por animais na pista?

Quem dirige sabe: sempre há riscos de encontrar animais na pista, principalmente em determinadas estradas, como as de terra ou mais distantes dos grandes centros e rodeadas pela natureza. O perigo é tão grande que pode levar a um acidente fatal, tanto para quem conduz o veículo como para o animal.

animais na pista

Uma das recomendações para quando avistar um animal na estrada é reduzir cuidadosamente a velocidade e não emitir sons altos, como buzina, já que são seres de condutas imprevisíveis. 

Mas, quando o inesperado acontece ao se deparar com animais na pista, gerando danos, será que o seguro cobre? Continue lendo e descubra!

Animais na pista: em caso de batida, o Seguro Auto cobre? 

Sim! Caso você tenha se deparado com animais na pista, tentado desviar e batido em algum lugar, por exemplo, o Seguro Auto cobre. 

Isso até mesmo se você acabou colidindo com o próprio animal, visto que a cobertura é direcionada aos danos causados ao seu veículo, total ou parcialmente.

As coberturas básicas de um seguro são aquelas que cobrem prejuízos relacionados diretamente ao veículo, conhecidas também como “cobertura de casco”. Ou seja, tudo o que acabar causando danos no seu carro, prejudicando seu funcionamento, entra na lista do que é coberto.

Se você contratar, por exemplo, o seguro compreensivo, contará com um conjunto de coberturas fundamentais, como:

  • colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; 
  • roubo ou furto parcial ou total do veículo;
  • queda de todo tipo de objeto externo em cima do veículo segurado, como pedras, vasos, etc; 
  • acidente com o veículo durante transporte por qualquer meio comum e apropriado; 
  • prejuízos gerados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário; 
  • ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; 
  • incêndio ou explosão; 
  • danos causados por alagamentos, enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados.

Nesse caso, você pode acionar o seguro normalmente devido à proteção de automóveis contra colisão. Além disso, a seguradora pode buscar o ressarcimento desse custo junto ao proprietário do animal.

O seguro cobre danos causados em animais no meu carro?  

Não. Se você carrega seu pet para todos os lugares, inclusive em viagens, e um acidente automobilístico acontecer, ele não será coberto pelo Seguro Auto. Isso porque esse tipo de seguro é destinado apenas a passageiros humanos, ou seja, pessoas.

Mas calma! Há outros tipos de seguros que cobrem, sim, o seu animalzinho de estimação em casos de sinistros como esse. Então, caso queira protegê-lo, precisará contratar um que seja especificamente destinado a isso.

Entenda mais no próximo tópico.

Qual seguro cobre danos causados por animais? 

Quando falamos sobre danos causados por animais, há três tipos de possibilidade de sinistros envolvendo-os: prejuízos causados a você por animais na pista, danos causados aos seus animais dentro do carro e impactos gerados por seus animais a terceiros.

O Seguro Auto cobre o veículo no primeiro cenário. Já no segundo e no terceiro casos, é preciso contratar outros tipos de coberturas, como uma própria para animais e outra para responsabilidade civil.

Seguro para animais de estimação 

Atualmente, há várias empresas de seguro que oferecem coberturas para pet, seja cachorro ou gato. O plano é semelhante ao Seguro Auto, sendo específico para determinados animais de estimação. 

Inclusive, as proteções dessa modalidade podem ser incluídas no Seguro Residencial, já que tratam de animais domésticos.

Ao incluir o seu pet no seguro, você consegue obter coberturas essenciais, como atendimentos e procedimentos emergenciais. E também pode contratar a cobertura completa, com proteções como:

  • consultas;
  • exames;
  • internação;
  • atendimento domiciliar;
  • atendimento odontológico;
  • atendimento fisioterápico;
  • acupuntura;
  • vacina;
  • castração;
  • entre outros.

Além disso, os tutores podem contar com indenização em casos de doença súbita ou acidente sofrido pelo animal. Para contratar esse seguro, é preciso que seu bichinho de estimação esteja com as vacinas em dia, principalmente contra doenças comuns na sua região. Porém, essa cobertura não cobre danos causados a terceiros.

Seguro de Responsabilidade Civil Familiar 

Para casos de o seu cão ou gato, por exemplo, causar danos a terceiros, sinistro que o Seguro Auto não cobre e nem o seguro para animais de estimação, é preciso ter o Seguro de Responsabilidade Civil Familiar. 

Esse, sim, cobre incidentes gerados por qualquer membro da sua família, seja seu filho, cônjuge ou cachorro, a outras famílias. 

Vamos supor que o cãozinho escapou e acabou causando danos ao carro do vizinho ou até mesmo a ele próprio. O Seguro de Responsabilidade Civil Familiar oferece cobertura para ambos os casos.

Trata-se de uma opção complementar ao Seguro Residencial, sendo normalmente vendida como adicional para essa modalidade. Aliás, é uma cobertura que não gera muito custo adicional no valor final da contratação e é essencial em situações de danos a terceiros como os que citamos aqui.

Por fim, agora que você já entendeu que o Seguro Auto cobre danos causados em batidas por animais na pista, saiba que a Minuto Seguros oferece os melhores planos para você, seu veículo e também sua família, já que disponibiliza diversas coberturas, como o Seguro Residencial e o de Responsabilidade Civil Familiar.

Com atendimento totalmente virtual e facilitado, você pode encontrar o plano ideal para as suas necessidades na maior corretora online do país. Além disso, é possível contratar o seguro por meio de parcelamento sem juros e contar com suporte em todas as etapas do processo.

Quer saber como obter proteção para seu veículo? Faça uma cotação gratuita e receba atendimento especializado!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *