Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Seguro para Uber

seguro para uber

Talvez esse seja um dos assuntos mais comentados do momento: Uber. É um tema que desperta muito interesse e dúvidas, tanto nos motoristas quanto nos passageiros. É inevitável o passageiro se questionar: é seguro pegar o Uber? Posso ficar tranquilo? Em caso de acidentes, vou ter cobertura?

Mas, além dos passageiros, os motoristas que ingressam para trabalhar com o aplicativo também têm dúvidas frequentes: há uma classe de seguro para Uber como existe para táxis? Se eu for dirigir, tenho que ter um seguro especial? Posso dirigir o carro com meu seguro convencional? De fato, as perguntas são diversas, mas com calma daremos as respostas para tudo.

Uma das dúvidas mais comuns dos motoristas do aplicativo é “existe seguro para Uber?”  Diante desse novo nicho de mercado, as seguradoras passaram a aceitar o seguro de Uber, sendo que a principal questão é o enquadramento como uso comercial, isto é, o veículo é utilizado como instrumento de trabalho.

Mas, o que algumas pessoas ainda confundem é: ter ou não seguro para o carro. A Uber exige que todo motorista que vá trabalhar com o aplicativo, contrate o seguro de Acidente Pessoais para Passageiros, conhecido como APP. O seguro contra roubo, furto, colisão, batidas e afins não é obrigatório, apesar de ser altamente indicado, visto que o uso do será constante e, praticamente, diário.

Inclusive, faça uma cotação aqui na Minuto, se você estiver pensando em entrar no ramo.

Quais seguros eu devo contratar trabalhando como Uber?

A exigência da contratação do seguro APP (acidentes pessoais de passageiros) é uma importante proteção para os passageiros que utilizam o aplicativo.  O mais importante deles, certamente, é o seguro APP (acidentes pessoais de passageiros), que irá indenizar os passageiros em casos de danos físicos.

Além disso, é indicado que o motorista da Uber faça um seguro com cobertura compreensiva, que cobre roubo, furto e colisões com perda total ou parcial e também a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF), tradicionalmente conhecida como cobertura de terceiros, caso haja batidas em outros carros.

Sendo mais específico, o seguro para Uber deveria ser o compreensivo – cobertura total – com os itens adicionais que informamos acima. Mesmo não sendo obrigatório, circular o dia inteiro com o seu veículo, que é seu instrumento de trabalho, é um risco muito grande.

A cobertura APP, com cobertura mínima de R$50.000 por pessoa, é obrigatória na hora de cadastrar-se no aplicativo. Ela irá cobrir ou indenizar em caso de despesas médicas, invalidez total ou parcial e casos que possam ocorrer mortes.

Não cote o seu Uber como se fosse um seguro normal

Mesmo contratando as coberturas acima, você não pode fazer a cotação do seguro como se o veículo fosse de passeio, por exemplo. Em caso de danos, a seguradora vai se recusar a pagar a indenização, pois o veículo estará sendo usado com outra finalidade.

Na hora da cotação, deixe claro que o carro será usado para fins comerciais, mais especificamente como Uber, sendo assim, rodará bem mais e necessitará de uma análise diferente. De fato, ao informar que se trata de um Uber, você irá pagar um pouco mais pelo seguro, mas de forma alguma, omita a informação que o veículo vai ser usado como Uber, pois em casos de acidentes, roubos, furtos e afins, a seguradora irá recusar o pagamento da indenização se ficar comprovado que o veículo estava sendo usado como Uber e o seguro não levou isso em conta.

Eu tinha um seguro para o meu carro, mas comecei a trabalhar com Uber. O que eu faço?

Primeiramente, analise se a sua seguradora aceita o enquadramento como Uber, pois, atualmente, nem todas as seguradoras já estão aceitando fazer seguro para Uber. Caso ela não tenha este tipo de aceitação, será necessário cancelar o seguro e fazer com outra empresa que aceite Uber. Caso a sua seguradora atual já trabalhe com seguro para Uber, será necessário realizar um endosso, que para quem não sabe ou não se lembra, é a atualização da apólice e você pode ler mais nesse texto.

E para realizar o endosso, basta comunicar a sua corretora. Irá ocorrer alteração no valor do seguro, mas, por outro lado, você estará protegido.

Cote na Minuto Seguros

Se você vai começar essa nova empreitada, garanta a máxima segurança para você e para os seus passageiros e faça uma cotação aqui na Minuto. Você irá garantir diversos planos e preços com diversas seguradoras.

2 Respotas para “Seguro para Uber”

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS