Comprar carro em concessionária ou vendedor particular?

comprar carro em concessionaria Comprar carro em concessionária ou vendedor particular?

Quer saber se é mais vantajoso comprar carro em concessionária ou vendedor particular? Nesta matéria iremos esclarecer esta dúvida. Confira!

O processo de compra de um carro usado ou seminovo precisa ser realizado com ressalvas, afinal, não é tão improvável encontrar veículos em condições ruins. Por isso, a opção por escolher carro em concessionária, às vezes, parece algo mais cômodo. No entanto, os preços nem sempre são os mais atrativos, por isso, deve haver parcimônia na busca do veículo ideal, seja em concessionária ou particular.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Quando uma pessoa busca o seu futuro carro em concessionária ou loja, espera-se encontrar algumas vantagem, como um estado melhor, mais confiança, revisões feitas e a garantia de que o veículo, mesmo que muito rodado, esteja em bom estado. Já na hora de comprar com vendedores particulares, as opções de negociação tendem a ser mais simples, o preço mais em conta, mas a certeza de que o veículo esteja em bom estado não é tão grande, a menos que o carro seja levado em um mecânico de confiança.

Comprar um carro usado de uma pessoa desconhecida tem os seus perigos, como: a documentação pode estar atrasada ou até ser enganado sobre as condições do veículo. Pensando nisso, preparamos algumas dicas boas para comprar o seu carro em concessionária, loja ou de vendedor particular. Assim a escolha será feita a partir de recomendações com base no valor e estado do automóvel.

Outro ponto importante para a compra de um carro em concessionária, loja ou vendedor, é a contratação de um seguro auto para proteger o veículo. Conte com a Minuto Segurosa maior corretora online do país, que cota em mais de 10 seguradoras para garantir o máximo de economia na compra. Entre em nosso site e preencha o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou se preferir ligue gratuitamente para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

Como funciona a compra de um carro na concessionária?

A compra de um carro em uma concessionária é um processo que envolve várias etapas e decisões importantes. Vamos explorar esse processo em tópicos para entender melhor como funciona:

Pesquisa Inicial

Antes de visitar qualquer concessionária, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre os modelos de carros disponíveis, suas características, preços e opções de financiamento. Isso ajuda o comprador a ter uma ideia clara do que está procurando e a fazer escolhas informadas.

Visita à Concessionária

Após a pesquisa, é hora de visitar as concessionárias. É recomendado visitar várias para comparar preços e opções. Ao chegar à concessionária, o comprador será recebido por um vendedor, que fornecerá informações detalhadas sobre os modelos de carros, suas características e opções de financiamento.

Negociação do Preço

Uma vez que o comprador tenha escolhido o carro desejado, é hora de discutir o preço. O vendedor apresentará o valor do veículo e poderá oferecer opções de pagamento, como financiamento ou pagamento à vista. Nesta etapa, é importante negociar o preço e estar ciente de possíveis taxas extras, como taxa de documentação, emplacamento e seguro.

Avaliação de Crédito

Após a negociação do preço, o comprador precisará fornecer seus documentos pessoais e comprovante de renda para que a concessionária possa avaliar sua capacidade de pagamento, caso opte por financiamento. Essa análise de crédito é realizada pela instituição financeira parceira da concessionária.

Contrato de Financiamento

Caso o comprador opte por financiar o veículo, ele terá que assinar o contrato de financiamento. Esse contrato especifica os termos e condições do empréstimo, incluindo a taxa de juros, o prazo de pagamento e as parcelas mensais. É fundamental ler atentamente o contrato antes de assiná-lo.

Documentação e Registro

Após a conclusão do contrato, o comprador precisará providenciar a documentação necessária para o registro do veículo. Isso inclui a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o pagamento das taxas de emplacamento. A concessionária pode auxiliar nesse processo, orientando o comprador sobre os documentos necessários.

Entrega do Carro

Após a conclusão de todas as etapas, o comprador estará pronto para receber o carro. A concessionária realizará uma vistoria final para garantir que o veículo esteja em perfeitas condições. O comprador receberá as chaves, a documentação do veículo e, se aplicável, as informações sobre a garantia e a manutenção.

Vantagens de comprar um carro em concessionária ou loja

Lojas e concessionárias vão cuidar de toda a parte burocrática do processo de compra. Sendo assim, o cliente não precisa se preocupar com despachantes, Detran, vistorias e outros assuntos “chatos”.

Outro fator importante de uma loja ou concessionária é que elas têm uma grande variedade de veículos e, com isso, podem fazer comparações entre modelos, evidenciando as diferenças entre os melhores carros usados manuais ou melhores usados automáticos, por exemplo. Muitas vezes existe a certeza de um modelo,  mas sai de lá com outro.

Mais ponto positivo e tentador ao comprador é a garantia de 3 meses que algumas concessionárias ou lojas oferecem para seus clientes terem mais segurança da aquisição.

Agora uma recomendação: tenha conhecimento do tempo que a loja ou concessionária possui de atividade. As chances desses estabelecimentos fazerem negócios de qualidade e honestos são maiores.

Vantagens de comprar um veículo de um vendedor particular

Se no caso da compra do veículo o vendedor for um amigo, parente ou até um colega de trabalho, a confiança conta muito nesse momento e, sem dúvida nenhuma, a compra será agradável, pois o comprador tem uma relação próxima com o vendedor.

Outra vantagem interessante ao comprar o veículo de um dono particular pode estar no valor do carro. Em lojas os automóveis ficam mais caros porque os vendedores ganham um lucro em cima da venda, já no particular, não.

Vendedores particulares, na maioria das vezes, necessitam do dinheiro. Assim as chances de conseguir um desconto no momento de fazer a compra são maiores.

Para compradores, mais uma dica: toda vez que for dar uma olhada em um veículo de um vendedor particular, procure um local público e com algum movimento para uma segurança maior.

 

Agora que você já os prós e os contras de comprar carro em concessionária e vendedor particular, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de comprar um carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *