Como funciona seguro de carro? Tudo que você precisa saber!

O Seguro Auto é um produto essencial para a tranquilidade do proprietário. Contudo, para quem ainda não o conhece pode parecer, de certa forma, complexo. Por isso, é tão importante estar bem assessorado na hora da contratação. Entender como funciona seguro de carro é o primeiro passo para adquirir a proteção que se encaixa nas suas necessidades. 

como funciona seguro de carro

Preparamos este material para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o Seguro Auto e como ele funciona. Além disso, vamos falar sobre como funciona seguro de carro se houver sinistro, como fazer um seguro de carro, como funcionam as coberturas do seguro e muito mais. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

E se você ainda não tem um seguro de carro ou deseja renovar o seu, conte com a Minuto Seguros! Somos a maior corretora de seguros online do Brasil e trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. Além de oferecermos um atendimento de qualidade, indicamos a melhor proposta para o seu perfil, sempre adequando ao que você precisa. 

Para cotar o seu seguro de carro com a Minuto é muito simples: basta preencher o formulário online clicando no botão abaixo. Nós também atendemos pelo número 0800 882 0656, a ligação é gratuita para qualquer parte do Brasil.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

Agora, continuando a explicação de como funciona seguro de carro, veja os tópicos abaixo e, se ainda assim restar dúvidas, entre em contato com a gente por meio da caixa de comentários abaixo.

Como funciona seguro de carro?

Para quem ainda não sabe como funciona o seguro de carro, trata-se de uma proteção que o cliente, neste caso conhecido como segurado, inclui em seu carro. Na apólice (documento que oficializa o contrato do seguro) se determina o prazo durante o qual o carro e o segurado ficarão resguardados, conhecido como vigência do seguro, que na maioria dos casos tem duração de 1 ano. 

No seguro de carro, ainda há a possibilidade de inclusão de diversas coberturas, assim como citamos acima. Ou seja, é possível personalizar um plano para cada perfil, desde os que usam pouco o veículo até os que utilizam diariamente e com muita constância.

O seguro de carro, é um contrato selado, conhecido como apólice, entre uma seguradora e o proprietário do veículo. Neste contrato será informado que o segurado pagará um valor, conhecido como prêmio do seguro, para garantir que ele terá cobertos possíveis prejuízos ao carro que estejam previstos na apólice, como roubo e furto, colisões, desastres da natureza e até mesmo danos pessoais ou a terceiros.

O que o seguro cobre?

O seguro de carro pode cobrir diferentes situações. Isso vai depender, exclusivamente, da sua necessidade e do que você pedir para incluir na apólice, juntamente com o auxílio do seu corretor. Lembre-se que o seguro só cobrirá os acontecimentos que estiverem previstos na sua apólice, durante a vigência do Seguro Auto.

Entre as coberturas mais tradicionais do seguro de carro estão: roubo e furto, incêndio, colisões e carro reserva. Você pode incluir mais coberturas, de acordo com a sua necessidade.

Como funciona seguro de carro se houver sinistro?

preocupa

O termo “sinistro” é mais uma das peculiaridades do seguro de carro. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o sinistro é uma ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro de carro contratado e, claro, que esteja especificado na apólice de seguro. Por exemplo: se você contratou a cobertura contra roubo e furto e o seu carro foi levado por criminosos, a seguradora realizará o pagamento da indenização.

No momento que você sofrer algum tipo de sinistro, o ideal é entrar em contato diretamente com a sua seguradora. Dessa forma, o processo será agilizado e, seja qual for a sua necessidade, o atendimento acontecerá de forma rápida e eficiente.

Se preferir, você também pode entrar em contato com a sua corretora de seguros para que ela realize toda a intermediação do processo. Na Minuto, temos uma equipe especialista em Pós-Vendas para te ajudar nos trâmites.

No seguro de carro, há duas nomenclaturas bem tradicionais quando falamos de sinistros, que é a perda parcial e a perda total. A primeira funciona da seguinte forma: hipoteticamente, se houver a colisão do carro segurado e existir a necessidade de reparo no valor de R$ 8.000 e o valor da franquia for de R$ 2.000, o segurado irá arcar somente com a franquia.

Já nos casos de perda total, a seguradora arca integralmente com o valor do veículo, de acordo com a Tabela FIPE do mês vigente, seja por conta de uma batida na qual o valor de reparo ficou superior a 75% ou quando o carro foi roubado e não encontrado.

Como fazer um seguro de carro?

O primeiro passo para fazer um seguro de carro é procurar uma corretora de seguros e solicitar cotações de acordo com a sua necessidade. Lembre-se de recorrer a profissionais que estejam inscritos na SUSEP, órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil.

A Minuto Seguros está inscrita na SUSEP sob o número 10.0230758. Se a corretora ou seguradora não estiver regularizada, não faça seguro, pois você pode cair numa cilada como um seguro pirata.

Feita a análise da idoneidade da corretora, no momento da cotação, será necessário informar alguns dados básicos para que possa haver o cálculo do seguro de carro. Algumas informações pessoais, como idade, sexo, onde mora, detalhes do carro e de como ele é utilizado (onde fica estacionado, para qual finalidade ele roda, etc). Tudo isso pode impactar no preço do seguro auto.

Se você gosta de praticidade e agilidade, na Minuto Seguros a cotação é feita por meio de um formulário online. O processo não leva muito tempo, as perguntas são simples de serem respondidas, além de ser totalmente grátis.

Após você informar seus dados, a Minuto conseguirá cotar o seguro junto às seguradoras parceiras e apresentar as propostas para, posteriormente, concluir o processo. Essa parte envolverá o pagamento do seguro de carro, de acordo com a forma escolhida, e emissão da apólice de seguro.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *