Barulho quando aumenta a velocidade: o que é e o que fazer?

Quer tirar suas dúvidas sobre o porquê do barulho quando a velocidade aumenta? Então você está no lugar certo! Preparamos um material que vai te ajudar a entender melhor essa experiência não tão agradável e o que você pode fazer para evitar que isso aconteça no seu carro. Acompanhe-nos até o final da matéria.

Carro em alta velocidade fazendo barulho

Quando um veículo começa a apresentar ruídos estranhos, quase sempre é sinal de que há algo errado no seu funcionamento. Dentre os casos mais comuns, destaca-se o barulho quando aumenta a velocidade

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Sempre que algum som do tipo surgir, é fundamental identificar o defeito que o está ocasionando. Assim, você evita danos mais sérios nas peças do automóvel, minimizando incômodos e reforçando sua segurança na estrada.

 

Está com o carro fazendo barulho ao acelerar? Nós vamos lhe ajudar de um jeito simples e prático! Acompanhe este artigo para conhecer as principais origens desse tipo de problema, como identificá-las e o que fazer para evitá-las. 

Barulho quando aumenta a velocidade do carro: principais motivos 

Se você notar algum barulho quando aumenta a velocidade do seu carro, é importante ficar atento. Isso indica que há alguma falha a ser corrigida de imediato, especialmente se o veículo não fazia ruídos assim antes. Algumas situações são bastante comuns, como: 

Problemas no rolamento

Quando o barulho no carro emite um som áspero, similar a um ronco, o problema pode ser no rolamento. Ele é formado por esferas de aço que ficam entre anéis de metal, responsáveis por reduzir o atrito no giro das rodas. 

 

Se danificada, a peça começa a fazer um som fraco, que aumenta com a velocidade do veículo. Contudo, pneus desgastados fazem um ruído semelhante. Por isso, o indicado é primeiro verificar as condições dos pneus antes de desmontar as rodas para checar os rolamentos.

Falta de água no radiador

Já se o barulho quando aumenta a velocidade for parecido ao de um vazamento, é possível que esteja faltando água no radiador. Nesses casos, você precisa verificar o nível de água do reservatório e o medidor térmico no painel do veículo.

 

Esse sistema é responsável pela regulação térmica do carro. Por isso, se faltar água, há riscos de superaquecimento. Caso a bomba d’água seja danificada, há chances de o motor se fundir. Assim, é fundamental manter-se atento.

Embreagem desajustada

Por sua vez, caso apareça um ruído incômodo quando você solta o pedal de embreagem após as trocas de marchas, pode ser que esse componente esteja desajustado. Se for o caso, os danos podem atingir o eixo, rolamentos, disco e platô do veículo.

 

Dessa maneira, vale a pena verificar a situação o quanto antes para evitar desgastes mais severos. Se você perceber o barulho logo no começo, os ajustes são mais simples e rápidos para que a embreagem volte às condições ideais. 

Pedra e bolhas nos pneus

Quando o pneu tem bolhas, caroços ou desgastes irregulares, você vai perceber um barulho contínuo e parecido com um ventilador. Como nos casos anteriores, a resolução deve ser imediata, pois os danos tendem a aumentar e podem causar até o travamento da roda.

 

Também há situações em que os ruídos são gerados pela presença de uma pedra no pneu. Esse problema é comum e pode ser facilmente resolvido. Em todo caso, é fundamental procurar uma borracharia rapidamente para verificar as condições das rodas.

Quais partes do carro emitem sons quando estão com problemas? 

Agora que você já conhece as causas mais recorrentes de barulho quando aumenta a velocidade, vale ficar atento aos demais componentes veiculares que emitem sons quando estão com problemas. São eles:  

Pastilhas

Caso apareça algum ruído estranho enquanto você pisa no freio e gira o volante, a causa provavelmente está nas pastilhas. Elas podem estar muito desgastadas ou finas. O barulho normalmente remete a algo raspando na roda.

 

A recomendação é que as pastilhas de freio sejam trocadas a cada 30 mil quilômetros. Contudo, se os sons surgiram logo depois da substituição, é sinal de que as peças são de baixa qualidade, o que pode comprometer a vida útil dos discos.

Amortecedores

Também pode ser que o carro com barulho esteja com problemas nos amortecedores. Os ruídos são como um “toc toc”, que piora sempre que o veículo passa por algum buraco ou quebra-molas. 

 

Além disso, os sons podem se tornar mais aparentes quando o condutor vira o carro para a direita ou esquerda. Independentemente da situação, é preciso verificar a necessidade de um reparo para manter os amortecedores em dia.

Rodas

Muitas pessoas se preocupam com barulho no motor e o que pode ser, mas acabam negligenciando o “cantar” dos pneus. Isso é um erro, pois a frequência desses ruídos estridentes nas rodas também indica problemas.

 

Muitas vezes, eles sinalizam falta de alinhamento. Isso faz com que a distribuição das rodas não seja uniforme. Como consequência, o carro oferece menos controle nas curvas e pode até puxar o volante para um dos lados, aumentando os riscos de acidentes.

Correia dentada

Voltando à questão do barulho estridente no motor, normalmente é indicativo de que a correia dentada perdeu a tensão. O ruído costuma ser contínuo e merece muita atenção, pois pode sinalizar danos ao cabeçote e outras peças importantes.

 

Como a maior parte desse componente é confeccionada com borracha, esse defeito piora gradualmente a trepidação das peças. Verifique a situação o quanto antes, pois o motor sofre danos sérios e pode até parar de funcionar se a correia arrebentar

Suporte do motor

Outra causa ligada ao motor é o suporte. Esse tipo de ruído surge quando um dos coxins quebra. Isso acaba desalinhando o motor, afetando seu posicionamento e prejudicando a maneira como suas vibrações são distribuídas. 

 

Nessas situações, o motor faz barulho quando acelera, mas os sons ficam mais evidentes na partida. Se for o seu caso, verifique as condições e a posição dos coxins o quanto antes. Assim, você evita problemas de funcionamento e até a troca de peças caras.

Arcondicionado

Em alguns carros, o barulho quando aumenta a velocidade também pode surgir no painel. Entretanto, é mais comum que isso ocorra ao acionar o ar-condicionado, o que aponta danos no compressor.

 

Isso pode estar ligado a diversos problemas, como excesso de gás, falta de torque, conflito da tubulação com outros componentes de compressão e até falta de limpeza do ar-condicionado. Independentemente da causa, procure um especialista e faça uma avaliação.

Radiador

Já listado entre as principais causas de barulho quando aumenta a velocidade, o radiador é um dos itens que mais exigem atenção. Vale reforçá-lo entre as fontes mais sérias de ruídos, pois qualquer problema neste componente pode gerar danos permanentes ao motor.

 

Portanto, além de ater-se a possíveis sons líquidos para checar o reservatório, também procure ser proativo. Ou seja, verifique os níveis de água regularmente e sempre monitore o termômetro no painel. Qualquer alteração pode gerar riscos de superaquecimento.

Rolamento

Também já citamos os problemas no rolamento entre as maiores fontes de barulho quando aumenta a velocidade. Então, não se esqueça de procurar uma oficina sempre que o seu veículo apresentar um ruído parecido com o de um ronco.

 

Outro cuidado importantíssimo é manter a regularidade na lubrificação deste item. O ideal é seguir a frequência indicada pelo fabricante, que pode aumentar caso você trafegue por locais com muita umidade ou calor.

Direção hidráulica

Por fim, podem surgir sons estranhos enquanto você utiliza o volante. Isso quase sempre sugere baixos níveis de óleo na caixa de direção hidráulica. Em geral, o ruído se parece com um assobio. 

 

Normalmente, o barulho é acompanhado por uma maior rigidez na direção. Se você notar esses sinais, reponha o lubrificante imediatamente. O ideal é que ele seja trocado a cada 10 mil quilômetros.

Como evitar o aparecimento de barulhos no seu carro?

Como você acabou de conferir, todo ruído estranho no seu carro exige atenção, seja ele um barulho metálico ao acelerar, sons anormais nas rodas, no painel, freios, embreagem, amortecedores ou onde quer que seja.

 

Para evitar problemas e gastos maiores, é fundamental ater-se a esses “sinais” emitidos pelo automóvel e buscar por auxílio profissional o quanto antes. Como prevenir é melhor que remediar, confira algumas dicas para evitar o aparecimento de barulhos:

 

  • Troque o óleo do motor e da direção regularmente. O ideal é a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros, dependendo das orientações do fabricante;
  • Respeite os limites de peso do carro. Do contrário, podem ocorrer danos aos pneus, freios e suspensão. O próprio manual informa quanto o veículo suporta;
  • Calibre os pneus constantemente, evitando problemas no alinhamento e direção. A calibragem também é indicada pela montadora;
  • Evite arrancadas e frenagens bruscas, movimentar o volante com o automóvel parado e rodar com o tanque de combustível na reserva;
  • Sempre tenha atenção aos alertas do painel, principalmente se a luz do motor acender. Confira o significado de cada símbolo no manual para não ter dúvidas.

 

Quando tratamos sobre prevenção veicular, o mais importante é realizar manutenções periódicas. Para carros zero-quilômetro, os programas de revisão normalmente são feitos na concessionária a cada 10 mil quilômetros rodados.

 

Já se você tiver um seminovo, as manutenções preventivas fazem ainda mais diferença para evitar barulhos e problemas indesejados. Portanto, não deixe de programar as visitas ao mecânico de acordo com o estado e o tempo de uso do seu automóvel.

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Por fim, também faz toda a diferença contar com um seguro auto. Com ele, você tem serviços especiais à disposição sempre que algum problema surgir e ainda mantém seu patrimônio protegido contra diversos sinistros.

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