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Correia dentada: o que fazer se arrebentar e como saber se está desgastada

Com o objetivo de sincronizar o giro do virabrequim, a correia dentada realiza esse serviço junto com o comando de válvulas para manter o automóvel em toadas perfeitas e evitar que as válvulas se choquem com o pistão. A correia dentada é conectada por meio de dentes que são demarcados por toda a sua extensão, fixados às polias do comando de válvula e do virabrequim.

correia dentada

A correia possui um tensionador além da demarcação e isso faz com que ela fique mais tensionada e firme, dando aderência tanto para as polias quanto para a correia. É importante saber que alguns automóveis possuem polias de apoio, que servem para que a correia fique melhor tensionada.

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Quando saber a hora de trocar a correia dentada

correia dentada - Quando saber a hora de trocar a correia dentada

A indicação dos fabricantes é trocar a correia dentada com 50 mil km rodados ou quando se passarem três anos de uso do veículo. O mais indicado é que o condutor siga a dica do fabricante e troque a correia na quilometragem correta, isso vai evitar problemas no veículo.

Se o proprietário do automóvel não trocar no período ideal, pode ser que a peça quebre com o motor ainda em movimento. Se esse problema ocorrer é certo que o carro e o motor terão grandes complicações.

O que fazer quando a correia dentada quebrar?

correia dentada - Quando a correia dentada quebrar

O sincronismo da correia impede que as válvulas se choquem com o pistão quando o motor está em movimento. E quando a correia quebrar com o carro em movimento, a válvula irá travar e assim perder todo o sincronismo com o virabrequim. Os pistões se chocam com as válvulas travadas fazendo com que elas se danifiquem e muitas vezes, dependendo da força, danifiquem os pistões do veículo.

Se esse tipo de problema acontecer, o proprietário terá que arrumar o cabeçote do motor. Esse custo gira em torno de R$ 1.800 a R$ 2.000. E se as peças que ficam no bloco do motor e os pistões também quebrarem, o preço para arrumar tudo pode subir para R$ 3.500 a R$ 4.000.

Como fazer para evitar problemas na correia dentada

correia dentada - Como fazer para evitar problemas na correia dentada

Fazendo a manutenção periodicamente, como é sugerido pelo próprio manual do proprietário, esse tipo de acontecimento poderá ser evitado. Outra dica bastante importante para evitar algum problema é acelerar o veículo de forma gradual e suave, trocar as marchas também de forma calma e sem forçar o motor. Esses procedimentos vão evitar a tensão exagerada na correia dentada.

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Comentários

    1. Pertile, como vai? Falamos sobre qual o tempo recomendado para fazer a troca, mas os sinais que ela está desgastada são os ruídos que vem da parte da frente do veículo e superaquecimento do motor. 🙂

  1. Tenho um Ecosport freestyle 1.6 motor sigma tanto a Ford como o manual do veículo recomendam a troca com 150.000 km ou seja três vezes o que vcs recomendam ,o que vcs tem a dizer

    1. Olá, José, como vai? Cada veículo tem a sua quilometragem correta para fazer a troca, no texto dizemos a mais comum nos automóveis. Mas de qualquer forma, o recomendado é seguir a indicação do fabricante.

  2. Bom dia José!respondendo seu questionamento em referência a troca da correia do Ford que o fabricante indica a troca com 150 mil km.O sistema da Ford, assim como outras marcas não possuem correia dentada, e sim corrente de comando.
    Por isso esse sistema é mais duradouro do que os carros quem vem com equipamentos com correia dentada.Espero ter esclarecido sua dúvida.

  3. Após o falecimento de meu pai, o Palio está com 4700 km e 4 anos parado. A correia ainda e a original,vou por o carro para rodar, preciso trocar essa correia ?

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