Home » Carro » Faça Você Mesmo

Como fazer a limpeza de ar condicionado automotivo

Mais do que um item de “luxo” nos carros, hoje em dia, o ar condicionado tornou-se essencial para a maioria das pessoas que andam de carro. No entanto, além de fazer uma manutenção recorrente no ar, preocupar-se com a limpeza de ar condicionado automotivo é muito importante, tanto para o veículo, quanto para o motorista ou os passageiros.

A sua grande utilidade, principalmente em dias quentes, tornou esse adicional quase item de série na maioria dos carros zero quilômetros.

limpeza de ar condicionado

Mesmo não sendo verão o ano inteiro, as altas temperaturas acontecem, praticamente, todas as semanas. Com a proximidade do verão, o funcionamento perfeito do ar condicionado é algo que as pessoas começam a se preocupar e ninguém quer que ele deixe de funcionar bem nos dias mais quentes, assim deve prevenir-se sempre, mantendo a limpeza de ar condicionado.

Vale ressaltar que o ar condicionado não está associado somente ao conforto, mas também a segurança do carro, acredite. Como o seu uso torna-se potencial com os vidros fechados, as pessoas sentem-se mais seguras, principalmente ao passam em lugares considerados perigosos ou que apresentam uma alta taxa de roubo de carros e afins, esse é um grande motivo para manter a limpeza de ar condicionado em dia.

limpeza de ar condicionado

Além do que usar o ar condicionado para se proteger, contratar um seguro de carro é a melhor forma de proteger o seu veículo. Com o seguro auto, você está resguardado de diversas situações, como roubo, furtos, colisões, acidentes com terceiros e muito mais.

Cote o seu seguro com a Minuto Seguros e mantenha-se protegido. Você pode receber o preço de mais de 10 seguradoras com preços e planos adequados a sua necessidade. Clique no botão abaixo para cotar ou ligue no 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Retomando o assunto do ar condicionado, não podemos esquecer o fato de que ele ajuda a excluir o risco de ficar inalando fumaça de outros carros, caminhões e a própria poluição da cidade. Em dias frios e chuvosos, por exemplo, quando precisamos manter os vidros fechados, tem grande influência direta e não deixa que os vidros fiquem embaçados.

Para que tudo isso ocorra do jeitinho que estamos falando, a manutenção e a limpeza de ar condicionado precisam estar em dia. Se esses pontos não estiverem corretos, você percebe que o ar condicionado não está gelando e há alguns motivos para que isso ocorra.

limpeza de ar condicionado - não está gelando

As boas notícias são que: você não precisa recorrer a especialistas para que o seu ar fique limpo e sem nenhum problema e é possível fazer a limpeza de ar condicionado em casa com alguns pequenos ajustes. Dessa forma, você economiza, em média, cerca de R$100, preço médio que é cobrado para realizar a higienização.

Ficou curioso? Continue lendo o nosso artigo para fazer a limpeza de ar condicionado na sua casa sem a menor dificuldade.

Conhecendo o filtro do ar condicionado

ar condicionado - filtro do ar

O filtro do ar condicionado tem uma particularidade muito interessante e que o diferencia de vários outros filtros existentes no carro: ele não tem um período determinado para a troca, como o filtro de ar, conhecido como filtro de cabine. A troca do filtro do ar condicionado depende muito da forma como você usa o seu carro.

Realizando a limpeza de ar condicionado do carro

limpeza de ar condicionado - fazendo a limpeza

Para realizar o primeiro passo da troca do filtro do ar condicionado, consulte o manual do fabricante para saber onde a peça está localizada. O lugar depende muito do modelo do carro, é bom atentar-se a esse ponto ao fazer a limpeza de ar condicionado.

Geralmente, o filtro está localizado no painel, dentro da cabine. Na hora que estiver desmontando, tome cuidado, pois as peças tendem a ser bem frágeis e qualquer dano pode interferir na montagem posterior ou na aparência do seu carro.

Ao localizar o filtro, você precisa ter o seguinte conhecimento: quando ele está intacto e limpo, a sua cor é branca. Caso note que ele está com uma coloração muito acinzentada e coberto de pó, será necessário realizar a troca, pois a limpeza simples não será suficiente.

Agora, se o filtro não estiver tão sujo, apenas um pano e um aspirador de pó podem ajudar na limpeza de ar condicionado, deixando o filtro quase novo e pronto para mais um período.

Para realizar a troca do filtro do ar condicionado, consulte as especificações do fabricante e o manual do carro. Apesar de simples, qualquer encaixe feito de maneira incorreta pode prejudicar o funcionamento do ar condicionado.

Finalizando a limpeza de ar condicionado

limpeza de ar condicionado - finalizando a limpeza

Ao limpar o filtro ou fazer a troca, também é indiciado que você passe um aspirador de pó na parte interna do carro e na que o filtro está alocado. Além de realizar a limpeza de ar condicionado, garanta que todo ar que saia esteja limpo e não lhe cause problema respiratório.

Para realizar o último passo, a ozonização é o que vai deixar o seu ar perfeito e a limpeza vai estar finalizada. O produto é facilmente encontrado em grandes mercados e lojas de produtos automotivos. Esses higienizadores têm vários cheiros que podem ajudar, ele se parece com uma bomba, mas a sua aplicação é simples e vai garantir a limpeza de ar condicionado do carro por completo.

Só tome cuidado: esse produto é altamente inflamável. Até por isso vem com um prolongador, que se parece com um canudo, que deve ser inserido bem no fundo das saídas de ar do seu carro. Qualquer vazamento desse produto pode manchar o painel, o sistema multimídia e até os bancos.

Fazer a  limpeza de ar condicionado é uma maneira de aumentar a durabilidade do item, além de ligá-los todos os dias, não ligar o ar condicionado depois de deixar o carro por muito tempo no sol também é importante, e fazer a limpeza a cada seis meses, garantindo a manutenção em dia.

4.1 / 10 votos

Comentários

  1. Boa tarde, ótima matéria, mas fiquei na duvida. A media de preço é R$100.00 , já com a troca e higienizado, mas você não coloca o custo do filtro e do higienizador, fora o custo para aspirar e limpar o carro. Em outra parte você fala que não tem prazo determinado para fazer a troca do filtro, e finaliza a matéria dizendo que tem que trocar a cada 6 meses?

    1. Olá, Claudio, como vai? No texto, explicamos que a limpeza do ar-condicionado depende também do uso do veículo, dependendo do motorista, será preciso fazer limpezas com mais frequência. Finalizando o texto, falamos de uma forma geral o período recomendado para fazer a limpeza, que é cada seis meses, mas, pode ser que precise antes desse prazo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *