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Aditivo para radiador: para que serve e porque usar

Quer saber mais sobre o aditivo para radiador? Então você está no lugar certo. Na matéria vou explicar qual produto para colocar no radiador e tudo mais que você precisa saber sobre esse item tão importante para a performance do carro. Quem conhece um pouco sobre carros sabe que é no radiador que acontece o […]

11 minutos

Icaro Souza

De Icaro Souza

Aditivo para radiador: para que serve e porque usar

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Quer saber mais sobre o aditivo para radiador? Então você está no lugar certo. Na matéria vou explicar qual produto para colocar no radiador e tudo mais que você precisa saber sobre esse item tão importante para a performance do carro.

Quem conhece um pouco sobre carros sabe que é no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que ocorre a troca de calor do motor com o meio ambiente.

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Se o radiador não está funcionando da maneira adequada, há grandes chances de o  motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.

Confira abaixo um pouco mais sobre esse item que evita muitas dores de cabeça.

Qual a função do radiador no sistema de arrefecimento?

As peças que compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. O radiador é quem faz a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador, idealmente), que circulou pelo motor para arrefecê-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria, a circular pelo motor a fim de manter a temperatura estável.

O normal, pelo menos na maior parte dos motores, é que a temperatura fique entre 95° C e 120° C. Para que esse processo ocorra de maneira natural e sem problemas, o aditivo para radiador é utilizado.

Para que serve o aditivo do radiador?

O aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição.

Para que isso não aconteça, o aditivo para radiador evita que a água ferva no motor. Em locais ou dias muito frios, a água corre o risco de congelar no radiador enquanto o motor fica desligado. O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

Mas, além dessa propriedade, o aditivo para o radiador também tem componentes que impedem que a água enferruje uma série de componentes do motor. Já pensou se só houvesse água nesse sistema? As chances de diversos problemas acontecerem seriam bem grandes, ainda mais pelos materiais do motor. Exemplificando: a água, em conjunção com o ar, forma um agente altamente corrosivo, capaz de destruir conduítes, válvulas, selos do motor, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento.

Quais são os tipos de aditivos para radiador?

O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos de aditivo para radiador. Eles são:

  • Aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos;
  • Aditivos orgânicos, que são biodegradáveis;
  • Aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido.
  • Tenha em mente que fazer a mistura de um desses três aditivos não é positiva para o sistema do carro, pois pode influenciar diretamente no tempo de vida útil do motor e do produto.

Se você começou usando, por exemplo, um aditivo orgânico, procure sempre fazer a troca por outro aditivo orgânico. Se você ainda não sabe qual é o mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário. Caso essa informação não conste no manual do proprietário, existe a possibilidade de buscá-la no site do fabricante de aditivos para radiador.

Tenha certeza do tipo de aditivo que você está adicionando ao seu carro antes de comprá-lo ou fazer a troca.

Como fazer a reposição da água do radiador?

Agora que já compreendemos o papel do aditivo no radiador e da água destilada, podemos avançar para a próxima etapa: afinal, como repor a água do radiador corretamente? 

Esse é um conhecimento fundamental para você garantir o funcionamento pleno de seu sistema de arrefecimento. Apesar de não ser um processo complexo, ele requer certa regularidade e foco em alguns detalhes. Confira abaixo! 

Preparando o procedimento

A preparação para o procedimento é a primeira etapa a ser feita. Apesar de ser um ponto teoricamente claro, muitas pessoas não se atentam e fazem a reposição com o carro ainda quente. 

A maneira mais correta de alinhar seu carro para uma boa reposição de água do radiador é estacionando o veículo, desligando o motor e aguardando seu resfriamento. 

Dessa maneira, será possível verificar o nível de maneira mais assertiva, facilitando a identificação da necessidade de uma reposição. Paciência nessa tarefa é fundamental. 

Utilize a água correta

Anteriormente, vimos a importância de utilizar uma combinação de água destilada e aditivo no radiador. No cenário de você comprar o aditivo que não esteja diluído, é essencial que realize esse processo de acordo com as recomendações do fabricante para tudo sair como planejado.

Atente-se a vazamentos 

Você também deve prestar atenção em possíveis indicações de vazamentos acontecendo no sistema de arrefecimento. Quando o volume do líquido do radiador diminui de maneira mais rápida que o normal, podemos estar presenciando um caso de vazamento no sistema, como mangueiras danificadas. 

Em alguns casos, danos no motor também podem originar vazamentos, resultando na mistura de líquido com óleo.  

Nesse cenário, você poderá perceber que o óleo do motor chega em uma textura parecida com um doce de leite. Caso chegue nesse ponto, o recomendado é que você imediatamente desligue o carro e busque assistência técnica. 

Principais erros para não cometer durante a troca

Uma falha muito recorrente que diversos mecânicos cometem é ignorar dados e instruções indicadas no manual do proprietário. Devemos destacar que existem carros que contam com diferentes tipos de proporções de água desmineralizada e aditiva, podendo variar entre 50/50 e 40/60. 

Lembramos também que em hipótese alguma você pode utilizar água da torneira para essa atividade. Por ser mineralizada e conter materiais como cloro, ela apresenta características nocivas para o motor e mangueiras do sistema. 

Outra dica é procurar por produtos pré-diluídos, que não necessitam de diluição do aditivo em água.

Cuidados necessários 

Considerando a importância do radiador para o funcionamento pleno de um veículo, qualquer falha em sua estrutura pode facilitar o superaquecimento do motor e, consequentemente, do veículo.  

Dessa forma, existem alguns cuidados indispensáveis para você preservar esse sistema. Confira! 

Limpeza do componente

Diversas impurezas e sujeiras podem se acumular na região do radiador. Por esse motivo, manter a limpeza da colmeia da estrutura é indispensável para fugir de problemas com obstruções, por exemplo. Portanto, limpe periodicamente o componente. 

As impurezas surgem na parte externa do radiador, dificultando a passagem de ar pela ventoinha e consequentemente diminuindo a temperatura do líquido. 

No processo de passagem pelo interior das galerias do motor, o líquido em questão resfria a temperatura da estrutura, garantindo que ela trabalhe em sua faixa perfeita. 

Verificação de rotina

Outro cuidado importante é checar o sistema de arrefecimento periodicamente. De preferência, todos os dias. Essa não é uma tarefa difícil, visto que você só precisa abrir o capô e verificar a presença de impurezas, vazamentos ou quaisquer outros itens que possam causar problemas. 

Adotar esse hábito garantirá que você consiga antever quebras ou danos antes de acontecerem. 

Origem do aditivo

Por último, mas não menos importante, a origem do aditivo do radiador é um ponto que você deve ficar de olho. 

É muito comum oferecerem troca de aditivo em postos de gasolina. Caso isso aconteça, ligue o alerta, visto que o sistema de arrefecimento de seu veículo corre o risco de ser danificado pela natureza do material utilizado. Portanto, o melhor a fazer é buscar profissionais no ramo para essa finalidade. 

Tire suas dúvidas sobre aditivo para radiador

Veja abaixo a resposta sobre as principais dúvidas sobre aditivo de radiador.

Quantos litros de água e aditivo vai no radiador?

Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água. Normalmente, esse volume é de pelo menos 1 litro de aditivo, sendo o restante completado com água desmineralizada.

Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado.

Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador?

Não é recomendado, pois a água da torneira possui cloro e sais minerais que podem causar danos ao sistema de arrefecimento do motor.

Em casos de urgência, posso usar somente água no radiador?

Andar somente com água não é o ideal e pode causar problemas no carro. Essa situação só deve ser realizada em casos de emergência, afinal, é melhor um fluido imperfeito do que um motor sobreaquecido com grandes possibilidades de fundir.

Caso você esteja nessa situação, na primeira oportunidade, pare em um posto de gasolina ou em algum mecânico de confiança para realizar a devida troca e adicionar o aditivo para radiador.

Qual o melhor aditivo para o radiador?

Essa resposta, como a maioria das dúvidas sobre carros, é que o melhor aditivo para radiador é aquele indicado no manual do proprietário. Isso ocorre porque os fabricantes de veículo determinam qual o tipo de produto vai atender melhor às necessidades do carro.

Caso você precise fazer a troca do produto, lembre-se de sempre consultar um mecânico de confiança.

Quando devo trocar o aditivo no radiador?

O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.

Como saber se tenho problemas com o aditivo do radiador?

Neste texto que falamos sobre vazamento de óleo, mostramos que, quando há algum escape de líquido na cor amarela, verde ou rosa pegajoso, provavelmente, o problema está ligado diretamente com o líquido de arrefecimento. Apesar de não se tratar de um tipo de óleo, identificar essa questão é de suma importância, pois, se não houver o conserto quase de imediato no vazamento de água do veículo (ou do aditivo para radiador), vários problemas graves podem acontecer como queimar a junta do cabeçote e até o motor do carro pode fundir.

Os carros mais velhos costumam “enviar” alertas de que o aditivo para radiador precisa ser trocado por meio desses vazamentos. Esses vazamentos costumam acontecer quando o carro está muito quente.

Você costuma trocar o aditivo para radiador do seu carro? Conte pra gente nos comentários!

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