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Aditivo para radiador: afinal, para que serve?

Quando falamos no radiador do carro, muitos cuidados devem ser tomados, afinal, é lá que está todo o sistema de arrefecimento do motor. Inclusive, demos alguns detalhes sobre essa parte do carro neste texto aqui. Mas hoje abordaremos um item importante nessa equação, mas muitas vezes ignorado: o aditivo para radiador.

É no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que existe a troca de calor do motor com o meio ambiente. As peças que o compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. E é sobre uma dessas peças que queremos falar, basicamente, o radiador. Se o radiador não está funcionando da maneira adequada e a temperatura está longe do ideal, há grandes chances do motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.

O radiador é quem faz a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador, idealmente, que circulou pelo motor para arrefecê-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria, a circular pelo motor a fim de manter a temperatura estável. O normal, pelo menos na maior parte dos motores, é que a temperatura fique entre 95 e 120° C.

aditivo para radiador - temperatura

Para que esse processo ocorra de maneira natural e sem problemas, o aditivo para radiador precisa estar em ótimas condições. Para quem ainda não sabe, o aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição. Para que isso não aconteça, o aditivo para radiador, então, evita que a água ferva no motor.. Em locais ou dias muito frios, a água corre o risco de congelar no radiador enquanto o motor fica desligado. O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

O aditivo para radiador é mais uma forma de proteger o seu carro. Mas, além disso, fazer um seguro auto é fundamental para garantir a segurança do seu bem. Na Minuto Seguros, você pode cotar com mais de 10 seguradoras e escolher um plano de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

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Qual a função dos aditivos de radiador?

O aditivo é usado para que o líquido de arrefecimento não ferva ou congele. Isso é essencial para o perfeito funcionamento do carro. O aditivo ajuda para que o motor permaneça funcionando em uma faixa de temperatura que o motor trabalhe em plenas condições.

Mas, além dessa propriedade, o aditivo para o radiador também tem componentes que impedem que a água enferruje uma série de componentes do motor. Já pensou se só houvesse água nesse sistema? As chances de diversos problemas acontecerem seriam bem grandes, ainda mais pelos materiais do motor. Exemplificando: a água, em conjunção com o ar, forma um agente altamente corrosivo, capaz de destruir conduítes, válvulas, selos do motor, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento.

Tipos de aditivos para radiador

aditivo para radiador - tipos de aditivo para radiador

O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos de aditivo para radiador. Entre eles os aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos, os aditivos orgânicos, que são biodegradáveis e, por fim, os aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido. Tenha em mente que fazer a mistura de um desses três aditivos não é positiva para o sistema do carro, pois pode influenciar diretamente no tempo de vida útil do motor e do produto.

Se você começou usando, por exemplo, um aditivo orgânico, procure sempre fazer a troca por outro aditivo orgânico. Se você ainda não sabe qual é o mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário. Caso essa informação não conste no manual do proprietário, existe a possibilidade de buscá-la no site do fabricante de aditivos para radiador.

Tenha certeza do tipo de aditivo que você está adicionando ao seu carro antes de comprá-lo ou fazer a troca.

Quando eu devo realizar a troca do aditivo?

aditivo para radiador - quando fazer a troca

O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.

Qual a quantidade de aditivo que eu devo usar?

aditivo para radiador - qual a quantidade

Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água. Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado.

É muito importante lembrar-se sempre de fazer a mistura da água com o aditivo para radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador.

Indícios de problemas com o aditivo do radiador

aditivo para radiador - indícios de problemas

Neste texto que falamos sobre vazamento de óleo, mostramos que, quando há algum escape de líquido na cor amarela, verde ou rosa pegajoso, provavelmente, o problema está ligado diretamente com o líquido de arrefecimento. Apesar de não se tratar de um tipo de óleo, identificar essa questão é de suma importância, pois, se não houver o conserto quase de imediato no vazamento de água do veículo (ou do aditivo para radiador), vários problemas graves podem acontecer como queimar a junta do cabeçote e até o motor do carro pode fundir.

Os carros mais velhos costumam “enviar” alertas de que o aditivo para radiador precisa ser trocado por meio desses vazamentos. Esses vazamentos costumam acontecer quando o carro está muito quente.

Em casos de urgência, posso usar somente água no radiador?

aditivo para radiador - em casos de urgência

Não é o indicado, a menos que a situação seja de extrema urgência. Afinal, é melhor um fluido imperfeito do que um motor sobreaquecido com grandes possibilidades de fundir.

Mas, na primeira oportunidade, pare em um posto de gasolina ou em algum mecânico de confiança para realizar a devida troca e adicionar o aditivo para radiador. Andar somente com água não é o ideal e pode causar problemas no carro. Essa situação só deve ser realizada em casos de emergência.

Você costuma trocar o aditivo para radiador do seu carro? Conte pra gente nos comentários!

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Comentários

    1. Olá, Mauro, como vai? Recomendamos que consulte o manual do automóvel ou ligue na montadora para saber mais detalhes sobre revisões e garantias.

  1. eu tenho uma ranger 2014 não sei se trocaram nas revisões, mas eu fiz revisão só até 90000km hoje ela está com 160000km ,e nao tinha trocado ate na semana que passou
    estava indo pro Rio de janeiro par ai pra abastecer o frentista me avisou que estava saindo fumaça do motor,abri o capaz e estava saindo fumaça no lado esquerdo do motor
    ele me aconselhou trocar o adetivo do radiador e assim eu fiz,tirei o adetivo velho e coloquei o novo,estou acompanhando e não vi mais fumaça.
    o que você pode me aconselhar.
    grato

    1. Olá, Luiz, como vai? Existe a possibilidade de essa fumaça estar sendo causada por diversos fatores, por isso recomendamos que consulte um mecânico para receber uma solução.

  2. O meu palio motor fire 1.0 2010 esta sumindo a água do reservatório .sempre quando olho ele esta no mínimo ou abaixo dele.será que mesmo assim eu devo colocar o arrefecedor .não acho nenhum casamento no motor e o radiador e novo.

  3. Boa tarde me chamo jefferson.
    Eu vou fazer uma viajem de 550km é preciso de um favor.
    Eu tenho um Gol G2 96 fiz o motor a pouco tempo passei de 1.0 a 1.6 motor CHT
    Bom tudo ocorrendo corretamente andei uns 1000km já é de uns dias pra cá a temperatura começou a passar da metade até o primeiro ponto de cima “na cidade” a ventoinha liga e a temperatura cai tudo, poderia me ajuda, não utilizo aditivo me disseram se colocar um orgânico ajudaria l, mais também ouvir falar que o motor tá justo ainda por isso a temperatura, o nível da água não abaixa e não tem vazamento.
    Outra coisa é de manhã quando o carro está frio eu liga e ele fumacei “branca” seria tudo mesmo problema?
    Por favor me ajude desde já agradeço
    Deus abençoe

    1. Jefferson, tudo bem? É indicado que você sempre use o aditivo e nunca somente água. Quanto aos outros problemas, eles podem ser muito específicos do carro e da troca do motor que você realizou. Por isso, sugerimos que procure um especialista. Obrigado e continue nos acompanhando.

  4. Sou motorista de aplicativo e rodo em média 5.000 km por mês já acerca de uma ano, e desde quando comprei meu carro (Classic 2011, comprei zero) nunca coloquei aditivo no reservatório. Porém desde quando minha km/mês aumentou por causa do aplicativo percebo que em média a cada 4 ou 5 dias o nível de água baixa e eu sempre completo com água mineral. Qual a quantidade certa de mistura água/ aditivo para começar a usar e se posso voltar a usar aditivo depois de todo esse tempo?

    1. Glauber, tudo bem? Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado. É muito importante lembrar-se sempre de fazer a mistura da água com o aditivo para radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador. Nunca coloque somente água.

    1. Oi, Paulo, como vai? Sempre é bom, assim que comprar um carro, fazer uma revisão completa, inclusive a troca do líquido do radiador, óleo e afins. Isso só trará benefícios. =)

  5. Oi eu sou Samuel tem um Gol G4 2007 faz um bom tempo que eu não uso aditivo só estou usando água você acha que se eu usar aditivo agora pode dar algum problema no motor

  6. Bom dia sou o Artur tenho um uno mille ano 1993 gostaria de saber se posso misturar aditivo com a agua no radiador ou devo somente usar agua?

    1. Artur, como vai? Andar somente com água não é o ideal e pode causar problemas no carro. Essa situação só deve ser realizada em casos de emergência. Indicamos que você use somente o aditivo para que o carro não apresente possíveis problemas.

  7. Olá bom dia. Meu é José Mauro. Tenho um Monza tubarão 91/92. Já observei q ele andando em baixa velocidade e com marcha forte ele baixa a água muito rapidamente, principalmente dentro da cidade, já levei várias vezes no mecânico e não tem nenhum vazamento. Não sei mais o que fazer.Gostaria de sua ajuda. Obrigado

    1. Olá, José, como vai? Recomendamos que identifique o problema primeiro. Procure algum defeito na mangueira, no radiador etc. Você pode também levar a um mecânico e pedir para que ele drene a água e faça uma limpeza com o aditivo. 🙂

  8. Bom dia comprei um gol g6 2015 goataria de saber si antes de sair com o carro tenho que completar a agua do radiador,so agua ou agua com o aditivo?

    1. Marcos, como o veículo já é usado, recomendamos que faça uma vistoria para saber quais peças estão desgastadas. É recomendado que misture água com radiador. 🙂

  9. Olá, ne chamo Ana Lúcia, tenho um pegeout 307/2007, sempre completo com água, mas percebi que a mesma está com cor ferrugem, já vou fazer toda a trocar verificar algumas peças. Pergunto toda vez que completar a água devo colocar tbm um pouco de aditivo? Basta eu comprar qualquer aditivo que contenha etilenoglicol?

  10. Quando comprei o carro a água era risada e isso me chamou atenção foi ai que o mecânico me informou que era aditivo…então hoje verifiquei que a água ta baixa a pergunta é: só completo com o aditivo? Ou cokco água e aditivo?
    E qual a agua?a destilada?

  11. Boa noite tenho um honda city 2015 sou obrigado usa o aditivo original dele.POIS A HONDA NÃO FAZ ADITIVO POSSO USA UMA OUTRA MARCA PODE ME DANIFICAR O MOTOR OBRIGADO

  12. Bom dia. Comprei um carro a pouco tempo. Havia aditivo orgânico. Comprei um sintético e coloquei por que foi uma questão de urgência. Tem algum problema?

  13. Oi peguei o carro no mês 02 corsa Wind 96 ainda não coloquei, tem alguma marca ou cor pra colocar , e qual a quantidade que coloco

    1. Olá, Kelly, tudo bem? O mais correto é fazer esse procedimento com acompanhamento de um mecânico. Assim ele poderá saber o que será melhor para o motor do sue veículo.

  14. Olá.
    Tenho um carro brava 1.6 16v 2003
    Ontem foi trocado o reservatório de agua.
    Colocou o auditivo rosa e água
    O nível está no mínimo no reservatório.
    Só vou trocar o auditivo daqui um ano ou 30km mil rodado?
    Até

    1. Oi, Luciano, como vai? A troca deve ser feita no que chegar primeiro, ou seja: se você andar 30 mil quilômetros antes de um ano, deve ser trocado. Do contrário, pode trocar quando fizer um ano.

  15. Bom dia amigo.. tenho um fiat Uno fire ano 2002 faz pouco tempo que tenho ele só tem água no radiador. tenho medo de colocar adtivo pois olhei uns vídeos e pode acontecer de aparecer vazamentos depois de colocado o adtivo pois ele vai corroer algum ferrugem que tiver .quais as os componentes que podem ser prejudicados com a colocação assim do adtivo pela primeira vez. porque antes era só água. qual adtivo devo usar ?me ajude ai amigo por favor.

    1. Mateus, tudo bem? O indicado é usar aditivo junto com a água. Sugerimos que você coloque os aditivos orgânicos, que são biodegradáveis ou os aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido. Os aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos, podem fazer essa corrosão por nunca ter usado aditivo no carro, por isso, escolher entre as duas primeiras opções é melhor.

  16. Utilizei em meu gol 2003 o produto da marca Tech Company, me atendeu perfeitamente. Produto de pronto uso, fácil e pratico para pessoas leigas como eu. Comprei no mercado livre.

    1. Joaquim, tudo bem? Se você começou usando, por exemplo, um aditivo orgânico, procure sempre fazer a troca por outro aditivo orgânico. Se você ainda não sabe qual é o mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário, lá constará essa informação.

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