Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Perda ou extravio de bagagem: o que fazer?

Bagagem extraviada

Quem viaja sabe que existe o risco de perda ou extravio de bagagem. A decepção de não encontrar sua mala na chegada da viagem pode se transformar em um grande transtorno se o passageiro não agir rapidamente ao ocorrido.

Em uma viagem nacional, ao perceber que sua bagagem foi extraviada ou até mesmo danificada, o Procon recomenda que o consumidor se dirija imediatamente ao balcão da empresa (seja rodoviária, aérea ou aquaviária). Passageiros de voos também podem ir ao departamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para registrar uma queixa. Esse procedimento pode ser feito em até 15 dias da data do desembarque.

O usuário pode entregar, no ato do check-in, uma declaração com o conteúdo da bagagem e seus valores aproximados para obter o ressarcimento em caso de prejuízo. Vale ressaltar que a companhia aérea é responsável pelo que acontece com seus bens despachados, da entrega no balcão até a retirada na esteira.

Confirmado o extravio, em caso de voos domésticos, a empresa tem até 30 dias para encontrar e entregar a mala no endereço dado pelo passageiro. Em viagens internacionais, o prazo cai para 21 dias. Se não for possível encontrar a bagagem, a companhia deve ressarcir o consumidor ao final dos prazos citados.

Dicas preventivas

– Identifique a mala com suas informações básicas, origem e destino da viagem com etiquetas dentro e fora da bagagem. Outra dica é personaliza-la com fitas ou adesivos para não confundir outros viajantes na hora da retirada.

– Evite maiores danos e carregue objetos de valor como joias e eletrônicos na bagagem de mão.

– Coloque cadeados nos zíperes para a segurança de seus bens.

– Um Seguro Viagem oferece cobertura necessária em caso de problemas, inclusive colaborar na localização de seus pertences. Faça uma cotação e contrate.

O extravio da bagagem pode ser uma grande dor de cabeça. Previna-se com essas dicas e, em caso de problema, mantenha a calma e haja com rapidez. Quanto mais agilidade, maior a chance da mala voltar para o seu dono.