Seguro para carros de placa preta: guia completo

carro placa preta Seguro para carros de placa preta: guia completo

Você é apaixonado por carros antigos e tem ou deseja ter um carro placa preta? Então, este artigo é para você. Aqui, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o seguro para carros de placa preta, desde o que é a placa preta, como obtê-la, quais as exigências para contratar o seguro, coberturas disponíveis, além de dicas para manter o seu carro antigo em bom estado. Acompanhe!

O que é a placa preta

A placa preta é um tipo de identificação especial para veículos que são considerados de coleção. Para ter direito a ela, o carro precisa ter mais de 30 anos de fabricação e manter pelo menos 80% de suas características originais. Além disso, o veículo precisa passar por uma vistoria de um clube ou entidade credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que vai emitir um Certificado de Originalidade.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A placa preta não é obrigatória, mas é um diferencial para os colecionadores que querem valorizar seus carros antigos e preservar a sua história. Além disso, a placa preta também pode trazer alguns benefícios, como a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em alguns estados e a possibilidade de contratar um seguro específico para esse tipo de veículo.

Obtendo a placa preta e as exigências do seguro

Como colocar a placa preta? Para isso, você precisa seguir alguns passos:

Encontrar um clube ou entidade credenciada pelo Denatran na sua região e se associar a ele.

Solicitar uma vistoria do seu carro pelo clube ou entidade, que vai avaliar se ele atende aos critérios de originalidade e emitir o Certificado de Originalidade.

Pagar uma taxa ao clube ou entidade pela vistoria e pelo certificado.

Levar o Certificado de Originalidade ao Detran do seu estado e solicitar a mudança da placa do seu carro para a placa preta.

Pagar uma taxa ao Detran pela mudança da placa.

Depois de obter a placa preta, você pode contratar um seguro específico para o seu carro antigo

Normalmente, esse tipo de seguro costuma ser mais em conta do que o seguro convencional, pois leva em consideração o valor histórico do veículo e não o valor de mercado. Além disso, o seguro para carros de placa preta também considera que esses veículos são usados com menos frequência e têm menor risco de acidentes ou roubos.

No entanto, para contratar o seguro para carros de placa preta, você precisa atender a algumas exigências das seguradoras, como:

Ter mais de 25 anos de idade e mais de 5 anos de habilitação.

Ter outro veículo para uso diário.

– Guardar o carro antigo em uma garagem fechada e segura.

– Usar o carro antigo apenas para passeios ou eventos específicos.

– Manter o carro antigo em bom estado de conservação e funcionamento.

Coberturas disponíveis para carros de placa preta

Antes de falar sobre as coberturas, é importante ressaltar que, como falamos anteriormente, o seguro para carros de placa preta é diferente do seguro para carros comuns. Além disso, a manutenção desses veículos pode ser mais cara, já que muitas peças são difíceis de encontrar.

Dito isso, vamos às coberturas que normalmente estão disponíveis para carros de placa preta:

Cobertura contra roubo, furto e incêndio: garante a indenização em caso de perda total do veículo por esses motivos.

– Cobertura contra danos a terceiros: cobre os prejuízos causados a outras pessoas ou bens em decorrência de um acidente envolvendo o carro de placa preta.

– Cobertura contra danos materiais ao veículo: cobre os custos de reparo ou reposição de peças do carro em caso de colisão, capotamento ou outros eventos que causem danos ao veículo.

– Cobertura para eventos especiais: cobre os riscos relacionados à participação do carro em exposições, feiras, desfiles ou outros eventos de caráter cultural ou histórico.

– Cobertura para transporte do veículo: cobre os danos ao carro durante o seu transporte por guincho, reboque ou outro meio adequado.

Ainda, é preciso apresentar alguns documentos que comprovem a originalidade e o estado de conservação do veículo, como o certificado de originalidade emitido pelo clube ou federação de automóveis antigos, o laudo de vistoria técnica e as fotos do carro. 

Além disso, é necessário seguir algumas regras de uso e manutenção do veículo, como não alterar suas características originais, não utilizá-lo para fins comerciais ou profissionais e não expô-lo a condições adversas de clima ou terreno.

A cobertura para carros de placa preta é uma forma de preservar o patrimônio histórico e cultural representado por esses veículos. Além disso, é uma forma de garantir a tranquilidade e a segurança dos proprietários e admiradores desses carros tão especiais.

Dicas para manter o carro antigo em bom estado

Se você tem um carro antigo e quer mantê-lo em bom estado, existem algumas dicas que podem te ajudar a prolongar a vida útil e evitar problemas. Veja algumas delas:

– Faça revisões periódicas no motor: o motor é o coração do carro e precisa de cuidados constantes para funcionar bem. Verifique o nível do óleo, o filtro de ar, as velas e os cabos de ignição. Troque as peças desgastadas e faça a limpeza dos bicos injetores. 

– Mantenha os pneus calibrados e alinhados: os pneus influenciam na estabilidade, na economia e no conforto do carro. Por isso, mantenha-os sempre calibrados conforme a indicação do fabricante e verifique o estado da banda de rodagem. 

– Verifique a correia dentada: a correia dentada é responsável por sincronizar o funcionamento das válvulas do motor. Se ela se romper, pode causar danos graves e até mesmo fundir o motor. Por isso, verifique seu estado e troque-a conforme a recomendação do fabricante.

– Limpe o carro regularmente: a limpeza do carro não é apenas uma questão estética, mas também de conservação. Lave o carro com frequência e aplique uma camada de cera para proteger a pintura dos raios solares, da chuva ácida e de outros agentes externos. Limpe também o interior do carro, aspirando os bancos, o carpete e o painel. Use produtos específicos para limpar os vidros, o plástico e o couro.

– Proteja o carro do sol e da chuva: o sol e a chuva podem danificar a pintura, o estofamento e outras partes do carro. Por isso, procure estacionar o carro em locais cobertos ou usar uma capa protetora quando não for possível. Evite também deixar o carro exposto à maresia ou à poeira.

Tire suas dúvidas sobre o seguro para carros de placa preta

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro para carros de placa preta, pode estar se perguntando qual é a melhor opção de seguro para o seu carro antigo. A resposta é simples: a Minuto Seguros!

Com anos de experiência no mercado de seguros, a Minuto Seguros oferece as melhores opções de cobertura para carros de placa preta. Além disso, contamos com uma equipe de especialistas que está sempre pronta para atender e esclarecer todas as suas dúvidas.

Aqui na Minuto Seguros, você tem a garantia de contar com um atendimento personalizado e de qualidade, além de poder escolher entre diversas opções de cobertura para o seu carro antigo

Lembre-se: o seguro é fundamental para garantir a segurança e proteção do seu carro antigo, então não deixe de investir em um seguro de qualidade. Clique agora mesmo no link abaixo e faça uma cotação com a Minuto Seguros.

Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *