Home » Carro » Notícias

Governo brasileiro quer aumentar limite da CNH para 40 pontos

Após suspender a instalação de novos radares em rodovias federais, o governo deve tomar outra atitude que gerará impacto para os motoristas. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, será proposto que o limite de pontos para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumente para 40 pontos.

limite CNH 40 pontos

Foto: Rodrigo Sanches/Exame

Hoje, se o motorista somar 20 pontos acumulados por infrações cometidas durante o período de um ano, tem a CNH suspensa. Número que pode dobrar se a proposta do governo vingar.

Essa medida deve fazer parte de uma série de propostas para modificações na legislação referentes às infrações de trânsito, que o governo pretende fazer em um projeto para ser enviado ao Congresso Nacional. De acordo com Tarcísio Freitas, existe também a ideia de simplificar o processo suspensão da carteira quando as infrações cometidas forem graves ou gravíssimas

Além de aumentar a pontuação para a suspensão da CNH, outra alteração que deverá fazer parte do projeto será no prazo de validade da habilitação. A ideia é que ela passe a ser válida por dez anos, e não mais por cinco, como prevê a legislação atual. Se houver indícios relacionados à saúde que eventualmente diminuam a capacidade de dirigir, como deficiência mental, física ou progressividade de doença, a renovação poderá ser exigida antes deste prazo.

Fonte: G1 Auto Esporte

3.5 / 4 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *