Filtro de combustível do carro: entenda como funciona esta peça

Automobile Fuel Filter

 

Quer entender como funciona o filtro de combustível do carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai saber qual é a função dessa peça e quando é necessário fazer a troca. Confira!Muitos proprietários, ao fazerem a manutenção do automóvel, lembram apenas das peças mais populares na mecânica. Isso pode fazer com que outras partes fiquem sem a devida atenção e apresentem defeitos de funcionamento. Um exemplo é o filtro de combustível do carro, peça que não é muito lembrada pelos motoristas, mas de grande importância. 

Essa peça tem influência no desempenho do veículo, filtrando as impurezas e impedindo-as de entrar na bomba. Dessa forma, o motor possuirá maior rendimento com menor quantidade de combustível

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Quer saber tudo sobre o filtro da bomba de gasolina? Continue a leitura e descubra qual a finalidade dessa peça e quando é o momento de trocá-la.

Como funciona o filtro de combustível?

Sua função é filtrar o combustível e eliminar todas as sujeiras e resíduos sólidos que possam estar no tanque ou no combustível. Todas essas partículas podem prejudicar o desempenho não só do motor, como também de outros componentes do carro.

Por isso, é essencial que o motorista compreenda como deve ser o funcionamento correto do filtro para não prejudicar seu veículo. Logo, é preciso mantê-lo sempre limpo e com a validade em dia

Onde ele fica localizado?

O filtro de combustível fica instalado próximo ao tanque ou entrada do motor – isso depende do modelo do carro. Em alguns automóveis o motor pode estar na traseira ou no centro, mas a grande maioria é frontal.

Além da remoção das impurezas, o filtro também é responsável por eliminar a água que estiver presente no espaço. Esses resíduos podem danificar o sistema de injeção eletrônica.

Qual a sua importância?

Ele vai diminuir as chances de a bomba de combustível queimar ou dos bicos injetores ficarem entupidos. O sistema de injeção eletrônica possui componentes extremamente sensíveis que requerem alguns cuidados

Portanto, sua importância está na proteção que oferece para as demais peças, evitando os danos que podem ser causados pela sujeira.

No mercado automotivo, é possível encontrar diversas variedades de filtros, adequados para a filtragem de diferentes impurezas. Além disso, devem ser considerados o  modelo do veículo, o tipo de combustível e a potência do motor. Geralmente eles são feitos de lã, papel ou blindados.

Problemas causados pelo mau estado do filtro

O filtro de combustível tem por função evitar que impurezas entrem na bomba e cheguem ao motor ou a outras partes. Embora alguns motoristas saibam disso, ainda insistem em rodar com esse componente em situação inadequada. 

Assim, se o filtro estiver em uma situação precária, pode haver rompimento, fazendo com que o combustível passe sem filtragem. A ausência do filtro na gasolina pode se tornar algo perigoso para o carro e até levar à fundição do motor.

Isso pode resultar até em um vazamento no tanque, o que pode causar bastante prejuízo. Afinal, trará danos ao motor e também ao sistema de injeção, fazendo com que a vida útil do carro diminua.

Por isso, recomenda-se verificar as possíveis falhas em um mecânico de confiança o mais rápido possível.

Quando devo trocar o filtro de combustível do carro?

É indicado realizar a troca do filtro de combustível entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados. Porém, alguns indícios podem deixar evidente que a mudança da peça precisa ser feita o quanto antes. Veja alguns deles. 

Dar a partida no carro de maneira difícil

Esse é o principal sinal de que o filtro está sujo e precisa de troca. Quando a situação da peça não está boa, o líquido tem dificuldade de passar por ele para chegar ao motor.

Desse modo, pode gerar problemas, afetando diretamente o processo de partida do carro.

Existe ferrugem na estrutura do filtro de combustível

Geralmente, ferrugem nunca é um bom sinal e, neste caso, não é diferente. Quando há oxidação da peça, podem ocorrer estragos até no sistema de injeção do veículo, como carburador e bicos injetores.

Portanto, para que isso não aconteça, é necessário checar o filtro e realizar a sua troca, fazendo com que o problema não aumente. A boa notícia é que este problema é mais simples de ser identificado por conta da característica específica da ferrugem.

A marcha fica lenta

Outro sinal de que o carro pode estar indicando um problema como o filtro de combustível é quando há falha na aceleração.

Isso significa que a gasolina pode não estar alimentando o motor como deveria. Se isso acontecer, verifique o mais rápido possível o estado do filtro.

Aumento incomum do consumo de combustível

Esse talvez seja um dos efeitos mais marcantes quando o filtro não está em bom estado. Existe o aumento de consumo do combustível porque há uma barreira de impurezas no filtro que impedem a passagem do combustível.

Por isso, muita pressão é exercida na estrutura, fazendo com que só uma pequena parte do líquido consiga chegar ao destino e ser aproveitada. Ou seja, muito combustível é perdido nesse processo.

Lâmpada de advertência acesa

O sistema dos automóveis possui pequenas lâmpadas que servem como advertências ao motorista. A mais comum é indicando a ausência do cinto de segurança, mas é bom ficar de olho em todas.

Se tiver algo acontecendo com o filtro do seu carro, provavelmente o sistema tentará avisar através de uma dessas lâmpadas.

Dificuldade na aceleração

Se você sentir que o carro não está acelerando mesmo quando pisa fundo no acelerador, então procure um mecânico. Quando há um problema no filtro de combustível é comum que os comandos não respondam como antes.

Limpeza do tanque de combustível

É recomendada a limpeza do tanque, principalmente, para carros mais antigos, mas isso não impede que seja verificado com frequência. A manutenção do tanque é indispensável para aqueles que abastecem com combustível adulterado ou de baixa qualidade.

O processo de limpeza deve ser orientado ou feito por um profissional da área para evitar qualquer manuseio incorreto. São utilizadas ferramentas específicas que não são comuns ter em casa.

Começa pela retirada do tanque, depois ele é esvaziado para ser limpo com os produtos recomendados. Após concluído o procedimento, ele deve ser recolocado corretamente no carro.

Se você notar uma necessidade de troca muito grande do filtro, esse pode ser considerado um sinal de que o tanque precisa ser limpo.

Importância do seguro auto

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o filtro de combustível do carro. Contudo, esta não é a única informação para a qual deve dedicar sua atenção. Além do conhecimento em relação às peças mecânicas, é importante que você conte com um seguro auto

O seu carro pode dar sinais de que algo está fora do comum, mas colisões com terceiros ou roubo e furto estão além da previsibilidade. Essas são situações de risco que ninguém está esperando ou recebe algum aviso, por isso o seguro é tão importante.

A Minuto Seguros é a maior corretora online do Brasil e permite que você faça a cotação preenchendo um formulário. Trabalhamos com mais de 15 seguradoras especializadas em seguro auto para você escolher a que mais se encaixa nas suas necessidades.

Clique aqui, preencha os dados de cotação e garanta a segurança que você e seu veículo merecem no dia a dia. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *