Home » Carro » Dicas

Qual a importância do Airbag para a segurança?

De todos os fatores envolvidos no momento da compra de um veículo e na hora de dirigi-lo, a segurança é o mais importante. Afinal, nada é tão essencial quanto preservar a sua própria integridade física e a das pessoas que andam com você. Entre todos os itens voltados para proteger os ocupantes dos carros, o Airbag é um dos fundamentais.

airbag

Desde o início de 2014, o Airbag tornou-se um item obrigatório em todos os carros fabricados a partir daquela data. Essa resolução já era prevista desde 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Um estudo de 2008, realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária, mostrou dados impressionantes. Caso todos os automóveis que estiveram envolvidos em acidentes possuíssem Airbag, mais de 3,4 mil vidas poderiam ter sido salvas durante o período de 2001 a 2007.

Além de contar com itens como o Airbag para aumentar a sua segurança, é preciso buscar o máximo de proteção possível, como a contratação de um seguro auto. Só com as coberturas proporcionadas por este produto você garante sua tranquilidade no caso da ocorrência de sinistros, tanto na parte financeira quanto no amparo a você se passar por algum imprevisto indesejável.

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto no Brasil, além de líder no segmento online. Trabalhamos com 10 seguradoras que estão entre as principais do País. Assim, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é um Airbag?

O Airbag é uma bolsa de ar desenvolvida para ser um dispositivo de segurança do veículo. Após um forte impacto, ocorre a explosão de um composto químico que rapidamente infla o material, que tem como objetivo evitar que a pessoa choque-se contra partes do automóvel, a fim de evitar danos físicos graves e, muitas vezes, salvar vidas.

É importante ressaltar que o Airbag foi desenvolvido para ser acionado apenas no caso de impactos fortes envolvendo o veículo. No caso de batidas mais leves, o cinto de segurança é capaz de conter a projeção dos ocupantes do carro e evitar que eles sofram ferimentos sérios.

airbag

Cuidados necessários com o Airbag

Um fator importante para todos entenderem é que ter Airbag no carro não significa que o uso do cinto de segurança seja dispensável. Além de ser obrigatório por lei, a utilização do cinto é complementar ao acionamento das bolsas de ar.

A posição que os ocupantes ficam quando estão com os cintos afivelados corretamente e a projeção que este item evita no caso de um forte impacto, são fatores determinantes para que o Airbag cumpra o seu papel e possa salvar vidas e reduzir ferimentos.  

Apesar de ser um dispositivo de segurança, o Airbag pode causar ferimentos graves se alguns cuidados não forem tomados. No caso de Airbag frontal, é preciso que o motorista esteja a uma distância mínima de 25 centímetros do volante, além de estar com os braços na posição correta. Já o passageiro do banco da frente precisa estar a pelo menos 30 centímetros e, de maneira alguma, ficar com os pés sobre o painel.  

Tipos de Airbag existentes 

Os únicos tipos de Airbag que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira são os Airbags frontais, tanto para o motorista quanto para o passageiro. Um deve ficar instalado no volante e o outro no painel bem à frente do banco do passageiro.

Além destes, existem outros modelos que podem ser vendidos como itens opcionais pelas montadoras. Um exemplo são os Airbags laterais, cujo intuito é proteger o torso e a cabeça das pessoas. Existem também os Airbags de cortina, que ficam situados na área das janelas e tem como objetivo evitar que estilhaços de vidros atinjam os ocupantes.

Os Airbags de joelhos, apesar de não muito comuns, ficam logo abaixo do volante e podem evitar danos às pernas. Já o Airbag central foi desenvolvido para evitar um possível choque de cabeças entre o motorista e o passageiro. Dessa forma, fica instalado no meio do console e é inflado no meio dos ocupantes da parte da frente do automóvel.

Outro tipo menos comum é o Airbag de cinto, que fica acoplado ao cinto de segurança e infla uma bolsa de ar como extensão do dispositivo. Por último, o Airbag de capô foi idealizado pensando na proteção de pedestres. Quando ocorre uma colisão frontal, ele é acionado e pode evitar que a pessoa atingida tenha ferimentos ao bater contra o para-brisa e o capô.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *