1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Gasolina comum ou aditivada: qual a melhor para o carro?

Existem diversos tipos de combustíveis disponíveis nos postos, como GNV, diesel, álcool e gasolina. Com isso, muitos motoristas ficam com dúvida sobre qual é a diferença entre eles e o que pode ser melhor para o seu veículo. Um exemplo disso é quando o frentista pergunta se a escolha será gasolina comum ou aditivada. Geralmente, a resposta é comum, já que o próprio dono do carro não sabe diferenciar. Portanto, saiba efetivamente as vantagens de cada uma na sequência deste texto.

gasolina comum ou aditivada

Entender sobre os combustíveis que podem ser utilizados em seu carro é mais importante do que parece. Afinal, assim é possível definir a melhor escolha, seja priorizando a economia de combustível ao abastecer ou a qualidade e potência para o motor.

Além disso, no manual do proprietário, é possível encontrar informações sobre o tipo de gasolina que deve-se colocar quando está com o veículo rodando em outros países, como os do Mercosul. Essa indicação ocorre por meio do valor da octanagem ligada diretamente ao motor do automóvel. Isso é basicamente a medida de resistência que o combustível tem à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão.

Seguro auto

Além de fazer a escolha certa de qual gasolina ou etanol usar para abastecer o seu automóvel, também é importante adotar boas práticas para economizar combustível. Mas, além disso tudo, é essencial encontrar o plano ideal de seguro auto para o seu perfil de condutor. Afinal, nunca sabemos quais imprevistos podem acontecer com o veículo no trânsito, como: roubo e furto ou colisão com terceiros.

Portanto, entre em contato com nós da Minuto Seguros para fazer sua cotação. Afinal, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do mercado.

Para cotar, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Gasolina comum ou aditivada? Agora, quando surgir essa questão, você saberá exatamente qual a diferença entre elas.

Gasolina comum ou aditivada?

Qual a diferença na composição delas?

gasolina comum ou aditivada - Qual a diferença na composição delas?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a diferença entre a gasolina comum ou aditivada começa logo em sua composição. Ainda que sejam feitas de maneiras similares, a aditivada possui componentes a mais que a comum, como aditivos detergentes e dispersantes.

Dessa maneira, essas substâncias limparão o sistema que alimenta o veículo, incluindo o motor, bico injetor e as válvulas de admissão. Portanto, ela impedirá o acúmulo de resíduos e evitará entupimentos. Por isso, a gasolina aditivada custa, em média, mais que a comum, já que oferece mais benefícios às partes mecânicas citadas.

Qual o efeito no carro?

gasolina comum ou aditivada - Qual o efeito no carro?

A gasolina comum vai oxidar de maneira mais rápida, gerando uma espécie de “goma”, que acumula-se no fundo do motor ao longo do tempo. Isso vai fazer com que resíduos sobre as válvulas prejudiquem o funcionamento do automóvel.

No caso da aditivada, ela reduzirá todas as chances de que esses problemas ocorram. Afinal, ela possui a limpeza dos dispersantes e detergentes, além do tempo de oxidação maior. Dessa forma, a comum só é indicada em casos de viagens longas, por exemplo, por causa de seu uso contínuo.

Qual compensa mais? Gasolina comum ou aditivada?

Por fim, para saber qual compensa mais entre gasolina comum ou aditivada, é possível fazer um cálculo para definir. Basta esvaziar completamente o tanque e abastecer um valor determinado. Assim, só precisará contar quantos quilômetros o seu carro rodou com o mesmo valor nos dois tipos de gasolina.

Vale lembrar que, independentemente da autonomia entre elas, existem maiores benefícios na aditivada, por conta de sua composição.

Pronto! Agora você já sabe qual a diferença entre a gasolina comum ou aditivada. E independentemente de qual for a sua escolha, tome cuidado com combustível adulterado!

Se houver dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!

4.25 / 4 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *