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Limpeza no bico injetor: devo ou não fazer?

Mecânica de carro, em geral, não é um assunto muito frequente entre as pessoas. Sempre há algo que pode gerar confusão, além, é claro, de diversas opiniões sobre o assunto. E um dos temas mais polêmicos sobre o carro é a questão da limpeza no bico injetor, afinal, fazer ou não fazer? Eis a questão.

limpeza no bico injetor

Em geral, esse tema acaba sendo polêmico entre mecânicos, fabricantes de peças e automóveis, porque as válvulas injetoras de combustível, nome técnico correto para o bico injetor, são autolimpantes, ou seja, em tese não seria necessária uma limpeza por outros meios.

Entretanto, a impossibilidade de controlar a qualidade do combustível – que em muitos casos pode ser adulterado ou conter misturas químicas perigosas – faz com que o proprietário esteja sujeito a abastecer o carro com produtos inadequados e prejudicar completamente a saúde do motor.

E é aí que começa o grande dilema sobre a limpeza no bico injetor. Em tese, o próprio combustível deve fazer a limpeza da parte interna da peça, por isso, não haveria necessidade de limpá-la.

Mas, externamente, na região que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível ruim ou adulterado, pode causar problemas de carbonização, que vai obstruir os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.

limpeza no bico injetor -

Nesse caso, a limpeza do bico injetor se faz necessária, pois esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo de combustível do carro e provoca falhas de aceleração no motor.

Então, antes de começar a levar em consideração ou não a limpeza do bico injetor, é muito importante ter a certeza do abastecimento de combustível com qualidade.

Esse é o principal motivo para que a limpeza do bico injetor se faça menos necessária, pois, em tese, é um processo que não precisa ser realizado.

E quem pensa que esse cuidado deve ser tomado apenas com carros importados ou com mais detalhes sistêmicos, engana-se.

Os carros da Volks, como o Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro, que são equipados com o MSI, são bem complexos. Caso o bico injetor entupa, e o motor detecte que a explosão está fora dos parâmetros, a injeção corta aquele bico injetor, causando o primeiro problema.

Se existe o corte o bico injetor em uma estrada, na qual o condutor está em alta velocidade e ele insistir em continuar se movimentando, poderão ocorrer problemas no motor, chegando ao derretimento do pistão por falta de combustível. Então, atenção ao máximo quando o assunto for entupimento e limpeza no bico injetor.

Outro ponto no qual o motorista não pode faltar com a atenção é o seguro auto. Com ele, o condutor fica resguardado de diversos possíveis problemas que o carro sofrer, como batidas, colisões, roubo e furto. Se houver algum problema com pane elétrica e precisar de guincho, o seguro também poderá lhe ajudar.

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A importância do diagnóstico anterior à limpeza no bico injetor

limpeza no bico injetor - A importância do diagnóstico anterior à limpeza no bico injetor

Antes de optar ou não pela limpeza no bico injetor, faça um diagnóstico detalhado com um especialista que indicará a melhor solução.

Para saber se o componente está em condições ou não de ser reinstalado no veículo ou apenas limpo, existe uma quantidade específica de testes que vão anteceder a limpeza em si. Eles devem, obrigatoriamente, ser executados para garantir a segurança do carro.

Nesse primeiro passo, a análise do bico injetor deverá ser feita com um scanner próprio. Isso trará a percepção correta se há falhas em outros sensores ou atuadores.

Além da utilização de combustível ruim, outros problemas, como o consumo elevado de óleo, também causam depósito de sujeira na ponta da válvula injetora ocasionando a necessidade da limpeza no bico injetor. Essa análise prévia revelará o que de fato está acontecendo.

A limpeza, às vezes, não é suficiente

limpeza do bico injetor - A limpeza, às vezes, não é suficiente

Se a válvula estiver defeituosa, o especialista deve informar esse problema. Isso acontece, principalmente, por causa do acúmulo de sujeira que faz o componente trabalhar de maneira forçada e assim, danificá-lo. Nesses casos, a limpeza no bico injetor é contraindicada, pois só uma troca irá reparar o dano.

Os especialistas indicam que uma válvula injetora que trava aberta ou fechada não pode mais ser aproveitada porque já está com problema interno, e a peça não pode passar por uma limpeza, pois não será efetivo.

Se a válvula travar aberta, outras partes poderão ser afetadas, causando um calço hidráulico, ou, se ela trava fechada, pode causar até o derretimento do pistão.

Outro ponto que vale reforçar é que válvulas injetoras não possuem reparo. Se uma válvula for reprovada nos testes aplicados pelos especialistas em limpeza no bico injetor, a substituição do componente é o procedimento mais indicado, além de ser o mais seguro para o carro.

Isso acontece por alguns motivos, entre eles, o fato de que mesmo que haja a limpeza no bico injetor na máquina e, em seguida, ele volte a funcionar, o ideal é não reutilizá-las. Os danos internos não têm reparo e isso é perigoso para o motor.

Limpeza no bico injetor: procedimentos e produtos adequados

limpeza no bico injetor - Limpeza no bico injetor: procedimentos e produtos adequados

Como é uma peça extremamente delicada e a limpeza ainda gera dúvidas, o procedimento deve ter muita cautela, além de ser necessário o uso de produtos específicos para não causar danos maiores à peça.

Há produtos no mercado automotivo que servem tanto para a limpeza no bico injetor quanto nos testes de vazão. Nestes casos, os especialistas que forem realizar a limpeza saberão exatamente a questão da utilização e a diluição.

Em geral, na cuba de ultrassom, o produto que faz a limpeza pode ser diluído na proporção de um para 10, mas pode ser usado puro também, sem problemas. Já no momento de fazer o aferimento, será necessário diluir na proporção de uma parte de produto para 10 de água.

Isso acontece, principalmente, para que não haja efeito de espuma e tenha a leitura correta do aferimento.

E então? Entendeu como funciona e como realizar a limpeza no bico injetor? Se houver alguma dúvida compartilhe conosco! Estamos prontos para ajudar na proteção do seu veículo!

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Comentários

    1. Olá, Leonardo, como vai? Existem muitas causas para que o carro apresente problemas para ligar. Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto e leve o veículo para um mecânico analisá-lo.

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