Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Cuidados ao estacionar seu carro

Cuidado ao estacionar o carroNem todo mundo é fã de estacionar o carro, especialmente na rua e em vagas mais apertadas. A famosa baliza é um movimento que exige prática para ser perfeita e, por vezes, parar o carro rente à calçada pode trazer um transtorno.

Encostar na guia (ou meio-fio) pode ir muito além de uma marca no pneu. Além da mancha, a roda pode arranhar ou até amassar. Os danos vão de riscos que prejudicam a durabilidade do pneu, passando pelo desbalanceamento do veículo até chegar à perda da roda.

Tudo depende da maneira como se estaciona. Muitos motoristas tentam ser precisos demais, aproximando ao máximo as rodas da guia. Não existe uma regra de estacionamento, mas uma distância mínima de cinco centímetros já é considerada suficiente.

Para não errar, na hora de entrar em uma vaga, vá com calma. Em baixa velocidade, você consegue observar a distância e não bater a roda na guia. Ajuste também corretamente o retrovisor, para ter mais noção do espaço.

Algumas práticas comuns de estacionar também podem prejudicar o carro:

– Em estacionamentos em posição 90 graus, ou aqueles inclinados, é preciso tomar muito cuidado para não avançar demais e encostar a frente no meio fio. A parte de baixo da carroceria, o para-choque e a saia protetora podem ser gravemente danificadas;

– Em descida, esqueça a ideia de estacionar prensando o pneu na guia. Isso pode danificar a borracha, afetando as bandas de rodagem. A melhor alternativa é parar com a roda apontada para a calçada, sem encostar o pneu. Não se esqueça de deixar o veículo engatado em primeira marcha, com o freio de mão puxado.

Estacionar corretamente, evitando danos ao carro, é uma prática que vem com o tempo. Procure estar sempre atento. Focado, você vai se tornar cada vez mais um melhor motorista e evitará eventuais transtornos.