Seguro para carro importado: afinal, o que muda?

Carro importado laranja

Quer saber o que muda para o seguro de carro importado? Então você está no lugar certo. Por aqui você ficará por dentro das principais atualizações de seguro de carro importado, incluindo quais são os carros importados com menor preço de seguro auto. Acompanhe-nos.

Um veículo é exposto a diversas situações de risco diariamente, seja no trânsito, em viagens, por mudanças climáticas, etc. Com isso, muitos condutores passam a procurar planos de cobertura para seu automóvel, como o seguro para carro importado.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Contar com uma cobertura vem se tornando essencial no cenário brasileiro, principalmente com as estatísticas de roubo ou furto. Por hora chegam a ser roubados mais de 64 veículos entre carros e motos. 

No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre os tipos de proteção para os veículos. Por isso, selecionamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre o seguro para carro importado. Continue lendo e descubra também se vale a pena contratar um!

Como funciona o seguro para carro importado?

O seguro para carro importado funciona da mesma forma que para um carro nacional. Ou seja, as seguradoras garantem a proteção básica para o veículo, assim como a qualquer outro tipo.

Na maior parte das modalidades ofertadas para proteção do veículo, os riscos cobertos são:

  • Eventuais sinistros com acidentes;
  • Roubos;
  • Furtos;
  • Danos a terceiros.

No entanto, é preciso lembrar que, em geral, os carros importados têm custos mais altos por serem requintados. Assim, por possuírem outros itens, a cobertura também pode se tornar mais cara.

Com isso, vale dizer também que algumas seguradoras oferecem serviços diferenciados para o público que possui veículos de luxo. Como a possibilidade de personalizar o plano e torná-lo mais vantajoso.

Esse tipo de seguro é mais caro?

Considerando que se trata de um veículo com custo aquisitivo mais elevado, sim, o seguro também será mais caro. Isso acontece porque os carros importados contam com itens exclusivos que precisam de maiores cuidados.

As peças para reposição também geram gastos altos, pois são mais difíceis de ser encontradas no mercado. Consequentemente,  para a manutenção é necessária uma oficina especializada, o que acaba encarecendo o processo.

Porém, o seguro ser mais caro não exime a necessidade de contar com ele, pois os riscos são ainda maiores. As seguradoras também vêm se esforçando para oferecer serviços de qualidade exclusiva para esse nicho.

Tipos de cobertura para seguro auto importado

Por se tratar de um veículo com certas especificidades quanto a suas peças e sistema, a variedade de coberturas se torna limitada. Assim, os principais tipos de serviço oferecidos pelas seguradoras estão relacionados com:

  • Roubo e furto;
  • Danos a terceiros;
  • Colisões;
  • Acidentes pessoais de passageiros.

Vamos entender como funciona cada uma dessas coberturas:

Roubo e furto

De acordo com o IBGE, em 2012, foram mais de 564 mil veículos roubados e furtados pelo país. A estatística aponta que por hora, entre roubos e furtos, são cerca de 64 carros e motos.

Diante desses números, garantir a segurança do seu carro fica evidente, não é mesmo? Automóveis que possuem um bom sistema de proteção e estão amparados por seguros dificultam o processo para os criminosos.

Danos a terceiros

Outra cobertura interessante para os donos de carros importados é referente aos danos causados a terceiros. Ou seja, se você foi responsável pelo acidente, além dos custos com seu veículo, o seguro cobre os reparos do outro carro também.

Dessa forma, o segurado será ressarcido de todas as despesas envolvendo o acidente, independentemente de serem materiais ou pessoais.

Colisões

A garantia de que, em casos de colisões, você será amparado pela apólice de seguro torna indispensável essa cobertura. O fato é que colisões tendem a causar prejuízos ao dono do veículo por conta dos valores altos de manutenção e reparo.

Sem uma seguradora você precisará arcar com todo o processo de encontrar mão de obra qualificada e as peças específicas.

Acidentes pessoais de passageiros

Conhecido como Seguro APP, essa cobertura para acidentes pessoais de passageiros vai cobrir despesas médico-hospitalares e indenizações em casos de:

  • Invalidez do motorista ou passageiros;
  • Morte do motorista ou passageiro, aqui os valores são repassados para familiares.

Quatro carros importados com menor preço de seguro auto

Ainda que seja mais caro contratar um seguro para carro importado, existem alguns modelos no Brasil que podem ser mais vantajosos. Quando os automóveis não são alvos grandes para os criminosos, os valores se tornam mais acessíveis.

Separamos quatro carros importados que possuem um preço menor no seguro auto, confira:

C4 Picasso

O modelo conhecido como minivan tem um dos seguros mais baratos entre os carros importados. Ainda que seja um veículo um pouco caro, inclusive sua manutenção, o seguro pode valer menos de 5% do custo de aquisição.

Golf Variant

O Volkswagen Golf Variant, apesar de ter saído do mercado, ainda possui um dos valores mais baixos para seguro de importados. Ele compete diretamente com crossovers e SUVs e ainda possui um ótimo custo-benefício. 

Um diferencial seu é a facilidade na obtenção de peças, visto que a montadora fica no México, e não na Ásia.

Cruze Sport

Para os que são apaixonados por carros esportivos, saibam que o seguro para um Chevrolet Cruze Sport não pesa no bolso. Se comparar o preço de aquisição e da cobertura, a proteção se torna compensatória.

Picanto

Os principais motivos que colocam o modelo compacto da Kia entre os seguros de importados mais acessíveis são:

  • O investimento de aquisição é similar aos modelos brasileiros;
  • Seu índice de roubo é um dos mais baixos no Brasil.

Ao avaliar o veículo, a seguradora entende que as chances de ter de pagar indenização serão menores. Logo, as coberturas passam a ter um valor menor que outros carros importados.

Seguro para carros importados antigos vs novos: o que muda?

A principal diferença de seguro para carros importados antigos e novos está na precificação da cobertura. Ao calcular o valor da proteção, as seguradoras precisam considerar diversas questões sobre:

  • Veículo;
  • Condutor responsável;
  • Local de moradia.

Essa é a forma adotada para definir o valor da cobertura em relação aos riscos que podem resultar em indenização.

Nesse sentido, o preço de um seguro para carro importado é mais alto justamente por considerar todas essas possibilidades. Inclusive, isso também é o que encarece a cobertura para carros importados mais antigos, porque a troca de peças e reparos necessários geralmente são mais dificultosos.

O fato é que resolver problemas mecânicos de carros importados não é tão simples. Em relação a carros mais antigos, as peças podem nem ser mais fabricadas. Quanto a carros mais novos, a mecânica pode depender do processo de importação de itens, elevando os custos.

Outro fator que vai encarecer o seguro para carros é a dificuldade em encontrar mão de obra especializada. Para carros antigos, isso pode ser ainda mais difícil e os locais que oferecem os serviços tendem a cobrar valores maiores para os reparos.

Quais as diferenças entre carros importados e carros nacionais?

Em relação ao seguro para carro importado e nacional, é possível notar certas diferenças, a principal é com relação ao preço. 

Como mencionado, os reparos para carros importados, luxuosos e esportivos tendem a ser mais dificultosos pela falta de facilidade em encontrar peças no Brasil. Isso exige mais esforços e custos para resolver problemas mecânicos, assim como também há a exigência de mão de obra especializada.

Portanto, a cobertura voltada para carros nacionais torna-se mais acessível, por conta da facilidade em encontrar peças e acessórios para os veículos. Ou seja, as seguradoras conseguem suprir as necessidades do automóvel de forma mais abrangente e menos custosa em comparação aos importados.

Nesse sentido, trata-se de aspectos que vão influenciar diretamente no valor do Seguro Auto. Já que a seguradora precisa considerar vários fatores para isso e os gastos com reparos estão entre eles. 

Como o carro nacional não apresenta muita dificuldade quanto a isso, as coberturas são mais em conta e também possuem maior variedade.

Como fica o seguro para montadoras que saíram do Brasil?

Quem possui um veículo de alguma montadora que saiu do Brasil, como a Ford, deve estar se perguntando como fica a situação do Seguro Auto, certo?

Em relação à Ford, a montadora já se posicionou sobre o assunto e explicou que não haverá impactos para o consumidor, uma vez que a fabricação de veículos da marca no Brasil ocorreu por longos 100 anos. Isso faz com que haja muita circulação de peças de carros no mercado brasileiro.

Além disso, a Ford responsabilizou-se pela reposição de peças para manutenção de veículos no Brasil em relação aos carros que já estão circulando e também para os novos anunciados para venda. Ou seja, a tendência é que o seguro do carro Ford não sofra impactos.

Quanto a outros casos de automóveis que acabaram ficando sem montadora brasileira, o valor do Seguro Auto só será impactado se o mercado de peças e manutenção também o for.

Seguro vale a pena?

Sim, considerando que carros importados normalmente têm preços altos e que possuem essas exigências especiais para consertos e assistência mecânica. A questão que você deve se fazer é: quanto está disposto a perder por arriscar deixá-lo sem cobertura?

Contratar uma proteção para o veículo é fundamental para todo condutor que preze pelo seu bem. O seguro para carro importado, por exemplo, envolve riscos de despesas altas para qualquer sinistro que possa atingi-lo. E os custos integrais disso vão impactar o orçamento pessoal do dono do carro de forma inesperada.

Quando o automóvel é segurado, os gastos com os sinistros que ocorrerem serão minimizados, pois a seguradora estará oferecendo a cobertura contratada. Além disso, há prejuízos que vão além do financeiro e o seguro pode cobrir, como a proteção ao motorista e aos passageiros.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

E então, agora que você já sabe como funciona o seguro para carro importado, que tal contratar um para o seu veículo? 

Saiba que você pode contar com a Minuto Seguros, a maior corretora de Seguro Auto do país no segmento online. Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *