Viagens de carro: o que é preciso levar em conta?

Quer tirar suas dúvidas sobre viagens de carro e saber o que é preciso levar em conta? Então você está no lugar certo. Preparamos um material especial para você que pretende fazer uma viagem de carro, desde viagens longas até às mais curtinhas. Acompanhe a nossa matéria até o final e fique por dentro.

Mulher com mão no volante de carro para fazer uma viagem

O dia a dia na estrada às vezes nos faz esquecer o quão boas as viagens de carro podem ser. Afinal, nada melhor do que explorar novos destinos com mais liberdade para seguir as rotas, os horários e os roteiros de paradas que você preferir.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Além de ser uma opção flexível e muitas vezes mais econômica para viajar, nada se compara à sensação do vento batendo no rosto, daquela música especial tocando no aparelho de som e de ter a companhia das pessoas que você gosta para se aventurar no asfalto. 

Claro que algumas estradas podem ser mais desafiadoras do que outras. Assim, as viagens de carro pelo Brasil exigem um bom planejamento, especialmente se forem mais longas.

Sabendo disso, criamos este artigo para você conhecer os melhores Apps para planejar suas rotas, além das práticas essenciais para ter um trajeto mais tranquilo e seguro. Acompanhe e também não perca de vista as principais vantagens de viver esse tipo de experiência! 

Três vantagens de fazer viagens de carro 

Como citamos logo acima, fazer uma viagem de carro pelo Brasil pode ser uma escolha bastante vantajosa para quem deseja conhecer novos lugares e aproveitar o trajeto com mais flexibilidade. Tendo um bom planejamento, você desfruta de benefícios como:  

Liberdade de rotas

Mesmo que você já tenha um caminho planejado, pode surgir um ponto turístico que você não conhecia, uma vista incrível para ficar apreciando ou simplesmente bater aquela vontade de ficar mais tempo em determinado lugar.

Viajar com liberdade é bem melhor do que ter de seguir por trajetos fixos. Com o carro, não há rotas predeterminadas por uma passagem. Ou seja, o poder de escolha na estrada é todo seu. 

Econômico

Muitas vezes é caro ter de pagar por diferentes passeios para conhecer cada ponto turístico e local famoso da cidade em que você vai se hospedar.

Já o roteiro de viagens de carro é feito por você. Nele fica mais barato circular pelos locais que você deseja e conhecer os detalhes do destino que mais chamaram sua atenção. Além disso, não há limites ou adicionais de bagagens. Basta levar o que quiser sem pagar a mais.

Sem filas e horários fixos

Quem já frequentou rodoviárias ou aeroportos sabe que quase sempre é preciso esperar em longas filas. Os transtornos ficam maiores quando você precisa correr para chegar no horário e encontrar os pontos certos de embarque para não perder a viagem. 

Essas preocupações não existem nas viagens de carro. Nelas você tem total liberdade para escolher em qual horário e como vai sair, de acordo com suas preferências e compromissos.

Sites e aplicativos de viagens de carro 

Além de conhecer os melhores lugares para viajar de carro e prezar pelos cuidados certos na estrada, também é importante ter todos os custos na ponta da caneta. 

Com um bom planejamento financeiro, você explora os destinos que deseja sem comprometer o seu orçamento nem passar apuros em lugares desconhecidos. Sabia que existem aplicativos de viagens de carro que tornam essa tarefa mais simples? Confira nossas dicas:

Mapeia

O App Mapeia calcula para você qual será o tempo médio da sua viagem, quantos quilômetros serão percorridos e quanto a viagem vai custar (contando gasolina e pedágios).

Para obter essas informações, basta preencher alguns dados simples solicitados pelo aplicativo. Eles incluem o local de partida e de destino, o preço do litro da gasolina e quantos quilômetros o seu carro consome por litro.

Rotas Brasil

O Rotas Brasil funciona de maneira semelhante ao App anterior. Contudo, ele oferece algumas informações adicionais. 

Além dos cálculos de tempo, quilometragem e custos das viagens de carro, o aplicativo oferece variações para outros tipos de veículos, como motos e caminhões. O melhor é que ele também possui uma funcionalidade que sugere os melhores trajetos e rotas.

Driive

Por sua vez, o Driive é mais focado na gestão do automóvel propriamente dito. Ou seja, ele não é indicado para quem deseja analisar rotas específicas ou preços de pedágios, por exemplo.

Entretanto, ele disponibiliza informações muito úteis para o cálculo de viagens de carro. Elas incluem levantamentos diários de custos com combustível, médias por quilômetros percorridos, manutenções, entre outros. 

WikiRota

Para finalizar, o WikiRota funciona de maneira muito semelhante aos primeiros aplicativos citados na lista.

Portanto, basta você inserir as principais informações sobre a sua viagem para receber dados completos sobre as rotas e médias de gastos. Uma funcionalidade útil é a média de horas que serão gastas no trajeto, que permite programar melhor a rota e suas paradas.

O que verificar antes de viajar? 

Agora que você já sabe como planejar suas viagens de carro de um jeito simples, basta adotar alguns cuidados básicos para garantir mais segurança no trajeto. Para seguir tranquilo na estrada, tenha atenção aos seguintes pontos: 

Faça uma revisão completa no seu veículo

Em primeiro lugar, não se esqueça de fazer as revisões periódicas indicadas pelo fabricante do seu veículo. Caso você tenha um automóvel usado, o ideal é fazer um check-up completo a cada 6 meses ou 10 mil km rodados.

Além disso, também é essencial revisar o automóvel antes de viagens de carro mais longas. O objetivo é verificar as condições do sistema de frenagem, parte elétrica, suspensão, faróis e lanternas, filtros, óleo, transmissão, limpadores, motor, etc.

Dessa maneira, se um problema for identificado em algum componente importante, você terá tempo para resolver tudo antes de pegar a estrada com a sua família.

Confira seu checklist e tenha um planejamento para a viagem

Deixar tudo bem planejado faz toda a diferença para evitar problemas e estar preparado diante de qualquer imprevisto. Isso é especialmente importante para trajetos mais longos ou desconhecidos.

Uma dica é elencar todos os itens que você precisa ter em mãos na estrada e criar um checklist para não esquecê-los.

Nesse sentido, verifique desde a documentação do veículo até seus itens de segurança (como macaco, triângulo e chave de roda), rota, seu dinheiro em espécie (para pedágios e possíveis paradas em borracharias, por exemplo), números de emergência do seguro do carro, etc.

Retire do carro tudo que você não precisa

Ao utilizar o veículo no dia a dia, é comum que alguns objetos fiquem esquecidos no seu interior. 

Por mais que eles não atrapalhem no cotidiano, é importante retirá-los antes das suas viagens de carro. Afinal, assim você garante mais espaço para levar o que realmente precisa para conhecer as cidades de destino.

Inclusive, quanto mais cheio está o automóvel, maior é o seu peso e o consumo de combustível. Ou seja, trata-se de um cuidado que também previne gastos desnecessários e contribui para o orçamento das suas férias. 

Atente-se à documentação obrigatória

Ninguém quer atrasar sua viagem e muito menos ter problemas e prejuízos com as autoridades durante as férias. Por isso, reforçamos que é essencial reunir todos os documentos do veículo e ter a documentação pessoal dos passageiros. 

Se você for para outro país, podem existir algumas exigências adicionais, como passaporte ou certificado de vacinação. Caso você opte pelo aluguel de carros para viagens longas, os papéis da locação também podem ser exigidos. Portanto, fique atento a cada detalhe. 

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Quer ainda mais segurança e tranquilidade para suas viagens de carro? A Minuto é a maior corretora de seguros auto online do país! Faça a sua cotação conosco e garanta o seguro de automóvel perfeito para as suas necessidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *