Saiba como funciona o seguro de carros esportivos de luxo

A venda de carros esportivos de luxo é um mercado que está em perspectiva de crescimento no Brasil. A alta procura tem ocasionado até mesmo fila de espera até 2022 para entrega dos veículos pelas montadoras.

seguro de carros esportivos de luxo

Com o interesse do consumidor crescendo por esse tipo de automóvel, é natural que a venda de seguros também se aqueça.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O seguro é extremamente importante para a garantia desse bem, especialmente quando ele é de mais alto valor. Prejuízos advindos de sinistros e roubos podem ser, além do transtorno, difíceis de repor. É nessas horas que o seguro faz toda a diferença. 

Confira a seguir como funciona o seguro para carros esportivos de luxo:

Como funciona o seguro de carros esportivos de luxo? 

O seguro de carros esportivos de luxo funciona de forma parecida com o de carros convencionais, no que se refere a processos. É preciso haver análise, em alguns casos vistoria e depois escolha das coberturas para compor a apólice.

Porém, naturalmente por haver maiores valores envolvidos, maiores custos estão relacionados a possíveis manutenções. O valor do seguro e sua avaliação dependem bastante do quanto a questão da segurança é reforçada no caso dos carros esportivos de luxo, já que eles costumam ser mais visados.

Em relação a ele, características como limitação do ano para ser aceito e maior variação das franquias podem se apresentar.

Abaixo explicamos melhor essas especificidades.

Particularidades

Em carros esportivos de luxo, quando uma peça quebra, geralmente fica mais caro para arrumar em comparação a outros veículos. Isso tanto pelo custo da peça em si, que costuma acompanhar o tipo do automóvel, quanto pelo conhecimento de quem irá consertar, pois nem sempre o mecânico entende daquele componente.

O custo de manutenção, logo, impacta o valor do seguro, pois se forem peças mais caras, o seguro terá maior despesa também para cobri-las. Além disso, pode haver dificuldades em encontrar as peças adequadas. 

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a frequência de uso. Se o carro raramente é utilizado, somente em situações muito específicas como finais de semana, pode sair mais em conta do que se ele for usado frequentemente, possivelmente circulando em mais locais e áreas de risco.

O valor da franquia, se o veículo for importado, pode ser maior em função desses fatores. Contudo, assim como funciona nos outros seguros, quanto mais alto for o valor da franquia, mais barato tende a ficar o seguro em si.

Quanto custa o seguro de um carro de luxo?

Essa resposta varia bastante, dependendo do modelo do carro e de informações sobre ele. Para ter ideia, o melhor a se fazer é uma cotação.

Na hora de cotar, será necessário selecionar inicialmente a marca do carro.

Depois, deve-se selecionar  ano de fabricação (e o ano do modelo, que nem sempre é o mesmo ano, como o caso de um veículo 2019, modelo 2020). O modelo em si é a próxima seleção, após isso a versão, até que se abra um questionário sobre o que o carro contém.

Somente com essas respostas, é possível obter uma estimativa do valor do seguro. Algumas informações são básicas, como a existência de alarme, mas outras podem ser ainda mais específicas em relação a carros esportivos de luxo, como se é blindado.

Para dar um exemplo, realizamos uma simulação do valor do seguro de uma BMW 330 i M Sport 2.0 2021, que ficou em R$ 11.442. O perfil utilizado na cotação foi de um homem casado, com 35 anos, residente na cidade de São Paulo.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Quais carros esportivos têm o seguro mais caro? 

Dentre o mercado, alguns carros esportivos são conhecidos por ter o seguro mais caro. 

Entre os mais caros, o Porsche 718 Boxster e o Volvo XC60 aparecem frequentemente entre as primeiras posições. 

Alguns dos carros mais procurados, a BMW 330i M Sport, Mercedes AMG-GT e Volvo XC40 também podem ter seguros um pouco mais elevados. Mas de novo, tudo depende de informações de cada veículo e também de seu condutor, assim como da escolha de coberturas. É importante consultar a média do valor do seguro de carros de luxo mais vendidos para se basear.

Sempre procure uma corretora de confiança para obter todos os esclarecimentos.

Benefícios ao contratar esse seguro 

Esse tipo de seguro vale a pena e é essencial para garantir maior tranquilidade no uso do carro de luxo. Dependendo do que for escolhido, ele cobre até mesmo a estética.

Em geral, as coberturas são roubo, incêndio, explosão, danos elétricos, danos a terceiros e as opcionais, como vidros e teto solar.

Mas é possível contratar assistência para lidar com burocracias, o que pode ser muito útil para quem tem tempo escasso e precisa do maior apoio possível para resolver problemas.
A cobertura de detailing é a que, no entanto, se responsabiliza pelos detalhes do carro. A seguir explicamos melhor:

Detailing

A cobertura de estética, que costuma ter também franquia, é chamada detailing. Para quem gosta de ter tudo muito bem cuidado, a estética automotiva pode atender as expectativas.

Polimento, higienização interna, lavagem a vapor, com maior delicadeza, em locais inclusive como bancos, podem estar inclusos.

Coberturas diferenciadas

Guincho 24h sem limite de quilometragem, consultoria mecânica e proteção contra roubo de objetos também podem fazer parte do contrato.

É o exemplo de um notebook, deixado no interior do veículo. Caso seja muito visado para roubo, é provável que esse tipo de carro, se sofrer sinistro assim, acabe significando também maior prejuízo em razão do que possa estar carregando.

Por isso, o melhor é verificar: 

  • qual a necessidade de cada cliente; 
  • sua rotina; 
  • o uso que faz de seu veículo;
  • todo o contexto para escolher o melhor seguro, a melhor cobertura e a melhor seguradora para atender a cada um.

 

Este conteúdo te ajudou a entender o que está envolvido no preço de seguros de carros de luxo esportivos? Que tal aproveitar e começar a cotar agora?

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *