Veja os serviços oferecidos pelo Detran

Se você é um aspirante a motorista ou já é um condutor habilitado, certamente precisará passar pelo Detran. Seja para fazer uma consulta sobre multas, regularizar a sua CNH suspensa ou cassada ou ainda realizar a transferência de veículo, é ao Departamento de Trânsito do seu estado que você precisará recorrer. Por isso, separamos quais são os principais serviços oferecidos pelo Detran.

serviços oferecidos pelo Detran
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão executivo responsável pela fiscalização de trânsito presente nos estados brasileiros. Além disso, o órgão determina as normas para a formação e fiscalização de condutores, bem como as avaliações, como o teste psicotécnico, para a conquista da primeira habilitação, renovação da CNH, entre outros.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, além de se preocupar com as regulamentações do Detran, quem é proprietário de um veículo precisa ficar atento à segurança. Por isso, a contratação do seguro auto também é uma prioridade.

Com o seguro auto você recebe indenização em caso de roubo ou furto do veículo, por exemplo. Sobretudo, conta com auxílio nos momentos de maior necessidade, como o assistência 24 horas e carro reserva.

Para garantir sua tranquilidade, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com 13 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora confira quais são os serviços oferecidos pelo Detran.  

Principais serviços oferecidos pelo Detran

Entre os serviços do Detran, a maior é de três segmentos: os relacionados à CNH, ao veículo e às infrações. Confira quais são os principais de cada um desses grupos.

Serviços oferecidos pelo Detran relacionados à CNH

CNH foto Veja os serviços oferecidos pelo Detran

Boa parte dos serviços oferecidos pelo Detran certamente são relacionados à carteira de habilitação. Contudo há outras opções que poderão ser vistas abaixo, dividida em dois tópicos. Confira:

  • Renovação de CNH. De acordo com a legislação brasileira atual, a cada cinco anos, o condutor precisa passar por este processo para demonstrar que pode continuar habilitado. Quando este período está a menos de 30 dias de se encerrar, é necessário solicitar a renovação. Isso pode ser feito em um posto do Detran do estado do condutor.  
  • Emissão da primeira habilitação. Para quem está em busca da sua primeira habilitação, o Detran também é o local a ser procurado. Ele disponibiliza agendamento de provas, consulta de aulas teóricas e acompanhamento do processo, entre outras possibilidades.
  • Consulta de pontos da CNH. Por meio do Detran, o condutor também consegue consultar quantos pontos constam em sua CNH, decorrentes de eventuais infrações que tenha cometido.
  • Certidões e autenticidade da CNH. Entre os serviços oferecidos pelo Detran, também estão as emissões de certidões e a consulta de autenticidade de uma CNH.
  • Segunda via da CNH. Em caso de perda, furto ou roubo da CNH, o motorista pode solicitar a segunda via do documento pelo Detran.
  • Emissão da CNH digital. Embora não seja um documento obrigatório, se o condutor desejar solicitar sua CNH digital, deve fazê-lo por meio do Detran de seu estado.

Outras possibilidades de serviços para CNH no Detran

  • Habilitação para outro tipo de veículo. Caso o motorista já tenha habilitação para um tipo de veículo, mas queira dirigir outros, é no Detran que ele deve fazer a solicitação e iniciar o processo.
  • Transferência, atualização e consulta de endereço. Se houver necessidade de consultar, atualizar ou transferir o endereço atual do motorista, é preciso procurar o Detran.
  • Suspensão e cassação da CNH. Quem estiver com a habilitação suspensa ou cassada, deve procurar o Detran para iniciar o processo de regularização.
  • Alteração de dados que constam na CNH. Para eventuais mudanças de informações que constam na CNH, como nome, sobrenome, data de nascimento ou número do documento, o condutor deve procurar o Detran.
  • CNH para pessoas com doença grave ou deficiência. O Detran possui serviços específicos para emissão da primeira habilitação e renovação da CNH para pessoas com doença grave ou deficiência.
  • Dirigir no exterior e CNH para habilitados fora do país. Se uma pessoa habilitada no Brasil pretende dirigir no exterior deve solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran. Se alguém habilitado em outro país deseja ter a CNH, também precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito.

 

Serviços oferecidos pelo Detran relacionados aos veículos

documento cnh 3 Veja os serviços oferecidos pelo Detran

Entre os serviços oferecidos pelo Detran, estão a emissão e fiscalização de documentos relacionados a automóveis. Também é possível pagar taxas. Confira:

 

  • Meios para pagamento de IPVA. O Detran realiza a emissão de ficha de arrecadação, de compensação ou de boleto para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA).
  • Licenciamento anual. É por meio do Detran que se obtém, a cada ano, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Em caso de necessidade, o proprietário do automóvel também pode solicitar a segunda via do documento.
  • Transferência de propriedade. Quando comprar um veículo de outra pessoa, o novo proprietário deve solicitar a transferência de propriedade por meio do Detran.
  • Transferência de localidade. Caso o proprietário do veículo se mude para outro município ou estado, deve solicitar a transferência no Detran.   
  • Emplacamento e registro de veículo zero quilômetro. O Detran é responsável pelo processo de emplacamento e registro do automóvel novo.
  • Inclusão ou exclusão de gravame do CRV. No Detran, é feita a inclusão do gravame no Certificado de Registro do Veículo (CRV) para automóveis financiados, bem como a emissão de um novo CRV sem o gravame para veículos quitados.  
  • Consultas sobre o veículo. Um dos serviços oferecidos pelo Detran é a consulta sobre a situação de  veículos, como o endereço de registro, último licenciamento, débitos, entre outros.

 

Serviços que são oferecidos pelo Detran relacionados às infrações

serviços oferecidos pelo Detran

O motorista também conta com diversos serviços oferecidos pelo Detran quando o assunto são infrações de trânsito. Veja os principais:

  • Liberação de veículo ou documento apreendido. Caso o motorista tenha tido o seu automóvel ou o CRV de seu veículo apreendido por conta de infrações de trânsito, deve solicitar a liberação junto ao Detran.
  • Consulta sobre multas. O motorista pode consultar suas multas, débitos, notificações de autuação e obter informações sobre o pagamento de infrações por meio do Detran de seu estado.
  • Defesa contra multas. Caso o motorista queira apresentar sua defesa contra uma multa tomada, é necessário recorrer ao Detran. Neste caso, é possível fazer a defesa prévia. Há também a possibilidade de presentar recursos ao Jari (1ª instância) e ao Cetran (2ª instância).

 

Outros serviços que podem ser feitos no Detran

Além do que já foi citado anteriormente, o Detran também disponibiliza serviços relacionados à Educação no Trânsito. Ademais, também é possível ver cursos de formação, capacitação e especialização de condutores estão entre eles.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *