1. Home
  2. »
  3. Carro

Como declarar carro ou moto no imposto de renda? Entenda a declaração de veículos no IRPF 2022


Declarar carro no imposto de renda é um passo necessário todos os anos, caso você possua um veículo ou tenha feito transações envolvendo um. O mesmo vale para motos.

Como a declaração do próximo imposto se aproxima, preparamos essas instruções para te ajudar a tirar dúvidas sobre como fazer isso no IR 2022.

Veja a seguir as principais orientações:

Passo a passo sobre como declarar carro no imposto de renda

Para declarar carro no imposto de renda, você precisa seguir algumas etapas, começando por acessar a página em que é feita a declaração.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Em seguida, deverá preencher informações relativas ao veículo, dependendo da situação em que ele se encontra.

1. Acesse a página do IR

A primeira coisa que você deve fazer para declarar carro no imposto de renda é acessar a página do IR. Por lá, haverá a opção de utilizar o e-CAC, um centro virtual de atendimento para quem tem certificado digital ou de baixar o programa da Receita Federal.

Depois de escolher um desses dois caminhos, você deve dar início ao preenchimento da folha do imposto, conforme mostraremos.

2. Preencha a folha

Se você adquiriu um veículo recentemente, deve informar isso na folha. Outra questão importante a esclarecer é se o veículo estiver financiado, como veremos adiante. Caso não tenha comprado ultimamente e permaneça com o mesmo veículo de anos anteriores, registre essa informação no IR.

Passo a passo para o preenchimento

Quando estiver diante dos campos de preenchimento da ficha “Bens e Direitos”, use o código “21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.” para iniciar.

O número do Renavam será pedido, por isso tenha ele em mãos. Você encontra essa informação no certificado de licenciamento ou no de registro do veículo.

Feita essa parte:

    • Procure no campo “Discriminação” locais para informar dados do seu veículo, como ano de fabricação, placa e modelo.
    • Quando o veículo for usado, procure essas informações no documento de transferência.

Se comprou o carro em 2021, informe no campo “Situação em 31/12/2020” o valor zero. Em “Situação em 31/12/2021”, coloque o valor pago, se tiver feito esse pagamento à vista.
Caso tenha financiado, veja os procedimentos informados no último tópico deste artigo.

Passo a passo sobre como declarar moto no imposto de renda

É importante também compreender como declarar motos, já que algumas pessoas possuem carro e moto.

Nesses casos, o procedimento para declarar sua moto no IR é igual ao que foi descrito acima para automóveis, bastando seguir o mesmo passo a passo.

Como declarar carro financiado no imposto de renda?

Para declarar carro no imposto de renda quando ele está financiado você deve:

  • Se dirigir ao mesmo local de acesso, mas no campo “Discriminação”, você deve declarar que o veículo foi financiado.
  • Além disso, precisa inserir informações como as relativas ao ano do carro, modelo, valor total, CPF ou CNPJ do vendedor e o valor de entrada.
  • No entanto, na ficha “Bens e Direitos”, você deverá informar o que pagou somente até o dia 31/12/2021 (soma das prestações mais a entrada).
  • Assim, em “Dívidas e Ônus Reais” não é preciso incluir valor referente ao financiamento. Em “Discriminação”, informe que o automóvel está financiado, os dados sobre ele e a quantidade de parcelas pagas até a data mencionada.

Se tiver dúvidas, procure um contador. Mas é muito relevante ressaltar algo que pode confundir bastante as pessoas no preenchimento. Na hora de inserir dados sobre o valor do veículo ou moto, você deve colocar o valor que pagou à época (ou seja, o valor pelo qual adquirir). Não atualize no IR o valor conforme o mercado atualmente.

Como declarar venda de veículo?

Quem vendeu um veículo em 2022 também deve informar a transação. Para isso faça o seguinte:

  • Vá até a ficha de Bens e Direitos, zerando a posição no campo “Situação em 31/12/2021”.
  • O vendedor deve acrescentar na “Discriminação” o nome e o CPF ou CNPJ do comprador, para que a Receita Federal possa identificar a transação e com quem ela foi realizada.

Se ainda tem dúvidas, preparamos um guia de como declarar venda no Imposto de renda.

Como declarar carro antigo dado como entrada na compra de um novo?

Para declarar um carro antigo no IR será preciso fazer o seguinte processo:

  • Na ficha “Bens e Direitos”, baixe o veículo dado como entrada na compra do outro, informando a operação realizada, data e valor da entrega, nome e CNPJ do comprador. O campo “Situação em 31/12/2021” não deve ser preenchido.
  • Informe a aquisição do novo veículo, criando um novo item de bem indicando a data de compra, o nome e CNPJ do vendedor e as condições de pagamento.
  • No campo “Situação em 31/12/2022”, informe somente o valor da entrada e parcelas pagas em 2022.

 

Como declarar um carro roubado ou com perda total no IR 2022?

Se você está querendo saber como preencher a declaração referente a carro roubado ou com perda total e em situações em que foi indenizado, confira a seguir.

Indenização do seguro no Imposto de Renda 2021

  • Nesse caso, selecione a aba “Bens e Direitos” e na parte de “Discriminação” indique o acontecido com o veículo e o montante recebido pela indenização, se for o caso. Informe também os dados do carro e informações sobre a seguradora.
  • Já o campo “Situação em 31/12/2021” deixe em branco.
  • Além disso, caso o valor da indenização seja superior à quantia paga na compra do veículo, é preciso declarar a diferença em “Rendimentos Isentos e Não tributáveis”. Na linha 2, indique apenas a diferença do valor declarado para o automóvel.
  • E se você adquiriu outro carro no mesmo ano, é preciso declarar isso em “Bens e Direitos”, com o código “21 – Veículo automotor terrestre”. Em “Discriminação”, insira os dados do veículo novo e o valor da indenização com as informações do vendedor. No campo “Situação em 31/12/2021”, coloque o montante pago no carro.

 

Os impostos e os gastos com veículos são dedutíveis no IR?

Não. As despesas com veículos, como os impostos, abastecimentos, manutenções e revisões não são dedutíveis no IR.

Como fazer a declaração o seguro do veículo?

Infelizmente, o pagamento do seguro do seu veículo não tem dedução legal então não há a necessidade de declarar.

Conseguiu entender como declarar carro no imposto de renda carro e moto? Aliás, já tem um seguro para o veículo em 2022? Há muitas vantagens em fazer a cotação de seguro online! Que tal começar a cotar agora?

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile