Em quais situações eu perco a classe de bônus?

A classe de bônus no seguro auto é um desconto proporcionado ao segurado no momento da renovação do seguro. O bônus pode ser acumulado ou perdido, mas isso dependerá se o proprietário do automóvel acionou a seguradora em algum momento. Continue lendo para saber mais.

classe de bônus

Como dissemos, a classe de bônus do seguro pode ser acumulada ou perdida. Isso implica em um valor mais em conta devido ao desconto gerado pelo bônus ou pode fazer com que o proprietário seja cobrado com o custo padrão pela proteção.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Muitos proprietários não possuem conhecimento dessa alternativa. Portanto, acabam tentando conseguir um preço mais em conta no seguro reduzindo as coberturas no plano contratado. Isso pode acabar gerando um grande prejuízo, pois nunca é possível saber quais imprevistos podem acontecer.

Seguro auto

Existem diversos riscos que podem acometer o proprietário do veículo no dia a dia, seja um roubo ou furto ou até mesmo uma colisão com terceiros. O seguro é o único serviço que garante proteção contra essas situações.

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora online de seguro auto do país. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil, para oferecer o plano ideal ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Para pagar mais barato no seguro, é preciso entender como funciona a classe de bônus. Por isso, continue lendo para saber como acumular ou em quais ocasiões elas são perdidas.

Classe de bônus

Como acumular?

classe de bônus - Como acumular?

Como falamos, a classe de bônus é um desconto progressivo proporcionado pelas seguradoras. Assim, fica garantida uma condição melhor no preço ao renovar o seguro. Porém, isso só é concedido para aqueles clientes que não tiverem acionado o seguro dentro do último contrato vigente com a companhia.

Normalmente, as classes de bônus variam de 0 a 10. Iniciando da menor pontuação, a cada ano que o segurado passa sem fazer o uso das coberturas, ele recebe mais um ponto para a próxima renovação. Essa conta é atrelada ao perfil do proprietário, sendo independente de qual seguradora, corretora ou veículo possua.

Em quais situações se perde a classe de bônus?

classe de bônus - Em quais situações se perde a classe de bônus?

Existem diversas situações que podem gerar a perda de classe de bônus no seguro auto. Confira as principais a seguir:

Renovar o seguro com um atraso de 2 a 4 meses

Para agilizar o processo de renovação de um automóvel, as seguradoras impõem essa condição caso haja uma demora muito grande. Portanto, o segurado não pode ultrapassar o prazo de 120 dias para efetivar a renovação. Pois, caso contrário, perderá um ponto quando for contratar o seguro novamente.

Renovar o seguro com atraso de 4 a 6 meses

Essa condição é quase idêntica a passada anteriormente. No entanto, o prazo é maior e a perda também. Desta vez, são perdidas duas classes de bônus. Aliás, se o segurado demorar mais do que seis meses para renovar, as seguradoras irão considerá-lo como novo cliente, reiniciando o processo.

Sinistro de perda parcial ou total

Ao acionar a seguradora para tratar de um sinistro com perda parcial, ou seja, fazer o reparo do carro por conta de uma colisão, por exemplo, é diminuída uma classe de bônus. Da mesma maneira, em casos de perda total, quando os danos ultrapassam 75% ou  o veículo sofre roubo ou furto, é reduzida uma classe de bônus no seguro.

Reparo de terceiros

Primeiramente, vale lembrar que o reparo de terceiros só é possível para aqueles que possuírem esta cobertura contratada em sua apólice. Dessa forma, se o segurado danificar algum automóvel e acionar a seguradora para fazer os reparos, também terá descontada uma classe de bônus.

Seguro para passageiros

A cobertura de assistência para passageiros (seguro APP) também pode causar a redução de uma classe de bônus caso seja usada.

Mudança de categoria do seguro

Por fim, realizar a troca de categoria do seguro também implicará em diminuição na classe de bônus. Ou seja, caso você tenha contratado um plano de cobertura completa e, durante a vigência, decida trocar por uma simples. No entanto, não existe uma regra da quantidade de bônus que é reduzido nesse caso, isso dependerá de cada companhia.

Quando não são perdidas classes de bônus?

Quando não são perdidas classes de bônus?

Pois é, também existem os processos do seguro nos quais o cliente não ganha e nem perde as classes de bônus. Veja abaixo:

Assistência 24 horas

O atendimento durante qualquer momento do dia é um recurso disponível para o uso do segurado. Por não ser considerado um sinistro, seu acionamento não retira nenhuma classe de bônus.

Renovação do seguro em curto prazo

Realizar a renovação do seguro com uma antecedência de pelo menos 30 dias, em algumas seguradoras, garante o ganho de um bônus no seguro. Mas, caso o segurado opte por fechar entre o dia 31 ou 60, não receberá alterações em sua pontuação.

Trocar de seguradora ou corretora

Nós já falamos sobre isso lá em cima, mas vale destacar esse ponto. Os pontos são atrelados ao CPF ou CNPJ do segurado. Dessa forma, é possível que ele faça a troca de seguradora ou corretora tranquilamente, pois as classes de bônus são contabilizadas para o seu seguro.

Pronto, agora você já sabe quando perde ou não sua classe de bônus. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

2 comentários sobre “Em quais situações eu perco a classe de bônus?

  1. Eu tinha bônus 10, troquei de carro 50 dias antes de vencer a apólice e ao fazer o endosso, a seguradora trocou meu bônus para ZERO. Só fui perceber o que fizeram quando fui renovar o seguro e estava sem bônus. Uma lástima!

    1. Oi Rute, tudo bem? Lamento ouvir sobre a situação com a redução do seu bônus de seguro. O bônus no seguroé um desconto acumulado ano a ano, concedido aos motoristas que não registram sinistros ou ocorrências que demandem acionamento do seguro. Normalmente, ao trocar de veículo, esse bônus deveria ser mantido, pois ele está associado ao perfil do motorista, e não especificamente ao veículo. Você fez seu seguro pela Minuto Seguros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *