1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

A importância de renovar o seguro! Não fique sem proteção

Em um país onde um carro é roubado por minuto, a preocupação com a proteção do veículo fica ainda maior. Por este e outros motivos, é essencial ficar atento ao fim da vigência da apólice. Dessa forma, os segurados conseguem renovar o seguro no tempo certo e não ficam expostos aos riscos diários.

renovar o seguro e proteger o carro

Tão importante quanto contratar o seguro auto é renová-lo. Quando o período pelo qual a apólice é válida passa, o automóvel não conta com as coberturas contratadas anteriormente. Por isso, ressaltamos a importância de realizar a renovação, além de mostrar alguns dos principais detalhes sobre este processo.

Para fazer a contratação ou renovação do seu seguro, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do mercado. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com o seu perfil e atenda às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Por que renovar o seguro?

Continuar protegido e evitar prejuízos

Ao contratar um seguro auto, você está protegendo o seu veículo contra diversos riscos que o trânsito apresenta. Seja roubo, furto ou mesmo colisões com outros carros, contar com esse serviço lhe garante tranquilidade e pode evitar enormes prejuízos. Portanto, é de extrema importância renovar o seguro e manter suas coberturas.

Imagine o seguinte cenário: você contratou o seguro que venceria dia 5 de maio, porém, esqueceu-se ou optou por não realizar a renovação. Eis que no dia 7 de maio, o seu carro é furtado. Como sua apólice já estaria expirada, você não teria direito à indenização por parte da seguradora. Se o veículo ainda estivesse sendo financiado, por exemplo, teria que arcar sozinho com os custos de todas as demais parcelas sem ter mais o automóvel.

Além de situações como essa, você poderia precisar da assistência 24 horas por conta de algum problema mecânico com o carro no meio da estrada, ou mesmo por ter tido a bateria descarregada. Sem renovar o seguro, não seria possível acionar esse serviço. Por isso, ficar atento à renovação é de extrema importância. Não vale a pena arriscar e ficar no prejuízo ou desamparado se um imprevisto acontecer.

Aumentar a classe de bônus e ter benefícios

Outra vantagem de renovar o seguro é a possibilidade de aumentar a sua classe de bônus. Esse adicional funciona como uma espécie de premiação para quem não registra nenhum sinistro durante a vigência da apólice. Por exemplo, se você contratou o seguro e não precisou acioná-lo nenhuma vez para ocorrências como batidas, indenizações de perda total ou parcial e roubo ou furto, recebe um bônus, que é um desconto, no ano seguinte.

renovar o seguro dinheiro

Dessa maneira, se não tiver nenhum sinistro, você terá um desconto garantido ao renovar o seguro. Ainda é possível ter um desconto cada vez maior com o passar do tempo, pois a classe de bônus aumenta a cada ano que o segurado passa sem precisar acionar o seguro em situações como as citadas no parágrafo acima.  

É importante destacar que, mesmo se optar por mudar de seguradora na hora da renovação, a sua classe de bônus permanecerá. Isso dá a possibilidade de ainda ter o desconto no valor da nova apólice de seguro.  

Como faço para renovar o seguro?

Para renovar o seguro e não passar um período sem proteção, tenha em mente a data de vigência da apólice. Assim, cerca de 15 dias antes do vencimento, o ideal é iniciar as cotações com as seguradoras. Afinal, o ideal é não precisar correr e, por conta disso, acabar fazendo a renovação de forma não vantajosa.

Com a Minuto Seguros, o processo de renovação é simplificado e sem burocracia. Nós entramos em contato com os clientes que terão o seguro expirado para garantir que não fiquem sem proteção. Além disso, com esse suporte, o segurado não precisa ficar preocupado em acabar perdendo o melhor período para renovar o seguro. Ou seja, é mais conforto, tranquilidade e praticidade nesse momento.

Prazo para a renovação de seguro

Não existe um prazo específico para que a renovação possa ser feita. Como mencionamos anteriormente, assim que a data em que a apólice expira passa, já não há mais cobertura do seguro. Porém, de maneira geral, as seguradoras estipulam um prazo de até 30 dias após o fim da vigência do contrato para que o cliente mantenha a sua classe de bônus. Dessa forma, mesmo que o segurado decida renovar depois que seu seguro já não esteja valendo, ainda pode manter o seu desconto por esse período.

Outra dúvida bastante comum é sobre quando é possível iniciar o processo para renovar o seguro. Geralmente, acontece quando a apólice está a cerca de 15 dias da data de expiração. Assim, você deve se perguntar: por que não fazer a renovação antes? A resposta para essa pergunta está no fato do seguro ser um produto cujo valor varia muito, já que são vários os fatores que influenciam no seu preço. Por isso, é preciso estar mais próximo do término do contrato para que a cotação seja realizada.  

Caso o segurado faça a renovação após o vencimento da apólice, também existe a possibilidade da seguradora solicitar uma nova vistoria. Portanto, para não correr esse risco, o ideal é não esperar o contrato acabar para renovar o seguro. Manter-se protegido, com o seguro renovado, é a atitude mais prudente do motorista.

Valor da renovação de seguro auto

Não existe um valor pré-determinado para quem vai renovar o seguro. Afinal, como trata-se de um produto com diversas variáveis para se chegar ao preço final, não é possível antecipar qual será. Ou seja, se você pagou, por exemplo, R$ 1.700,00 no seu seguro, não significa que voltará a despender o mesmo montante quando fizer a renovação. Além disso, outros fatores, como um possível desconto de acordo com a classe de bônus, podem interferir na cotação.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância de renovar o seguro auto? Mande pra gente por meio dos comentários!  

2 / 2 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *