Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Aprenda a identificar carros sinistrados para não ser enganado na compra

O momento da compra de um carro usado é sempre delicado. As pessoas menos experientes e sem conhecimento em veículos não têm a exata precisão para saber se há carros sinistrados no meio de tantos outros. Não é incomum que esses modelos possam ser vendidos por cerca de 20 ou 30% mais barato, mas, é necessário que o possível comprador esteja ciente, o que, quase nunca acontece.

carros sinistrados

Por isso, aprender a identificar carros sinistrados é fundamental para não ser enganado no momento da compra e adquirir um veículo do jeito que você deseja, mesmo computando o fato dele ser usado.

A primeira dica, e mais importante, é analisar o carro minuciosamente antes de fechar qualquer negociação. Fazer alguns testes e procurar se informar sobre o histórico do carro pode fazer com que você salve um bom dinheiro. O fato do carro ser sinistrado, não necessariamente, é um problema. Às vezes, o conserto é tão bem feito que o resultado final fica imperceptível, mas, como dito anteriormente, isso precisa ser avisado, pois, há casos que o carro fica totalmente remendado e com problemas que são impossíveis de serem arrumados na questão de alinhamento e balanceamento, sem contar as infiltrações e falhas na parte mecânica. Há casos que só pelo carro estar com a coluna torta, as oficinas consideram que ele deu PT, que para quem não conhece é a perda total, quando o carro não tem mais conserto. Mas, o problema para alguns leigos, passa imperceptível. Por isso, a análise antes da compra é essencial.

Com o intuito de ajudar os futuros compradores, reunimos alguns itens, sugestões e dicas para analisar no veículo e evitar a compra de carros sinistrados. O grande problema dessa aquisição está, principalmente, na parte financeira, pois um automóvel sinistrado tem um custo de aquisição bem menor do que um que nunca foi sofreu danos ou, caso tenha sido, foram problemas bem pequenos e que puderam ser arrumados com serviços simples, como o martelinho de ouro ou uma micro pintura automotiva, por exemplo.

E, após comprar o seu carro, o mais importante para assegurar que ele esteja protegido é garantir que ele esteja segurado. Na Minuto Seguros, fazemos cotações com mais de 10 seguradoras altamente qualificadas e montamos um plano de seguro auto de acordo com a sua necessidade e o seu perfil. Faça uma cotação gratuita pelo 0300 773 3000 ou acesse o nosso site, preencha o formulário e receba os valores por e-mail.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Carros sinistrados têm perceptíveis mudanças de textura e irregularidades na lataria

carros sinistrados com consertos

O grande problema dos carros sinistrados em relação a uma nova pintura é que, geralmente, as funilarias não conseguem chegar numa tonalidade idêntica à original do veículo. Além disso, esse lugar que foi repintado não vai estar liso, passa uma impressão um pouco mais opaca, mais áspera, diferente de uma pintura mais brilhante e lisa, como a original. Essa é uma parte relativamente mais simples de ser identificada, por isso, quando for ver o carro, prefira lugares claros e com muita luz, o que ajuda na hora de analisar essas questões.

No que se refere a irregularidades na lataria, dê uma boa olhada na traseira do carro lateralmente. Torça para não encontrar ondulações, pois se achar… alguma coisa vai estar errada e a probabilidade de o carro ser sinistrado é bem grande.

Abra e feche as portas e confira como elas reagem a esse processo. Se notar dificuldades ao fechá-las é um bom indicativo que houve uma batida mais séria na parte lateral do carro.

Além disso, não podemos nos esquecer de mencionar o uso da tradicional massa. Dê pequenas batidas no carro. Se notar algum barulho que não seja da lataria é um grande indicativo que aquele lugar foi preenchido com massa para reparar os danos.

Carros sinistrados com batidas frontais

carros sinistrados com batidas frontais

Neste caso, a análise pode ser mais simples. Carros que sofreram batidas frontais têm grande probabilidade de terem estragado o capô. Abra o capô e verifique se há ferrugem nas soldas. As originais, das concessionárias, não enferrujam. Já as que são feitas em consertos paralelos… Veja, também, se há solda entre o painel e o para-lama. Diferenças em relação às junções é uma prova cabal de que o carro passou por uma colisão frontal.

No local onde os amortecedores ficam fixados também há uma solda de fábrica e que precisa ser analisada. As montadoras não têm o hábito de fazer uma solda perfeita nesses lugares, mas com a pintura, essas soldas costumam ficar lisas. Se notar que está um pouco mais áspero, há um bom indício de carro sinistrado.

Carros sinistrados com batidas traseiras

carros sinistrados batidas na traseira

Essa parte do carro é considerada a mais provável que os funileiros façam milagres na recuperação da batida, mas se tem um lugar que não tem jeito é o local onde o estepe fica localizado. Olhe com muito cuidado, pois são bem perceptíveis os remendos e os amassados que o carro sofreu. Funciona, mais ou menos, como uma folha de papel: se você amassá-la, mesmo que tente voltar para o lugar, ela vai ficar com marcas, assim como na parte que tem o estepe. Sempre retire o pneu para analisar toda a região com cuidado.

Pontos de solda também irão denunciar possíveis batidas. Além disso, o formato de onde a roda é colocada pode fazer uma denúncia grave: não pode estar oval!

Pintura em desacordo com o ano do carro

Por mais que um motorista seja cuidadoso, é impossível que a pintura de um carro do ano 2000 esteja em perfeitas condições. Às vezes, é melhor que ele esteja com um ralado ou um risquinho, pois, você conseguirá identificar a avaria, mas saberá que a pintura é original.

Carros antigos com pinturas muito novas e reluzentes podem ser um bom indicativo que o carro foi repintado para otimizar uma venda. Questione o vendedor sobre a pintura.

Leve o carro até um profissional para ele analisar se o carro é sinistrado

carros sinistrados com batidas laterais

Quem conhece, sabe fazer essa análise sem dificuldade. Se você tem um mecânico ou funileiro de confiança, leve o veículo até ele para uma vistoria detalhada. Profissionais experientes conseguem identificar carros sinistrados com extrema facilidade e você não será enganado.

Se você não conhece nenhum profissional, existem alguns postos que fazem uma vistoria prévia para saber as reais condições dele, tanto mecânica como estética. Pode ser uma saída interessante.

10 Respotas para “Aprenda a identificar carros sinistrados para não ser enganado na compra”

  1. Roberto Patricio

    Apesar de já saber destes prognóstico, é essencial é de sua extrema importância as dicas aqui postadas…parabéns!

    Responder
    • Minuto Seguros

      Muito obrigado pelo seu comentário, Roberto. 😀

      Continue nos acompanhando para saber mais dicas e, se tiver algum tema que queira saber, pode nos sugerir.

      Responder
    • Fabiano

      Se vc tem um carro tirado na concessionária é esse carro leva uma batida vc tem que jogar ele fora se vc arrumar numa oficina boa não tem problema nenhum se o serviço for bem feito pois os carros novos na maioria as peças sã o parafusada. Leilão ministrado tem vender pra pessoa sabendo que foi ministrado sem emģanar ninguém.

      Responder
  2. Jeferson

    Apesar de saber da maioria dessas informações e já ter visto vários carros ficar quase perfeito Parabéns pela informação grande abraço

    Responder
    • Minuto Seguros

      Obrigado pela mensagem, Jeferson. Ficamos muito felizes ao lê-la. Se quiser, nos dê sugestões para fazermos outros conteúdos. 😀

      Responder
  3. Gabriel Cadinelli Ribeiro

    Tive um problema recente com um carro sinistrado que eu comprei pelo valor normal. A maioria das seguradoras não aceita e, quando aceita, o preço do serviço fica absurdo além de cobrir 70% da tabela FIPE somente. Recomendação infalível?! Pague um dos serviços de consulta online. Carchek, checkmeucarro, checkauto, qualquer um desses. Vale mais a pena gastar de R$25 (consulta básica) a R$50 (consulta mais elaborada com datas de serviços de sinistro e leilão) do que ter prejuízo depois. Ahh, no final da história consegui devolver o carro e comprei um mais novo, e sem problema algum!

    Responder
  4. Walney

    É importante procurar segurar a emoção e não se “apaixonar” logo de cara pelo carro usado que estar por querer comprar. Deixe a razão falar mais alto que a emoção, pois a emoção pode levar a não observância nos procedimentos citados neste artigo.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Walney, como vai? Exatamente, a emoção pode tomar conta e importantes fatores como estes citados poderão ser esquecidos no momento da compra.

      Responder
  5. Wemerson_ Rodrigues

    Qual é o serviço de informação que as revendedoras usam para saber se o carro já teve sinistro ou se foi de leilão?? ?

    Responder

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS