Home » Carro » Dicas

Aprenda a trocar o filtro de ar do carro

Você sabia que o filtro de ar é um componente importante para o funcionamento correto do motor do seu carro? Por ser um elemento crucial ao veículo, é preciso saber quando está com problemas e se é hora de trocá-lo. Para ajudá-lo quando esse momento chegar, mostramos ao longo do texto como realizar a substituição dessa peça.

filtro de ar

Além do filtro de ar do motor, existem outros tipos de filtro no veículo, como o filtro de óleo e o de ar condicionado, também conhecido como filtro de cabine. Todos eles são importantes para a segurança de quem ocupa o veículo.

Por falar em segurança, outra importante atitude a se tomar para proteger o seu carro é a contratação do seguro auto. Com ele, você não fica no prejuízo caso passe por imprevistos como roubo, colisão durante o trânsito e outras ocorrências.

Para garantir sua tranquilidade, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Filtro de Ar

O que é e para que serve o filtro de ar?

O filtro de ar é um componente que faz parte do sistema de admissão de ar do motor do veículo. Composto por um tipo de papel diferenciado ou malha de aço, dependendo do modelo, ele tem como função evitar que impurezas sejam aspiradas pelo motor.

Ele é responsável por impedir que partículas que possam prejudicar o funcionamento do motor, como poeira e insetos, entrem na câmara de combustão. Quando está em bom estado, ele permite apenas que o ar “puro” seja aspirado, garantindo assim que os componentes do sistema não sejam danificados.

A recomendação para que seja feita a revisão do filtro de ar é a cada 10 mil quilômetros em média, o que pode mudar de acordo com cada fabricante. O tipo de via por onde o carro roda também influencia. Estradas de terra ou trechos urbanos cuja poluição é alta, podem fazer com que seja necessário verificar o estado do componente antes do previsto.

Possíveis problemas relacionados ao filtro de ar

filtro de ar

Um dos problemas que o filtro de ar pode apresentar com o tempo é ficar saturado de partículas impuras. Quando a peça fica neste estado, ela dificulta a passagem do oxigênio para o motor. Sendo assim, o motor precisa queimar mais combustível para conseguir a energia suficiente que faça o veículo rodar.

Além de aumentar o consumo de combustível, o filtro de ar saturado prejudica o meio ambiente. Isso acontece porque a mistura de ar e combustível não fica com a proporção certa, o que faz com que ela seja queimada de forma incorreta pelo motor. Esse problema faz com que os gases que resultam dessa combustão tornem-se tóxicos. Portanto, eles são emitidos de forma nociva pelo veículo.

Caso o filtro de ar não esteja funcionando corretamente, ele ainda pode causar um problema que pode causar grandes dores de cabeça: deixar que as impurezas entrem para a câmara de combustão. Quando essas partículas passam, elas podem danificar os pistões e os cilindros, o que prejudica o motor. Dessa forma, você precisará gastar uma boa quantia para consertar os estragos.

Sinais de que o filtro de ar não está funcionando corretamente

Como mencionamos anteriormente, é indicado que seja feita uma revisão no filtro de ar a cada 10 mil quilômetros. Porém, mesmo que esse número ainda não tenha sido atingido, é necessário ficar atento aos sinais que o veículo aponta de que o componente possa não estar funcionando corretamente.

Um dos sinais de que talvez seja a hora de trocar ou limpar o filtro de ar, caso ele seja lavável, é quando uma fumaça escura começa a sair do escapamento. Quando há uma emissão desse tipo, é provável que as partículas impuras estejam entrando no motor ao lado do oxigênio.

Você notou que, ao acelerar o seu carro, ele já não responde da mesma forma e aparenta ter perdido potência? Este pode ser outro indicador de que o filtro de ar já não está trabalhando como deveria e precisa receber uma manutenção. Isso acontece por conta da mistura desproporcional de ar e combustível para fazer a combustão no motor.

Como trocar o filtro de ar?

Quando você notar, por meio da revisão ou dos sinais que o veículo deu, que é hora de trocar o filtro de ar, é recomendável que o faça o quanto antes. A boa notícia é que este é um procedimento simples e que você mesmo pode realizá-lo. Por isso, listamos um passo a passo para que você efetue a substituição dessa peça com sucesso.

Confira o passo a passo  

1- Antes de realizar a troca, certifique-se de adquirir o filtro de ar correto. Ele deve ser do mesmo modelo daquele que será substituído. De qualquer maneira, é válido verificar o manual ou fazer uma consulta em uma loja de automóveis, caso tenha dúvida.

2- Com o filtro de ar correto em mãos, estacione o carro em uma superfície plana. Puxe o freio de mão puxado e mantenha o carro desligado.

3- Na sequência, abra o capô e localize onde se encontra o filtro de ar do seu carro. Caso o veículo seja antigo, com carburador, a peça deve ficar sob uma cobertura redonda, constituída de plástico ou metal. Já se o automóvel for novo, com injeção de combustível, o componente deve estar em uma caixa quadrada ou retangular situada entre o motor e a grelha frontal.

4- Uma vez que você localizou o filtro de ar, é hora de remover sua tampa. Para isso, solte a braçadeira que veda a condução do ar. Em seguida, tire os parafusos responsáveis por prender essa tampa. Certos modelos ainda têm porcas, enquanto outros ficam presos som um sistema de liberação rápida. Na sequência, puxe a tampa para fora do condutor de ar e levante-a até que se desprenda da caixa.

Importante: reserve todas as peças que retirar em um local seguro e de fácil acesso.

5- Agora, é hora de retirar o filtro de ar levantando-o de forma simples. Feito isso, limpe a caixa onde ele estava alocado utilizando mangueira de ar comprimido ou mesmo um aspirador de pó. Não se esqueça de fechar a conduta de ar com uma fita adesiva antes da limpeza, para que o motor não receba impurezas.

6- Feita a limpeza, pegue o filtro de ar novo e coloque-o dentro da caixa com o aro de borracha para cima. É importante verificar se todas as bordas estão devidamente seladas pela borda de borracha.

7- Após inserir o novo filtro de ar, é preciso recolocar a tampa da caixa. Para isso, coloque-a com cuidado na conduta de ar e pressione-a para baixo. Lembre-se de apertar os parafusos de volta em seus devidos lugares e certifique-se  que todos os elementos foram recolocados. Vale ainda balançar a caixa de forma delicada para ver se ela está firme.

Ficou com alguma dúvida sobre como trocar o filtro de ar? Mande pra gente por meio dos comentários!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *