Home » Carro » Dicas

Combustível adulterado: seu carro pode estar correndo sérios riscos

Aqui vai algo muito importante para todos os motoristas prestarem atenção: combustível adulterado. Afinal, há uma maneira segura de abastecer o carro e não o prejudicar? Sim, e iremos tratar esse assunto neste texto. Colocar combustível adulterado no seu carro pode fazer com que ele corra sérios riscos, levando até mesmo à fundição do motor, dependendo, é claro, da frequência que você abastecer o carro com gasolina ou álcool de procedência duvidosa.

Combustível adulterado

Achar que está levando vantagem ao abastecer naquele posto mais baratinho é um dos maiores erros que os motoristas podem cometer, afinal, o que ele vai estar colocando dentro do seu carro provavelmente é um combustível adulterado e que vai prejudicar toda a mecânica do veículo. Proteger o seu carro colocando combustível de qualidade é essencial para mantê-lo em perfeitas condições, assim como fazer um seguro para rodar com tranquilidade. Clique no botão para fazer uma cotação online grátis agora mesmo.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, voltando a falar um pouco sobre combustível adulterado, para quem ainda não entende como ele é feito, na verdade, é um processo bem simples: a gasolina ou etanol adulterado contêm uma porcentagem significativa de álcool ou de um solvente por porcentagens acima do que é permitido por lei. Geralmente, esses solventes são produtos químicos com qualidade baixíssima, e vão baratear o combustível.

É bem comum ver notícias de postos com combustível adulterado pipocando com certa frequência, gerando esse mal-estar entre vendedor e consumidor. Parece que a necessidade de abastecer o carro em algum lugar que não seja de sua confiança é motivo para extremo receio e até certo medo, pois os danos causados ao carro podem ser muito graves, conforme já informamos acima.

O uso de combustível adulterado é altamente prejudicial ao carro e pode trazer consequências irreparáveis – ou reparáveis e muito caras. Além de conhecer como o combustível adulterado afeta o seu carro é importante saber o que fazer exatamente assim que descobrir – ou desconfiar – que o seu carro foi abastecido com o combustível adulterado. Prevenir-se contra isso é, a princípio, a melhor dica que podemos passar: busque sempre um posto de confiança e mantenha-se abastecendo o carro nele.

combustível adulterado - postos de gasolina

Tão importante quanto saber que o seu carro pode estar correndo sérios riscos com combustível adulterado é conhecer algumas técnicas para se prevenir e cuidados essenciais ao abastecer o carro. Alguns exemplos disso são: atentar-se ao preço, ter um posto de confiança e só não abastecer lá em casos de urgência e fazer o teste do combustível quando estiver na dúvida. Tudo isso pode ajudar a prevenir o combustível adulterado no seu carro.

Os riscos de usar combustível adulterado 

Se o combustível for ruim ou de baixa qualidade, logo você notará falhas no funcionamento do motor. Dificuldades para ligar ou ficar “engasgando” enquanto anda são apenas alguns desses sintomas. Mas, além disso, há outras questões que afetarão a mecânica do seu carro.

Sistema de injeção eletrônica corroído

O sistema de injeção eletrônica é o que mais sofrerá com o fato de abastecer o seu carro com combustível adulterado. Os solventes que citamos acima, de baixa qualidade, são extremamente corrosivos e isso pode causar a deterioração de alguns componentes importantes da injeção eletrônica, além de afetar a mistura de ar. No final das contas, sem contar os prejuízos com a injeção eletrônica, você estará gastando mais combustível.

E vale ressaltar: se a injeção eletrônica do seu carro não funcionar, o seu carro também não anda. Esse tipo de conserto só é realizado em oficinas especializadas e um reparo na injeção eletrônica não sai por menos de R$1.500. Pagar um pouco a mais por um combustível de melhor qualidade não parece má ideia agora, né?

Sistema de alimentação fica comprometido com combustível adulterado

Como o sistema é composto por uma variedade de peças, fica fácil falar qual sofre mais: os bicos injetores e as velas de ignição, pois são as peças que trabalham diretamente com o combustível.

Se o abastecimento com combustível adulterado for recorrente, com o passar do tempo outras peças, como a sonda lambda e o catalisador, também irão apresentar problemas.

Bomba de combustível entupida

Combustível adulterado geralmente produz muito mais resíduos que podem entupir a bomba. Desse modo, a ignição fica mais propensa a falhar, o que faz com que você tenha que dar a partida do carro mais vezes. Para fazer o reparo na bomba de combustível, você deve gastar algo em torno de R$300. E tudo por culpa do combustível adulterado.

O carro perde potência com o combustível adulterado

combustível adulterado - motor

Os solventes de baixa qualidade fazem com o que o motor fique mais fraco e não renda o que é esperado dele. Com isso, você é obrigado a acelerar mais o carro e gastar mais combustível, ou seja, o consumo vai ser maior e o motor estará sendo prejudicado pelo combustível adulterado.

Ar mais poluído com o combustível adulterado

Como produz mais resíduos, consequentemente o combustível adulterado vai gerar mais poluição. Sem contar que os elementos que saem de uma fumaça de combustível adulterado podem ser considerados cancerígenos. Um perigo que vai muito além de danos do carro.

Peças ficam ressecadas com mais rapidez por conta do combustível

Como os solventes não são bons, é muito mais propenso que as peças do motor e do sistema de alimentação que são feitas de borracha fiquem ressecadas em um espaço de tempo menor. Mais uma manutenção para fazer por conta do combustível adulterado.

O que fazer quando descobrir que abasteci com combustível adulterado?

Caso descubra que o combustível do seu carro é adulterado, vá direto a um mecânico de confiança para ele lhe auxiliar no processo. O mecânico irá limpar os bicos de injetores de combustível e fazer a substituição de todos os filtros que podem ter sido prejudicadas com esse abastecimento ruim. Essa manutenção vai garantir mais tranquilidade para fazer um novo abastecimento em um posto de confiança.

Você também pode denunciar o posto pelo site do ANP ou no Procon do seu Estado por ter sido lesado na hora do abastecimento. Mas, para isso, é necessário ter a Nota Fiscal e um laudo mecânico de que o combustível está, de fato, adulterado.

Como descobrir combustível adulterado no teste do posto?

É bem fácil e você não precisa ser um químico. No teste realizado no posto para saber se o combustível está adulterado, um recipiente é preenchido com metade de água e metade de combustível.

Feito isso, é necessário que os dois sejam muito bem misturados para que o álcool presente na gasolina passe para a água, formando um composto transparente. Se essa parte transparente apresentar um volume 13% maior do que a de gasolina, o combustível provavelmente passou por algum tipo de adulteração.

4 / 1 voto

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *