Vai viajar de carro? Fique atento à revisão

Viajar de carro realmente é uma experiência marcante para as pessoas. É um daqueles momentos que todos precisam passar ao menos uma vez na vida. No entanto, para que a rota planejada seja proveitosa e não lhe cause problemas durante a viagem, algumas atitudes são fundamentais, como fazer a revisão do carro e tentar manter-se tranquilo sempre.

Vai viajar de carro? Fique atento à revisão

O planejamento da viagem em busca dos destinos ideais é muito importante. No Brasil há diversas rotas maravilhosas para serem feitas de carro, as Serras Gaúchas são exemplos. Antes de pegar a estrada, é importante planejar um roteiro com as melhores opções de rotas e hospedagem, para facilitar seu objetivo de viajar de carro.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além disso, as despesas precisam ser levadas em consideração, pois há bastante maneiras de economizar na hora de viajar de carro. Mas para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto, é importante que o automóvel esteja revisado e com as manutenções em dia.

Além desses fatores de suma importância que já foram citados, garantir o seguro auto é outra maneira essencial de se precaver contra diversos fatos que podem acontecer e transformar o plano de viajar de carro em uma história dramática. Imagina ter uma pane elétrica durante a rota, no meio da estrada e não ter um seguro para socorrer em caso de necessidade?

viajar de carro

Entre as coberturas que um seguro pode oferecer, temos a assistência 24 horas que oferece guincho para socorrer nos imprevistos, além de outros serviços como a troca de pneus.

O seguro auto ainda te protege contra danos da natureza, roubo, furto, batidas e todos os tipos de sinistros que possam acontecer durante uma viagem de carro. Por isso, faça o seu agora mesmo! Cote com a Minuto Seguros, maior corretora online de seguro auto do país, e vá viajar de carro tranquilamente, sabendo que há cobertura e segurança em todos os pontos do seu roteiro.

Clique no botão para cotar e preencher o formulário. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores. Eles irão explicar detalhadamente cada cobertura, além de entender as suas necessidades para o dia a dia.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Se você pretende viajar de carro, há uma lista de itens pré-definidos e bem importantes a serem checados antes de pegar a estrada e cair na diversão. Mesmo para quem segue a rotina de manutenção preventiva e preditiva recomendada pelo fabricante, fazer o check list e viajar com tranquilidade é mais prudente.

Contudo, atente-se a outros pontos importantes: a revisão não deve ser feita na véspera de uma viagem de carro, afinal, caso haja necessidade de substituir alguma peça, pode ser que seja improvável fazer isso de um dia para o outro. A indicação é que a revisão seja feita, pelo menos, com uma semana de antecedência.

Antes de sair para viajar de carro, cheque as rodas e pneus

viajar de carro - Antes de sair para viajar de carro, cheque as rodas e pneus

Se a roda for tradicional, de ferro, procure amassados que possam prejudicar a estabilidade do carro. Uma dica que pode ajudar nessa análise é que se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os outros é bem provável que esta roda esteja amassada, pois está permitindo que o ar saia por conta desse dano.

E a verificação não acaba por aí! Viajar de carro tranquilamente exige atenção a detalhes como a análise da calibragem, estado de conservação, se está careca ou não, tempo de vida que ele está rodando… todas essas informações são relevantes.

Carro precisa estar alinhado e balanceado

viajar de carro - Carro precisa estar alinhado e balanceado

Antes de viajar de carro, faça o alinhamento e balanceamento do veículo. Essa é uma manutenção extremamente importante, mas que os motoristas acabam deixando de lado. Algo importante a ser levantado sobre essa questão é que os principais sintomas da falta de alinhamento e balanceamento costumam aparecer somente em velocidades altas: vibração no volante é apenas um exemplo de sintoma da falta de manutenção.

Lembre-se de olhar o óleo do motor antes de sair para viajar de carro 

viajar de carro - Lembre-se de olhar o óleo do motor antes de sair para viajar de carro 

Uma manutenção tão simples, mas tão importante. Verificar o óleo do motor ajuda a prevenir diversos problemas com a lubrificação, além de dar mais economia ao seu dinheiro. Quando o motor não está sendo bem lubrificado, ele pode até fundir. E você não que passar pela complicação de fazer um novo motor…

Uma dica para verificar o óleo do motor, é sempre fazer isso quando o carro estiver com o motor frio.

Caso o óleo esteja abaixo do nível indicado, faça a troca imediatamente antes de seguir a viagem de carro, além de observar se não há vazamentos. Se a cor do óleo estiver preta e gelatinosa, é outro indício que a troca é necessária.

Não se esqueça de olhar a água do radiador

viajar de carro - Não se esqueça de olhar a água do radiador

Essa é uma dica importante não somente para quem vai viajar de carro, mas para quem dirige no dia a dia. Já viu aqueles problemas que fazem com que o carro solte uma fumaceira gigantesca sair pelo capô? Então, isso é o carro fervendo devido à falta de água no radiador ou do líquido de arrefecimento. Essa peça que compõe o sistema, mantém o motor frio para que não superaqueça e cause esse problema.

Antes de analisar a água do radiador, garanta-se do tempo que o carro foi desligado, pois a tampa estará bem quente e o líquido pressurizado, podendo causar queimaduras graves. Caso o veículo tenha sido desligado recentemente, espere esfriar um pouco para dar sequência na análise de mais uma etapa importante de manutenção para viajar de carro.

Cheque as luzes antes de viajar de carro

viajar de carro - Cheque as luzes antes de viajar de carro

Principalmente para quem for viajar de carro à noite, verificar as luzes é muito importante. Teste todas as lâmpadas, como os faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Isso garante mais segurança durante o trajeto para o motorista e para as outras pessoas que estiverem na estrada. Sem contar o fato de que, caso seja pego com alguma lâmpada queimada, é considerada uma infração passível de multa.

Caso precise trocar alguma lâmpada por estar queimada, nós ensinamos aqui. É bem simples e não nem leva 5 minutos para realizar o processo completo.

Para viajar de carro, cheque todos os itens importantes

viajar de carro - Para viajar de carro, cheque todos os itens importantes

Antes de viajar de carro, olhe se todas as ferramentas do veículo estão em ordem, principalmente por causa de necessidades durante a rota. Imagine a seguinte situação: um pneu furado no meio da estrada. Você tem um macaco e a chave de roda?

Se o carro der alguma pane, é necessário ter um triângulo para fazer a sinalização e o extintor precisa estar dentro do prazo de validade, caso o carro pegue fogo. Ah! Não se esqueça do pneu de estepe!

Além desses cuidados, outras pequenas ferramentas também podem ser úteis em caso de necessidades, como chaves de fenda, alicates e martelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *